Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

terça-feira, 30 de março de 2010

Gov. Sérgio Cabral fala no DE OLHO NA CIDADE

Aula de Psicologia e Marketing

Hoje, em nossa aula, Luciano, diretor do Plano Boa Viagem, fala sobre a estratégia de vendas de um produto que gera angústia no consumidor: a morte. Mão inversa do nosso cotidiano de Psicologia e Marketing, oferecer produtos que aliviem a tal angústia.

segunda-feira, 29 de março de 2010

A Lua

Minha amada, me chamou para ver a Lua.
Eu disse: os olhos da câmera não captam o esplendor.
Ela disse: os olhos da alma podem ver as Luas nas memórias.
Hoje, mais uma, pintura na minha história.

Aniversario do Vice Governador Pezão

O Fernando Leite ao lado do aniversariante do dia em recente reunião,
o vice governador Luis Fernando Pezão.

domingo, 28 de março de 2010

Pesquisa revela: Governo Cabral tem aprovação de 75% da população




Além de liderar a corrida eleitoral para o Palácio Guanabara, o governador Sérgio Cabral (PMDB) teve a gestão aprovada por 75% da população do Rio. Isso é o que mostra a pesquisa do Instituto Vox Populi, feita entre os dias 20 e 22 de março. O levantamento revelou que mais de 7% dos eleitores consideram o governo dele como ‘ótimo’, 35% como ‘bom’ e 33% como ‘regular positivo’.

O maior percentual de aprovação do governo Cabral foi no interior do Rio, onde 47% da população consideraram a gestão dele como positiva. A região, considerada como o principal campo de atuação do adversário Anthony Garotinho (PR), tem recebido atenção especial do governador, que recentemente, intensificou suas visitas para inaugurações de obras nessas cidades.

O desempenho menos satisfatório de Cabral foi registrado na cidade do Rio, onde seu governo teve 38% de avaliação positiva. Já a região metropolitana foi o local onde ele teve maior reprovação, com 14% de avaliação negativa. Nessa área, 42% dos eleitores consideraram seu governo como ‘ótimo’.

A pesquisa de popularidade deixou o presidente regional do PMDB, Jorge Picciani, entusiasmado. Ele acredita que os números reflitam as iniciativas de Cabral no governo.

sábado, 27 de março de 2010

Macaé assina convênio e se torna o primeiro município da região a fazer parte do Programa Rio-Estado da Bicicleta



Macaé acaba de se tornar o primeiro município da Região Norte Fluminense a ser contemplado pelo programa Rio-Estado da Bicicleta. A solenidade foi feita na tarde desta sexta-feira, dia 26 de março, na sede da Secretaria Estadual de Transportes, no Rio de Janeiro. Depois de presenteado com uma bicicleta elétrica, que simbolizou a entrada e boa recepção do programa em Macaé, o Secretário de Mobilidade Urbana do município, Jorge Siqueira, e o Secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, assinaram o protocolo de intenções, documento que oficializa o convênio entre a Secretária de Mobilidade Urbana de Macaé e o Estado, para a implantação do Programa Rio - Estado da Bicicleta na cidade.

De acordo com o Secretário Julio Lopes, o Rio-Estado da Bicicleta funciona como um disseminador da cultura do uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, ecológico e de integração. “O nosso esforço é para mostrar a população que esse é um meio saudável que deve ser incorporado no sistema de transporte de todo o Estado, para que a população tenha uma melhor qualidade de vida”, afirmou Julio Lopes.

O convênio prevê a prestação de serviços técnicos especializados, realizado por uma equipe do Programa Rio-Estado da Bicicleta, que elaboram e doutrinam na cidade um plano de conscientização e mobilização popular, projetam a implantação de ciclovias, ciclo-faixas, além de instalarem bicicletários em locais de integração de transporte urbano, como pontos de ônibus e rodoviárias, e também junto aos estabelecimentos comerciais e de maior fluxo de pessoas.

- Com a implantação do projeto haverá um salto na melhoria de vida da população e de Macaé, com as vias públicas menos congestionadas. Com certeza a entrada do programa Rio–Estado da Bicicleta no município trará muito mais benefícios a todos. – afirmou o secretário de Mobilidade Urbana de Macaé, Jorge Siqueira.

A cultura do uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, ecológico e de integração é um hábito antigo em vários países da Europa, como França, Holanda, Alemanha, Espanha e Dinamarca, entre outros. E no Brasil, já existem exemplos bem sucedidos como o da cidade de Sorocaba, em São Paulo, onde a estrutura de trânsito do município é cortada por uma ciclovia de 50 km de extensão.


O projeto já está foi implantado em várias cidade do estado como Teresópolis, São João de Meriti, São Fidélis, Paty do Alferes, Barra do Piraí, Resende, Vassouras, Cachoeiras de Macacu e já existem acordos para Barra Mansa, Japeri, Engenheiro Pedreira, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Bia na revista RUNNER'S deste mês

Uma foto que eu tirei no dia 20 de fevereiro amanhecendo o dia na BR 356.

SÃO JOÃO DA BARRA ESTÁ NO SITE DAS 100 CIDADES


São João da Barra já está integrada à Campanha Urbana Mundial: Iniciativa das 100 Cidades, promovida pela ONU-Habitat, lançada durante o maior evento de urbanismo do planeta, o V Fórum Urbano Mundial, que aconteceu na Zona Portuária do Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 26 de março. No site da Campanha, no endereço www.100citiesinitiative.org, estão inseridos dados técnicos do Município e alguns projetos que vêm sendo realizados pela atual gestão. Ao mesmo tempo, um banner no site da Prefeitura de São João da Barra (www.sjb.rj.gov.br) leva ao sítio da campanha mundial.
O objetivo do site é mapear as informações de cada uma das cidades envolvidas, permitindo o intercâmbio entre os governantes e os cidadãos, a fim de propor soluções para problemas comuns vividos nas aglomerações urbanas. A iniciativa foi baseada em um estudo da ONU de projeta para 2025 a população mundial das cidades em 4,3 bilhões de pessoas (expectativa de 70% da população global) e o surgimento de pelo menos sete novas magalópoles. Com isso a ONU-Habitat - organismo das Nações Unidas voltada aos assentamentos humanos, pretende contribuir na formulação de políticas públicas que possam mitigar os efeitos do crescimento acelerado.
Durante o Fórum Mundial, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, demonstrou a preocupação com o crescimento populacional acelerado, expectativa gerada a partir da construção do Complexo Portuário do Açu. Em várias conversas, Carla destacou a necessidade de um planejamento urbano que contemple as necessidades daqueles que já residem em São João da Barra e dos que virão a residir. Em um dos encontros, com Angus McGovern e Jake Rollnick, ambos do Pressgroup, empresa parceira da ONU-Habitat no desenvolvimento do site, ressaltou a importância da troca de informações com outras cidades que passaram, ou que estejam vivendo uma situação semelhante.
No encontro com os executivos do Pressgroup, apontado como um dos maiores grupos de mídia da Europa, a prefeita de São João da Barra acertou detalhes sobre a remessa de documentos e informações para o abastecimento da página de São João da Barra no site da Campanha. A proposta do Pressgroup é estabelecer protocolos de cooperação e troca de informações técnicas, a fim de estreitar as relações com demais 24 cidades participantes da primeira etapa da Campanha.
A expectativa de McGovern e Rollnick é que dentro de 12 meses, quando estiver às vésperas da primeira cúpula das “100 Cidades”, em Alicante, na Espanha, o site esteja completamente abastecido de informações. A ideia é a partir daí, haver o intercâmbio de informações, com apresentação e análise dos principais problemas e deficiências de cada uma das cidades: “quando tivermos todas essas informações em nosso banco de dados, poderemos ajudar a encontrar as soluções em conjunto. Se cada uma das cidades nos disser quais as suas dificuldades acredito que será mais fácil”, defendeu McGovern.
Ele acredita que mesmo não estando completo, o site demonstra sua utilidade desde já: “é uma constante troca de informações e atualização de conhecimento”, destaca. Na própria apresentação feita pela prefeita de São João da Barra, a prefeita de Alicante, Sonia Castedo, se interessou pela passarela de acessibilidade, a primeira do Brasil, construída na praia de Grussaí, em São João da Barra. O modelo, que já foi copiado na cidade do Rio de Janeiro e ganhou projeção após aparecer em uma novela, poderá ser reproduzido na cidade espanhola.
McGovern usou este como um exemplo sobre a importância na troca de informações. Ele cita a questão como “aparentemente simples”, mas com interferência na vida de milhares de pessoas em todo o mundo. “As pessoas não precisam se locomover? Todos não temos direito ao acesso universal, inclusive à praia?”, indaga. Na opinião de Angus McGovern, essa é uma prova de como as cidades podem encontrar soluções simples e menos onerosas para resolver problemas comuns.
PARTICIPAÇÃO – Qualquer cidadão pode fazer parte da “Campanha Iniciativa das 100 Cidades”. No site há possibilidade de fazer um cadastro simples, fornecendo alguns dados pessoais, como nome, endereço, telefone e e-mail. Além disso, cada um poderá contar sua história pessoal, já que um dos objetivos da Campanha é contar a história das cidades por meio dos seus integrantes e famílias.

Aniversário do Dep. Jorge Picianni


O talentoso Deputado Jorge Picianni, presidente da assembléia, fez aniversário ontem, mas irá comemorar amanhã junto com os seus três filhos: Leonardo, Felipe e Raphael em sua propriedade. Na verdade seão dois aniversários, ou outro é o da sua neta.
Jorge Picianni é também pré candidato ao senado e tem em Campos dos Goytacazes dois grandes aliados que militam na área de comunicação.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Grupo 01 Metodologia - Ética em Pesquisas

Sérgio Cabral X Emenda Ibsen


Algumas pessoas em Campos teimam em afirmar que o Governador Sérgio Cabral não esteve empenhado na luta contra a emenda Ibsen. Veja os comentários de Fernando Leite quando provocado por João Oliveira (eu) hoje pela manhã. Acho que isso põem um fim nessa história.

terça-feira, 23 de março de 2010

Julio Lopes inaugura o primeiro corredor expresso de ônibus do Estado



O secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes inaugurou no último dia 20 de março o primeiro corredor expresso para ônibus do Estado do Rio. O Corredor Viário Metropolitano da Alameda São Boaventura, no Fonseca, e Avenida Feliciano Sodré, no Centro, cria um novo modelo de mobilidade no município, garantindo acessibilidade total aos portadores de necessidades especiais.
As intervenções contemplam ainda outras ruas importantes para o fluxo do trânsito na região central de Niterói, como Feliciano Sodré, Saldanha Marinho e Praça Renascença. As vias foram equipadas com um moderno sistema de sinalização, nova iluminação, recapeamento e ampliações de pistas.
O corredor expresso conta com seis quilômetros de extensão e a principal novidade fica por conta dos cuidados que foram tomados para garantir o padrão de mobilidade para portadores de necessidades especiais, como deficientes visuais e cadeirantes.
Na Alameda São Boaventura, a principal intervenção foram as seis plataformas de embarque e desembarque para ônibus, construídas sobre o canal Dona Vicenza, que corta os 3,5 km da via.
Agora, para atravessar a Alameda, a Feliciano Sodré e a Saldanha Marinho com segurança, os deficientes visuais só precisarão acionar as botoeiras sonoras presas aos postes dos semáforos. Esses equipamentos emitirão um som alertando sobre o tempo que resta para a travessia. Todos os cruzamentos ganharam rampas para cadeirantes e faixas com pisos táteis.
O secretário Julio Lopes lembrou que o Corredor Metropolitano facilitará a reorganização do trânsito de Niterói e servirá de exemplo para outras obras viárias no Estado.
– Com o novo sistema, os ônibus só poderão circular pela pista junto ao canal, que será segregada das demais faixas por tachões. As estações substituirão os pontos de ônibus distribuídos pela avenida. Cada baia tem capacidade para seis ônibus ao mesmo tempo. Tudo isso proporcionará maior fluidez do trânsito na via – ressalta o secretário.
Além da Alameda e da Feliciano Sodré, o novo complexo viário também contou com importantes intervenções nas ruas Saldanha Marinho, Manuel Pacheco, Washington Luiz e Praça Renascença. Toda essa área recebeu nova sinalização semafórica. O novo sistema contempla 28 travessias, sendo 16 na Alameda São Boaventura, seis na Avenida Feliciano Sodré e seis na Rua Saldanha Marinho. O controle dos novos semáforos – 89 ao todo - será feito por meio de um sistema digital de monitoramento eletrônico, que permite sincronizar os fluxos das estações e da Alameda. As vias receberam ainda novas placas de trânsito e sinalização horizontal. As ruas beneficiadas ganharam novos postes de luz, tiveram o meio-fio recuperado e ganharam asfalto novo. Em média, circulam pela via 250 mil passageiros em 50 mil automóveis por dia. Vinte e quatro linhas de ônibus municipais e 107 intermunicipais usarão o sistema.
A Alameda São Boaventura também passou por uma revitalização paisagística. Ao longo das obras, a Secretaria de Meio Ambiente de Niterói e a Secretaria Estadual de Transportes desenvolveram um amplo Plano de Compensação Ambiental, que contou com o plantio de 377 só na via principal e mais de oito mil mudas em diversas ruas do entorno e outros pontos da cidade.
O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, também participou da inauguração. Estiveram presentes deputados estaduais e federais, além de secretários do Estado e do município, vereadores e representantes de cidades vizinhas.
Foto: Fábio Ferreira

segunda-feira, 22 de março de 2010

A Luta da ADUENF NA UENF

A universidade se tornou o principal foco de esclarecimento e progresso das sociedades ao longo dos séculos. Nos países ricos, o circuito sociedade-universidade-produção se mostrou a mola mestra do desenvolvimento. Nos países remediados, como o nosso, tal circuito ainda sofre os constrangimentos de um Estado bacharelesco e um empresariado sem apetite para investimentos em C&T. Ao lado disso, não se conhece país pobre que tenha se desenvolvido exclusivamente por causa do petróleo. Ao contrário, é comum vermos países produtores afundarem em guerras e conflitos sem serem capazes de construírem uma base moderna de pesquisa e produção.
A nossa campanha de aumento salarial visa repor perdas inflacionárias, superar a defasafem média em face das universidades federais, reverter o quadro da baixa atratividade dos nossos salários iniciais, mas também colocar as coisas em seu devido lugar. Olhando-se a remuneração média do setor público, o que se percebe é que a educação, declarada como prioritária nas eleições, se transforma em quase nada durante os governos ao passo que as carreiras burocráticas se transformam em quase tudo, não obstante nosso sistema administrativo seja quase nada em matéria de eficiência.
É preciso reverter esse quadro, pois somos nós que formamos os quadros mais qualificados do país. A hipotética "escassez de recursos" por causa da redistribuição dos royalties é apenas a nova justificativa para uma velha tendência: a de sonegar investimentos em setores de longa maturação, que não geram impacto eleitoral imediato nem oportunidades para os famosos "caixas de campanha".
Quando dizemos 82% de reposição salarial, na verdade, estamos clamando por um giro de 180 graus na direção das nossas prioridades públicas. Em outros termos, lutamos por nossos salários também como um modo de inverter a lógica dominante e passar a tratar o investimento público em educação e inovação como prioritários em relação aos supergastos com juros, com a burocracia ineficiente e com a corrupção.
Texto distribuído pela ADUENF

domingo, 21 de março de 2010

Um dia na Bacia de Campos

Um(a) certo(a) prefeito(a) da Bacia Petrolífera de Campos está passeando pelas obras do porto do Açú, em São João da Barra. Numa casa velha ele(a) vê uma estátua de um rato em bronze em tamanho natural sendo vendida. A estátua é realmente muito bonita e ele(a) resolve comprá-la.
- Quanto é? - pergunta ele(a) ao vendedor.
- R$ 120,00 pela estátua, e R$ 1.000,00 pela história dela - responde o vendedor.

- Vou levar a estátua - diz o prefeito(a) - mas não quero essa história cara.
Ele(a) sai da casa humilde com a estátua do rato debaixo do braço. Ao atravessar a rua, dois ratos saem de um monte de lixo e o seguem. Mais adiante, saem mais ratos de outros locais que vão se juntando e formando uma multidão. Ao olhar para trás, e vendo esta horda, o prefeito(a) se desespera e começa a correr. Mas todos os ratos correm atrás. Ele(a) então vai até a ponte do cais, corre até o final, e arremessa a estátua o mais longe possível para dentro do mar. E todos os ratos pulam para dentro do mar, afogando-se. Ainda tremendo com o susto, ele(a) volta para a casa do vendedor.
- Ah! O senhor(a) veio para comprar a história - diz o homem.
- Não! De jeito nenhum... - responde o prefeito(a) - Eu queria saber se o senhor tem a estátua de um certo Deputado Gaúcho.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Pezão minimiza declaração de Lula e alfineta Rosinha




A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que alegou “deixar por conta do Congresso” a questão dos royalties, não deixou o vice-governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, preocupado. Ele comentou agora que “Lula cumpriu tudo o que foi acordado com o governador Sérgio Cabral e que no momento o assunto deve ficar mesmo por conta do Congresso. Ele também disse que quando chegar o momento de vetar, isso será estudado”, disse Pezão,

O vice-governador também comentou sobre a irritação da prefeita Rosinha Garotinho (PMDB), que saiu do evento reclamando por não ter tido a oportunidade de discursar. “Estou em Brasília e vejo de perto a repercussão positiva que o evento teve. Quem está reclamando é porque não viu o que realmente aconteceu. Nossa festa teve a cara do Rio e está ajudando a defender o Estado”, afirmou.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Curso de Hipnose Clínica em Copacabana


CURSO PRESENCIAL EM COPACABANA CLIQUE AQUI


Saiba mais sobre o que é um hipnoterapeuta

O hipnoterapeuta é um profissional que realiza uma terapia psicológica e aconselhamento onde procura tratar diversos tipos de transtornos emocionais e psicológicos, além de muitos hábitos e sentimentos ​​indesejáveis.

Assim, o objetivo deste profissional é procurar ajudar seus clientes no processo de encontro de alternativas que sejam significativas em relação as suas atuais formas de pensar, sentir e agir.
Além disso, o hipnoterapeuta também procura ajudar diversos clientes a aceitarem mais a si mesmos e os outros, sendo este um grande efeito quanto ao desenvolvimento pessoal, pois é possível atingir a libertação do potencial interior.

Com isso, diferente de muitas outras terapias psicológicas, o tratamento de hipnoterapia é avaliado como uma abordagem em curto prazo em que a mudança pode trazer muitos benefícios com um número relativamente pequeno de sessões.

Normalmente, na prática, a maioria dos hipnoterapeutas irá procurar fazer uma combinação de procedimentos hipnóticos, como o aconselhamento apropriado e outras técnicas terapêuticas. E mesmo que ocorra qualquer dúvida sobre a combinação de habilidades que serão utilizadas, o terapeuta deve ser requerido para possa fazer uma explicação da metodologia que está preferindo.
Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre quem pode ser hipnotizado, e a resposta é praticamente todos. Entretanto, é importante fazer uma observação de que alguns são mais facilmente hipnotizáveis ​​do que outros, além de depender também de uma disposição para ser hipnotizado naquele momento.

Além disso, esta vontade própria irá depender de diversos fatores, além da confiança no terapeuta em questão. Assim, entender qual é o nível de transe deve ser necessário na intenção de conseguir alcançar um resultado benéfico, mesmo que ainda haja alguma discordância, pois as maiorias dos estudiosos concordam que o nível ou a profundidade do transe obtido não possui nenhum relacionamento com os resultados benéficos que podem ser obtidos.

Dessa forma, a hipnoterapia pode ser considerada como extraordinária e eficaz. Mas, é necessário que as técnicas corretas estejam sempre presentes, pois se você estiver no momento certo e com um profissional adequado, então todos as suas metas poderão ser alcançadas.

Assim, considerando que a hipnoterapia pode ser utilizada para poder ter um acesso ao potencial interno de uma pessoa, então a maioria das pessoas que realizam o tratamento com um hipnoterapeuta podem se beneficiar. Entretanto, não irá depender apenas do potencial ou se a hipnoterapia está bem posicionada, mas também de recursos internos da pessoa para que se tenha uma mudança benéfica.

Assim, pode-se dizer que a capacidade de cura natural do próprio corpo pode ser estimulada pela hipnoterapia, e consequentemente, os diversos problemas que podem ser passíveis de hipnoterapia são muitos e variados incluindo problemas, como o stress, ansiedade, pânico, fobias, hábitos e vícios indesejáveis, perturbações de sono, falta de confiança e baixa autoestima, medo de ter comunicação em público, alergias e doenças de pele, enxaqueca e síndrome do intestino irritável, entre muitos outros problemas.

É importante salientar também que a hipnoterapia vai além da Medicina, podendo ser muito usada na área de Odontologia, Psicologia, na Fisioterapia, na Enfermagem e outras profissões de saúde.
Assim, o hipnoterapeuta pode ser extremamente útil quando coloca em prática métodos que podem auxiliar em vários pontos da vida das pessoas, incluindo a saúde mental e emocional, um melhor bem-estar físico, o trabalho no desenvolvimento espiritual, na criatividade, na motivação, nas preocupações de negócios, na realização dos mais diversos objetivos, e muitos outros pontos que pode ser positivos.


Veja mais em:

Curso de Hipnose Presencial

Curso de Hipnose Online

Atendimento com Hipnose em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Vamos todos para a manifestação no Rio!

terça-feira, 16 de março de 2010

Julio Lopes apresenta os avanços na estrutura metroferroviária do Estado

A implantação do trem de alta velocidade e a ampliação da malha metroferroviária no estado do Rio de Janeiro foram temas da abertura do VIII Seminário Nacional Metroferroviário, nesta quinta-feira (11.03), no Hotel Everest, em Ipanema. O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, participou de dois painéis, e falou sobre a extensão do metrô até a Barra da Tijuca e sobre a viabilização do TAV, que ligará o Rio a São Paulo.

- Depois de décadas sofrendo com falta de investimentos, o estado do Rio está avançando no que diz respeito a viabilização de projetos que prezem pela reestruturação do transporte de massa, principalmente o metroferroviário. Acabamos de comprar 30 novos trens para circular nos ramais operados pela SuperVia, o metrô também receberá 114 novos carros a partir do início de 2011. Estes e muitos outros investimentos, impulsionados pela realização da Copa e das Olimpíadas, somados à chegada do trem de alta velocidade serão responsáveis pelo surgimento de um novo paradigma no que diz respeito à mobilidade em nosso estado – explicou o secretário Julio Lopes.

Durante o evento, as atenções se voltaram para o projeto de implantação do TAV e para a construção da Linha 4 do metrô, que terá sua pedra fundamental lançada no próximo dia 20 de março. A nova linha de metrô deverá estar concluída antes das Olimpíadas de 2016, e beneficiará diretamente, mais de 800 mil pessoas, passando por seis estações ao longo de Ipanema, Leblon, Gávea, São Conrado e Barra.

O projeto do trem de alta velocidade foi apresentado pelo diretor da ANTT, Roberto Dias David, que falou sobre os impactos gerados por este meio de transporte. Com a implantação do TAV, o Brasil entra para time de países modernos e tecnologicamente avançados em termos de estrutura de transportes de alta velocidade. A ferrovia terá 510,8 km de extensão, e será muito importante para o intercâmbio entre as duas principais metrópoles do país. Atualmente, sete milhões de pessoas viajam entre Rio de Janeiro e São Paulo, e outras 25 milhões circulam entre as cidades do eixo, somando 33 milhões de passageiros. Segundo as pesquisas desenvolvidas pela ANTT, com a implantação do TAV, 17 milhões de pessoas passariam a utilizar o trem como meio de transporte.

O Seminário, com dois dias de duração, discutiu ainda os investimentos que estão sendo feitos na ferrovia que escoará a produção do Porto do Açu, responsável pela criação de 30 mil empregos. Para o secretário Julio Lopes, as ligações ferroviárias são fundamentais para efetuar os deslocamentos de cargas, por conta da agilidade proporcionada e em função da redução do número de caminhões pesados nas rodovias, baixando a quantidade de congestionamentos.

O primeiro dia do seminário reuniu importantes personagens do setor metroferroviário, tanto industrial, como operacional, entre os quais o presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, o presidente da ABIFER, Vicente Abate, o diretor técnico da CBTU, Marcus Vinícius Quintella, o presidente do Metrô-Rio José, Gustavo de Souza Costa, além de representantes da Alston e da Trends.
Foto: Fábio Ferreira

domingo, 14 de março de 2010

Campos terá um Centauro?


Bom, nossa história começa em 1908, exatamente no dia: 10 de outubro de 1910.
Personagens principais - o Exc. Sr. Presidente da República Dr. Afonso Pena e um Centauro.

CENTAURO ?????????

Sim, um Centauro.

Em 1908 o Brasil, com recursos mal gastos, verbas indo parar nos sobrados da Capital Federal em bailes da belle-epoque, as pestes assombrando as periferias, ruas com buracos enormes, bem ao gosto de ainda hoje.

Nossos governantes tiveram uma belíssima ideia, realizar a maior e histórica Exposição Internacional do Rio de Janeiro.

Foram feitos os preparativos, quiosques bem ao gosto europeu, os ilustres intelectuais receberam do governo tecidos e alfaiates franceses de graça para se apresentarem nos congressos e salões de valsa.

Enfim, tudo organizado... mas a tal fama de mal cuidada nossa Capital da República tinha então...

Ideia! - Vamos trazer para a Exposição um Centauro, ser magnífico e brilhante. Peça rara que todos os governantes e países desejarão possuir!

E acredite que nosso Presidente e demais ministros compraram um Centauro, mas não da Grecia, ou qualquer ilha grega. Tinha de ser de Amsterdã: Amsterdã, Terra da Poesia, da Lira, da Beleza.

Assim o Centauro chegou, um filhote barbudo. Recebido no cais do Rio.

Revistas estamparam a fotografia do espécime.

O mito era verdade - um Centauro e comprado com os Recursos do Banco Central. Caríssimo, agora o Brasil era um país rico e afamado.

Assim, no dia em que Machado de Assis faleceu quase ninguem foi ao seu enterro ou se importou com o Pai de nossa literatura. Quem quer um Machado se tem um Centauro?????

E na edição da revista Fon! Fon! Logo depois de uma rápida nota sobre o enterro do imortal escritor, lá estava a foto e manchete de destaque em página inteira: nosso presidente Afonso Pena observando o pobre centaurinho - aquisição graças aos royalties do Tesouro Nacional.

Bom, João. Esta é uma história real. O Brasil tem um centauro, não sei onde estão os despojos do ser mitológico. Sei que ele pertence ao Povo Brasileiro, pago com o dinheiro honesto dos impostos e etc. etc.

A foto e toda propaganda foi uma fraude, milhares correram para a Exposição Internacional do Rio, o resultado se viram ou não; não sei te afirmar. Antes do A5 a imprensa ja era barrada de noticiar certos fatos. Assim "nosso Centauro" se perdeu no tempo. Não sabemos da reação dos brasileiros que foram vê-lo. Mas fica sim o registro de "Nosso Presidente quase perdendo a dentadura se admirando do Serzinho filho de Zeus".

É João, será que teremos que passar por um Centauro em Campos?

Fica a parábola (mas fato real) dos perigos futuros da Terra Goytacá "espelho do Brasil".

O passado não retorna, mas temos que olhar para trás pois são nossos exemplos de transformação. Na dança da Vida o Princípio é o Fogo da Purificação. Você sabe do que estou falando.

Bom, clique na foto e leia a reportagem de época sobre o centauro.

Saudades do sempre amigo e fã;
Lutiane

sábado, 13 de março de 2010

Hare Krisnha - Iníco da tarde de sábado

Hare Krisnha - Chegada de Guru Marahaj

Hare Krisnha - Início da Palestra

Hare Krisnha - Palestra de Marahaj aos pais

Hare Krisnha - Palestra de Marahaj

Hare Krisnha - Cerimonia de Fogo

Hare Krisnha - O Fogo da Cerimonia

Hare Krisnha - Cerimonia de Fogo : As Mães

Hare Krishna!

Batizado e quebra de grãos

ISEC: Cursos Presenciais: Rio, Macaé e Campos:

Hipnose Clínica Início 27/03 Campos

Psic. Organizacional - Início 27/03 Campos

Orientação Vocacional - Início 22/03 Campos

Testes Psicológicos - Início 26/03 Campos

Psic. Organizacional - Início 20/03 Rio

Teste Psicológicos - Início 21/03 Rio

Testes Psicológicos - Início 03/07 Macaé

Psic. Organizacional - Início 10/04 Macaé

quinta-feira, 11 de março de 2010

Petroleiros promovem ato para lembrar 9 anos da P-36

Ato público nesta segunda-feira, 15, marca a passagem dos nove anos do acidente com a plataforma P-36, na Bacia de Campos, que causou a morte de 11 petroleiros e provocou o afundamento da unidade em 2001. A manifestação acontece antes dos vôos de troca de turma, no heliporto do Farol de São Thomé, às 10h20, às 13h05 e às 14h50.

Organizado pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), o ato vai reunir petroleiros, familiares das vítimas da P-36 e dirigentes sindicais. O presidente da CUT-RJ (Central Única dos Trabalhadores), Darby Igayara, também confirmou participação.

Para o coordenador geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, o ato que lembra a P-36 tem o objetivo de prestar homenagem aos mortos e alertar para a continuidade das condições inseguras de trabalho no setor petróleo.

“Sabemos que acidentes considerados menores são avisos que antecipam grandes tragédias. E temos convivido com constantes problemas nas unidades e nos voos para a Bacia de Campos. A Petrobras não parece ter aprendido a lição da tragédia da P-36”, disse o sindicalista.

Somente após a tragédia da P-36, outros 32 petroleiros morreram na Bacia de Campos, vítimas de acidentes de trabalho, e sete morreram em acidentes automobilísticos, no trajeto para o trabalho. Casos de infarto a bordo e até um desaparecimento também têm, para o sindicato, relação com as condições estressantes da atividade petroleira.

Protesto Fecha BR 101

O leitor deste blog esta no Km 76 da BR 101, entrada de Campos, onde um protesto por causa da aprovação da emenda que retira os royalties do Estado, interdita o trânsito.
O protesto começou as 8h00 e o congestinamento já tem vários kilometros.

Feita pelo leitor Novarino.

quarta-feira, 10 de março de 2010

COOBA E A TOMADA DE DECISÃO

Há muito tempo atrás existia uma pequena civilização que vivia em algumas ilhas dos mares do sul. Lá, conta-se em lenda, uma estranha relação foi mantida entre o deus local e seu povo.
COOBA, como era chamado, criou aquele povo à sua imagem e semelhança e tinha muito apego à sua criação. Esse apego era tanto, que ele atuava diretamente nas vidas das pessoas.

Pode parecer estranho, mas COOBA aconselhava, pessoalmente, todas as suas criaturas humanas. Sendo onipresente, como um bom deus deve ser, estava atento a todos os momentos de dúvidas da população. Se alguém ia casar... consultava COOBA! Se a moça ia viajar e a família tinha dúvidas se deixava ou não... perguntava-se a COOBA! Na hora de trocar de canoa por um modelo mais atual... de novo, vamos ouvir COOBA!

Não! Não pense que ele achava isso chato ou enfadonho. Ele adorava! Mas, os problemas logo começaram a surgir. Quando alguma coisa não dava certa, ou exatamente do jeito que a pessoa queria, a culpa era de COOBA! E lá ia o cidadão se queixar com o senhor seu deus.

Imagine então que ele participava de todas as demandas de seu povo. Milhares e milhares de pessoas e suas indecisões. Das mais simples, como: - o quê vestir? Ou das mais complexas como: - Vamos guerrear?

Matematicamente podemos imaginar o número enorme de insatisfeitos. COOBA começou a se aborrecer com tantas reclamações.

Não aguentou mais que uns punhados de milhares de anos e teve uma súbita idéia: livre arbítrio! Um pensamento brilhante! Coisa de um deus mesmo: cada um que tomasse a sua decisão daqui para frente e ponto final! Mas, COOBA foi, além disso, e resolveu agir diferente.

Ele se posicionou acima da cabeça das pessoas, ficava sentado, se equilibrando, bem no alto da cabeça de cada um dos seus seguidores. Todos podiam ver! Como se fosse pequenos Budas sendo equilibrados pelas pessoas.

Dessa posição, ele olhava tudo, acompanhava as pessoas, ouvia todas as conversas, mas não se manifestava! De quando em vez, quando uma pessoa ficava em dúvida diante da necessidade de tomar uma decisão, ele se desequilibrava e caia sobre a pessoa. No tombo sempre batia no ombro, no braço, no joelho ou pé. Isso doía muito. Sempre tinha alguém se queixando da dor que COOBA havia lhe imposto.

Tudo por culpa do livre arbítrio!

Então se tornou um hábito naquele antigo povoado nas ilhas dos mares do sul comentar nas ruas: - Onde COOBA está lhe doendo hoje?

Vamos transportar isso para os nossos dias!

Viver é estar constantemente tomando decisões. Lógico que isso gera angústia em vários níveis diferentes. E nem sempre é só pelo resultado, que pode até ser positivo, mas pela própria dissonância cognitiva criada no processo, pela ansiedade desencadeada após a tomada e, isso é o pior, pelo grande número de decisões que temos de tomar todos os dias.

Esse movimento, quando não devidamente resignificado e transformado em gasolina para o nosso motor, pode gerar as tão conhecidas doenças psicossomáticas.

Então a culpa é do livre arbítrio?

Sem ter alguém para culpar pelas nossas decisões (somos ou não somos responsáveis por elas?) nos vemos imediatamente sozinhos com a responsabilidade. Isso é bom, quando sabemos administrar com equilíbrio e bom senso. O segredo está em como pensamos isso e não como pensamos sobre isso.

Nós não conseguimos lidar direito com coisas óbvias como a morte, por exemplo.

Pense bem! Mas só responda depois de pensar bem. Porquê choramos quando morre alguém? Pelo destino cruel dele que se foi, ou pela falta que ele vai fazer para nós? Melhor ainda: por que diante da morte dele, eu me recordo que também vou morrer?

Então, COOBA deve estar caindo agora pelos seus ombros, não dá para ficar se equilibrado em cima de uma cabeça que gira!

Provocações como estas nos fazem refletir um pouco sobre nosso projeto individual. O que estamos realmente preparando para a pessoa mais importante do mundo? (Lógico! Estou falando de você!)

Para onde estão indo todos os minutos gastos em pensamentos perdidos sem construções objetivadas? E de que nos serve lamentar o que não pode ser resolvido? Aceito ou não aceito o poder que me foi concedido de ser dono do meu destino?

Eu aceito!

E tem mais, não reclamo quando algo me cai da cabeça e machuca o ombro, o braço, o joelho ou o pé. Sei que serei capaz de levantar de novo e me equilibrar.

Me salve Pablo Neruda...

“Sou só uma rede vazia diante dos olhos humanos na escuridão e de dedos habituados à longitude do tímido globo de uma laranja. Caminho como tu, investigando as estrelas sem fim e em minha rede, durante a noite, acordo nu. A única coisa capturada é um peixe dentro do vento.”

João Oliveira é Psicólogo – CRP 05-32031

JORNAL DA ADUENF - Março 2010










Acredite: 49• celsius

domingo, 7 de março de 2010

MAHARAJ CHANDRAMUKHA SWAMI - Em Campos

Maharaja Chandramukha Swami é monge vaishnava (filosofia indiana) e praticante de yoga; coordena as práticas espirituais desenvolvidas nos templos de São Paulo, Rio de Janeiro e do Ashram Vrajabhumi em Teresópolis-RJ. Estreou como escritor em 1999 e tem uma vasta publicação sobre Yoga, Filosofia e espiritualidade aplicada em forma de livros e revistas. Como músico, estreou em 2001, tendo vários CDs de mantras lançados.

Você é nosso convidado para participar de uma programação especial com mantras, filosofia indiana e alimentação vegetariana!

Dia 13/03/10 – Sábado – 16h00

Canto de Mantras (Bhajan), Cerimônia de fogo (Agni-Hotra) para batizado de crianças (Nama-Karana), primeira ingestão de grãos (Anna-Prashana), Adoração no Altar (Arati) e alimentação vegetariana.
Local: Maha Vishnu Espaço Cultural - Rua Major Correa 255 – Joquei Clube.
(Pela 28 de Março: entra na rua Ricardo Quitete, depois da ponte, 4ª rua à esquerda)

Dia 14/03/10 – Domingo – 18h30

Canto de Mantras (Bhajan), Adoração no Altar (Arati), Palestra Filosófica:
“O Caminho da Felicidade” e alimentação vegetariana.
Local: Casa de Prabhupada – Rua Gil de Góis, 27 - Centro (atrás da Igreja Boa Morte).

Informações: (022) 2731-2272
mahavisnu@mahavisnu.com.br ou vrajasundari@mahavisnu.com.br

Devotos reunidos

O movimento védico (Hare Krishna) nunca esteve tão forte em Campos-RJ.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Arnaldo Vianna em defesa dos Municipios Produtores de Petróleo


O Dep. Arnaldo Vianna (PDT), participou ontem (3/3) da reunião com Prefeitos das cidades produtoras de petróleo e com o Governador Sérgio Cabral (PMDB), onde foi discutido a emenda do Deputado Ibsen Pinheiro (PMDB) que propõe uma nova lei de distribuição dos royalties, que levaria os municipios produtores a falência. De acordo com as informações apresentadas pelos municípios produtores, o total de arrecadação de R$ 1,9 bilhão ao ano se transformará em apenas R$ 9 milhões anuais para os municípios fluminenses.

O Dep Arnaldo Vianna, destacou que esta redistribuição pulverizada para todo o Brasil, não mudaria em nada o dia a dia destes municipios, em contra partida distruiria as cidades produtoras de petróleo e que vai mexer diretamente com a população, com a dona de casa, com o trabalhador, com o comércio, e isso irá refletir direto no estado. "Estão querendo destruir o estado do Rio de Janeiro e principalmente as cidades produtoras de petróleo, se isso vier acontecer o Brasil será testemunha da maior crise que o estado do Rio entrará."

Em relação ao argumento de que os royalties estariam sendo mal aplicados, o Deputado sugeriu então que se crie uma nova Lei de aplicação e fiscalização destes recursos.

"Não é hora de ficar de picuinhas políticas e inventando histórias dizendo que fulano não participa disto ou daquilo. O momento é muito critico, estamos lutando por algum muito maior que não tem cor partidária, é a vida do Estado do Rio de Janeiro que está em jogo. Este movimento é de todos, não podemos deixar que alguém o transforme em palque eleitoral". Frisou o Deputado.



Fotos: Samitri Bará e Shana Reis

AÇÃO DE IMPROBIDADE Garotinho diz que não passa de uma armação




Do site de Noticias Ururau

A Justiça aceitou na noite de quarta-feira (04/03) denúncia do Ministério Público estadual contra os ex-governadores do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho por improbidade administrativa, em ação civil pública distribuída à 6 Vara de Fazenda Pública.

Os ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho, a atriz Deborah Secco e outras 85 pessoas foram denunciados por improbidade administrativa em ação civil pública à Justiça. Eles são acusados de operar um esquema de desvio de verba com a utilização de ONGs e empresas de fachada.

A investigação, que durou dois anos, foi realizada pelas Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva da Cidadania. O procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes e promotores vão divulgar às 14h30, os resultados das investigações.

DEFESA DE GAROTINHO

Em seu blog Garotinho se defende: "Os mesmos promotores da Tutela Coletiva da Capital, que armaram uma ação de improbidade administrativa contra Rosinha, e contra os quais, eu entrei com representação no Conselho Nacional do Ministério Público, estão preparando mais uma jogada. Convocaram uma entrevista coletiva para esta tarde, onde vão anunciar mais uma ação por improbidade administrativa contra mim e Rosinha. É tudo jogada política para repercutir amanhã, nos jornais.

Duas ações semelhantes já foram propostas por esses mesmos promotores e foram extintas pela Justiça, por falta de base que as sustentasse. O destino da nova ação não será diferente. Eles sabem disso, mas querem fabricar manchetes, com o intuito de me prejudicar e bajular o governador Sérgio Cabral."

Estado e Prefeitos do Rio unidos contra nova partilha dos royalties



Foto César Ferreira/Samitri Bará

Do site de notícias URURAU, siga o Link

O governador Sérgio Cabral recebeu nesta quarta-feira (03/03), vários prefeitos do Rio para discutir a proposta de redistribuição dos royalties que modifica as participações especiais provenientes da produção de petróleo. De autoria dos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG), a proposta deve ser votada pelo plenário da Câmara no dia 10 de março. A emenda substitui os critérios atualmente vigentes pelas cotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

“É um desrespeito completo ao princípio federativo e aos municípios que deixam de ter recursos para cuidar da saúde, da infraestrutura, entre outras demandas. São recursos fundamentais que serão roubados. É um roubo feito de uma maneira irresponsável”, enfatizou o governador.

De acordo com as informações apresentadas pelos municípios produtores de petróleo, o total de arrecadação de R$ 1,9 bilhão ao ano se transformará em apenas R$ 9 milhões anuais para os municípios fluminenses.

No dia 10 de março, o governador e os prefeitos das cidades mais prejudicadas com a possível redistribuição royalties do petróleo participarão de uma reunião marcada pela presidente da Ompetro, Rosinha Garotinho, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, a partir das 12h30.

A presidente da Ompetro ressaltou que acredita no empenho do Presidente Lula, mas sugeriu o encontro no STF para resguardar o direito de defesa, porque tem consciência de que na votação no Congresso, as bancadas do Rio e Espírito Santo não têm votos para evitar a aprovação da emenda Ibsen, que agrada a maior parte dos deputados interessados em fazer a redistribuição dos royalties do petróleo da Bacia de Campos com todos os municípios do Brasil. "Por isso, precisamos nos antecipar aos fatos", ponderou a Prefeita Rosinha, que lembrou ter procurado o vice-governador Fernando Pezão no dia seguinte à quarta-feira de Cinzas, a quem convidou para a campanha, com extensão ao governador.

Sérgio Cabral também afirmou que pretende conversar com o presidente Lula sobre o tema. Eles se encontrarão na cidade do Rio para a inauguração de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), além da visita a obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e da celebração pelo Dia Internacional da Mulher, na Estação da Leopoldina.

Participaram da reunião os prefeitos das cidades de Campos, Rosinha Garotinho; de São João da Barra, Carla Machado; Quissamã, Armando Carneiro; Macaé, Ríverton Mussi dentre outros, de outros municípios.

Mobilização nesta quarta na região: entenda o que acontecerá

Do Folha On Line, siga o link:

A possível aprovação na Câmara federal do projeto de partilha dos royalties do petróleo vai mobilizar nesta quarta-feira os municípios da região. Dependentes dos repasses indenizatórios vindos da extração do “ouro negro”, cidades da região se unirão em protesto contra a emenda, criada pelo deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB/RS).

CAMPOS

Em Campos, uma mobilização na Praça São Salvador, no Centro, promete para a cidade, às 16h. Comerciantes fecharão os estabelecimentos a partir do horário marcado. Neste período, funcionarão apenas os serviços e emergência, em protesto que envolve também as entidades da sociedade civil organizada. Para incentivar a ida das pessoas ao manifesto, a passagem de ônibus será gratuita desde as 14h. Representantes de municípios do Espírito Santo que também seriam afetados caso a emenda seja aprovada prometeram vir a Campos e participar. A Empresa Municipal de Transportes (Emut) e a Guarda Civil Municipal montaram esquema especial para o trânsito nas proximidades da Praça São Salvador, onde já foi montado o palanque oficial para manifestação das autoridades e do público.

A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar vão atuar com esquema especial com um total de 145 homens. De acordo com o comandante da Guarda, major Francisco Melo, a GCM vai atuar com 85 homens e a PM com 60, conforme entendimento com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), coronel Gilmar Barros.

Mudanças no trânsito - A partir das 6h vai estar impedida a parada de veículos na avenida XV de Novembro (Beira Rio), no trecho entre a rua Gesteira Passos e o Pavilhão de Regatas. Também na pista sentido Centro-Pecuária estará impedida a parada entre o Teatro de Bolso e o estacionamento da antiga Santa Casa de Misericórdia, em frente a agência Central do Banco do Brasil. Já a partir das 14h, todo o trânsito em torno da Praça São Salvador será interditado por conta da manifestação.

SÃO JOÃO DA BARRA

A prefeita Carla Machado está convocando toda a população do município para participar de manifestação contra emenda apresentada no Congresso Nacional pelos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG), que prevê redistribuição dos royalties do petróleo. A concentração será na praça São João Batista, a partir das 15h, desta quinta-feira, 4 de março. Confirmaram presença representantes do comércio local, entidades de classe, grupos teatrais, juventude, alunos das escolas públicas e particulares e representantes da sociedade civil organizada.

QUISSAMÃ

Em Quissamã, o manifesto será uma forma de prever o que pode acontecer se o município perder os recursos dos royalties. Todos os serviços dependentes do dinheiro vão parar, formando uma simulação de como a cidade ficaria sem o repasse. A concentração será às 10h, na praça do Centro. Assim como em Campos, os órgãos públicos fecharão.

MACAÉ

Já em Macaé a concentração será às 16h, na Câmara de Vereadores do município. Várias entidades também abraçaram a idéia.

RIO DAS OSTRAS NA SEXTA-FEIRA

O município de Rio das Ostras vai promover na próxima sexta-feira, dia 5, uma apresentação pública, mostrando à comunidade a gravidade do problema das cidades com a perda dos royalties. A apresentação vai reunir todos os prefeitos da região e Rio das Ostras conta com o apoio de toda a sociedade civil organizada para reforçar o movimento.

Mais municípios estão envolvidos na causa: Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Búzios e Carapebus.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Vereador Marcos Bacellar (PT do B) é reconduzido ao cargo pelo TRE






A assessoria do vereador Marcos Bacellar (PT do B), informou há poucos minutos, que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), reconduziu o vereador ao cargo, baseado no artigo 30A, de intempestividade.


Os advogados do vereador entraram com um recurso, que foi aceito nesta quarta-feira (03/03), por volta das 17h. Ainda segundo a assessoria do vereador, a Câmara de Vereadores de Campos será intimada imediatamente por fax, e o retorno do vereador também será imediato.


O vereador Marcos Bacellar (PT do B) foi afastado do cargo no último dia 26 de fevereiro, através de uma decisão do Juiz titular da 100ª Zona Eleitoral de Campos, DR. Leonardo Grandmasson, que em sua sentença disse: “O requerido (Marcos Bacellar) participou de um estratagema montado para desviar verba publicitária da CAMPOS LUZ, em benefício próprio e do seu partido”.

Vice_Governador garante acordo de Cabral com Lula
















Em entrevista concedida hoje, ao Programa DE OLHO NA CIDADE da Tv Litoral, que é transmitido também pela Plena Tv e Rádio Continental, o vice governador do Estado do Rio, Luis Fernando Pezão, deixou claro o envolvimento do Governador Sérgio Cabral na luta pela manutenção do Royalties.
Segundo ele o governador já teve algumas conversas com o Presidente Lula, onde ficou acordado que ele vetaria a proposta do Deputado Ibsen Pinheiro caso ela passasse na câmara e no senado.
No entando, frisou ainda o vice governador, existe a possibilidade de se derrubar a lei, que é inconstitucional, na justiça, posição já agilizada pelo Deputado Eduardo Terra.
O Governado, continua ele, está atento e hoje as 15h00 acontece no Palácio Guanabara um reunião com os prefeitos das cidades que seriam mais prejudicadas por esta lei.
Amanhã acontecerá um ato público na Praça São Salvador, na cidade de Campos, a partir das 16h00. O comércio fechará as portas, as empresas de ônibus não cobraram passagens e a maioria das faculdades não funcionará para que todos possam estar presentes.
A Tv litoral planeja transmitir ao vivo e, se isso realmente ocorrer, você poderá assistir pela internet em http://www.tvlitoral.com.br

X Congresso de Psicologia Hospitalar

Atenção: Este post é direcionados somente aos alunos de Beatriz Acampora, professora de Psicologia da Universidade Estácio de Sá em Campos e do João Oliveira, Professor de Psicologia do ISECENSA e, aos colegas Psicólogos da Região Norte Fluminense.
Estamos organizando nossa ida ao X Congresso Brasileiro de Psicologia Hospitalar (informações completas abaixo) saindo de Campos-RJ.
Os nossos alunos e interessados devem entrar em contato com, João Oliveira , ou Beatriz, o mais rápido possível para passar dados e pegar um número que garante um desconto especial até dia 10 de março, prazo que temos também para enviar os resumos de nossos trabalhos para apresentação ou poster.
Após essa primeira etapa, da inscrição, enviaremos nossos trabalhos para serem submetidos à apreciação (aqueles que assim desejarem) até dia 10 de março. Logo em seguida nos organizaremos quanto à condução e hospedagem.

X Congresso Brasileiro de Psicologia Hospitalar
A Psicologia Hospitalar diante dos novos rumos da saúde
São Paulo, de 09 a 12 de outubro de 2010

A Lei do Petróleo (Lei 9478/97)

É só ler para saber que aproposta do Ibsen é inconstitucional.. está na constituição, é clara:

Art. 20, § 1º - É assegurada, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.
Leia na integra: Lei 9478/97

[Entrevista exclusiva - Bruno Farias] Hipnose - tirando algumas dúvidas.


Valeu Neto!


Tenho acompanhado muitas discussões, e visto surgirem diversas dúvidas a respeito da hipnose. Há um tempo já fiz um curso, até, mas não me lembro de muita coisa - falta de prática. Diante da quantidade de dúvidas que tenho visto a respeito do tema, convidei o hipnoterapeuta Bruno B.V. Farias para uma entrevista ao blog Comporte-se. Ele atendeu-nos prontamente. Primeiro quero, em nome de todos os leitores, agradecer a disponibilidade do Bruno. As perguntas colocadas são algumas das que me são feitas, e que vejo em conversas a respeito do tema, tanto pessoalmente, quanto em fóruns da internet.
- Olá Bruno. É um prazer poder contar com sua participação aqui no Comporte-se. Primeiro, eu gostaria que você contasse um pouco de sua história.
-O prazer com certeza é todo meu. Desde já mando um forte abraço para todos os leitores do comporte-se. Comecei a estudar Hipnose aos 11 anos de idade, influenciado pelos gibis de super-heróis e graças também as influências de familiares médicos que sempre falavam e discutiam sobre as maravilhas da Hipnose.
Comecei de brincadeira, mas durante esse tempo fiz diversos cursos, me formei em hipnose e possuo duas pós graduações em Hipnose clínica.
Entrei para a faculdade de Psicologia em 2006 por estar muito apaixonado pela Hipnose e pelo Psicodrama, então decidi fazer a faculdade para aumentar mais meus conhecimentos.
Hoje trabalho com atendimentos clínicos em Hipnose na baixada santista.
- Pode falar um pouco a respeito de sua formação profissional?
-Comecei com pouca idade fazendo cursinhos de fins de semana sobre Hipnose, fiz diversos cursos.Me formei na Sociedade Brasileira de Hipnose e fiz especializações em Hipnose Ericksoniana e hipnose Letárgica. Tive a honra de aprender letargia com o co-criador da técnica, o psicólogo Paulo Paixão, Mineiro que hoje está com 96 anos de idade e mais de 80 de Hipnose.
Me formei em Programação Neurolinguística, sou Máster Practitioner em PNL.
Hoje trabalho em clínica aplicando essas técnicas. Também fiz alguns cursos muito interessantes como neurociência, sexologia, Psicodrama, Hipnose aplicada para educação, para o esporte, etc.
-Qual a diferença entre a Hipnose e a PNL?

- Hipnose é um conjunto de técnicas que visam a alteração da consciência, e a partir daí aplicar técnicas ou sugestões que melhorem a vida do paciente.
PNL é uma ciência de comunicação que usa diversas técnicas lingüísticas para deixar a comunicação humana excelente. Foi criada por um gênio da psicologia chamado Richard Bandler. Ele fez modificações na Hipnose com suas técnicas de PNL que melhoraram muito o que já existia sobre hipnose.
Tanto Hipnose quanto PNL na minha opinião são ferramentas importantíssimas para o médico, o Psicólogo, e demais profissionais da saúde.

- Como chegou, e o que te atraiu na Hipnose?

- Eu era criança e numa festa da família uma mulher queixava-se de dor de cabeça. Ela fazia tratamento psicológico e medicamentoso há anos contra a enxaqueca crônica. Na festa ela sentia-se muito mal, com dor e vomitava.
Um homem se aproximou dela, falou que era Hipnólogo e começaram a conversar. Em poucos minutos eu a vi dormir no ombro dele enquanto ele falava (e até então eu não estava entendendo nada do que estava rolando ali).
Resumindo. Essa mulher abriu os olhos e foi correndo ao banheiro, acho que ela vomitou um pouco e saiu de lá sentindo-se ÓTIMA.
Parecia mágica, a expressão do rosto dela mudou completamente. Depois disso ela nunca mais teve um crise sequer de enxaqueca... Nem uma única crise. Ela morava no meu prédio e eu a acompanhei por anos.Esse foi meu primeiro contato real com a hipnose. Eu vi funcionar.
- Quais são as principais escolas de Hipnose hoje em dia, e quais são as suas principais características e diferenças?Com qual delas você se identifica mais?
- Que pergunta difícil! Risos. Demorei alguns anos pra aprender isso.
Bom, existem 18 principais escolas de Hipnose. Podemos destacar a escola Alemã, a Russa e até mesmo a Brasileira com a Letargia.
Porém a hipnose basicamente é dividida em duas: A Clássica, que possui métodos de indução de transe que variam desde o cansaço palpebral, relaxamento progressivo, poder pessoal do hipnotista, e a escola moderna, conhecida como Hipnose Ericksoniana.
Milton Erickson criou diversas técnicas para se chegar ao transe, e muitas técnicas para serem utilizadas em transe. É fantástico e tem uma eficácia gigantesca. É muito difícil responder a essa pergunta de forma sintética, são muitas técnicas e a ciência da Hipnose vem evoluindo muito com o tempo, mas eu recomendo ao iniciante conhecer mais sobre Hipnose Ericksoniana.
-Qual o diferencial da Hipnoterapia com relação às outras terapias psicológicas?
-A Hipnoterapia é uma abordagem que mira a mudança, a melhora da pessoa, sua mudança de comportamento e/ou a extinção dos sintomas que lhe afligem.
O hipnólogo não deve tratar quem desejar se “conhecer melhor”, ou entender melhor sua relação com a família, com o mundo, etc. Hipnoterapia é para mudanças, precisa ter um objetivo.
Outra característica são as técnicas, não existe em nenhuma outra ciência da mente humana uma diversidade tão grande de técnicas como na Hipnose.
-O que pensa a respeito da Hipnose de palco?

- É polêmico esse assunto. Mas sinceramente eu gosto!
São fenômenos honestos que acontecem no palco, mas eu acredito que deveria ter mais ética entre muitas pessoas que praticam e estudam a Hipnose.
Faça brincadeiras leves, apenas com pessoas que se ofereçam para as técnicas.Nunca ofenda nem humilhe ninguém hipnotizando-a.
Eu geralmente faço quando estou com amigos, é divertido. Mas tenho ética, ninguém se ofende e não há mal nenhum para ninguém. Infelizmente no Brasil as pessoas pensam que hipnose é só a Hipnose de palco. Pois já está muito difundida no senso comum essa idéia. Tenho vontade de divulgar as duas como coisas diferentes.
Por isso, em todas as vezes que fui a televisão, me recusei a fazer hipnose de palco.
-Tem experiência com hipnose de palco? Se sim, fale um pouco dela?
Sim, tenho muita experiência com essa prática.
-Já vi e fiz coisas incríveis, são fenômenos inacreditáveis. Pessoas que respondem perguntas em idiomas que não conhecem, ou quando regredimos a memória da pessoa até a fase intra-uterina. É muito curioso.
Como também já brinquei de leve como fazer um amigo ficar mudo, ou ficar gago, ou esquecer o nome da namorada, essas coisas. Risos. Mas, para você saber como a hipnose de palco pode ser útil: eu estava numa manhã indo para Santos e vi um acidente de moto logo a minha frente. Um motoqueiro estava com a perna muito machucada e gritava terrivelmente de dor. Eu parei, me aproximei dele e fiz uma técnica de Hipnose de Palco (na Hipnose chamamos de técnicas de impacto) a vítima dormiu e fiquei alguns minutos ao lado dela esperando a ambulância.
Quando o socorro chegou eu fui junto e só despertei o rapaz no hospital, depois que estava medicado e bem cuidado. Os médicos, enfermeiros e socorristas se impressionaram em como o rapaz não sentia dor e puderam cuidar dele de uma forma muito mais fácil e sem tantas dificuldades.Depois desse episódio muitos profissionais desse hospital viraram meus alunos.
-O que é, e quando uma pessoa está em transe?

- Transe é um relaxamento muito profundo em que sua atenção fica focalizada num único ponto. Isso é o transe. Você está acordado, mas se alguém entra na sala e bate a porta, você não reage, nada incomoda, a atenção fica apenas no trabalho sendo realizado. E isso não acontece só na hipnose, se você pensar bem, em nossa vida acordada entramos e saímos de transe o tempo todo. Transe é concentração e muito relaxamento.A pessoa está em transe na hipnose pois sua fisiologia apresenta características especificas, por exemplo:A musculatura se contrai, o lábio inferior diminui, os olhos se mexem rapidamente por baixo das pálpebras. Há palidez, espasmos musculares. Analisa-se muito a comunicação não verbal na hipnose, sabemos que a pessoa atingiu o transe olhando para ela, verificando sua comunicação corporal e facial.
- O que pensa da hipnose aplicada à sedução?

-Se usada com ética, e com muita moderação, principalmente para ajudar na comunicação com a pessoa amada, eu acho maravilhoso! Essas técnicas ajudam na aproximação, na comunicação, na conquista.Com ela é possível conquistar a pessoa amada várias vezes por dia, é absolutamente fantástico!Agora, usar essa técnica para conquistas pessoas deliberadamente, sem limite, sem sentimentos, apenas para conseguir status e sexo, acho um crime.
-Há o risco de não conseguirmos tirar alguém do transe? Se sim, o que pode acontecer?

-Isso é mito, ninguém fica em transe pra sempre. No máximo a pessoa acorda em 40 minutos. E se acontecer alguma coisa, por exemplo a sala começa a pegar fogo e o hipnólogo fogo para se salvar e deixa o hipnotizado lá, a pessoa acordará instantaneamente, ninguém dorme ou ficar bobo estando em transe. É apenas concentração, nada mais.
- Existem riscos em hipnotizar alguém? Se sim, quais são e como lidar com eles?

-Ótima pergunta! Sim, há riscos.O risco é quando o hipnólogo não domina muito a técnica. Mesmo formado em Hipnose não podemos sair Hipnotizando a torto e a direito por aí. Antes de aplicar a técnica é necessário uma entrevista completa com o cliente, uma anamnese etc. Hipnotizar não tem contra indicação, agora o que se faz com a pessoa em transe é que se vê as conseqüências.
Conheci uma história nos EUA em que um Hipnotista disse que poderia fazer uma determinada mulher parar de crer em deus. Essa mulher era fervorosa em sua fé.Ela topou o desafio e participou na televisão de uma sessão em que esse hipnotista idiota excluiu a fé que ela possuía. Em menos de 2 semanas a mulher cometeu o suicídio...
Os familiares disseram que após a técnica ela entrou em depressão profunda e nada que antes ela amava lhe fazia feliz. E sempre dizia que a vida perdera o sentido, que nada mais importava etc...Isso foi uma grande idiotice feita por um asno que nem se tocou que mexer com coisas desse tipo desestruturaria a vida toda da pessoa. É necessário muito estudo e muito domínio para se saber exatamente o que fazer. Quando se procura um bom profissional, não existem riscos.
-Pode dar alguns exemplos de aplicação da hipnose na clínica?
-Sim, posso dar centenas. (Risos)
Recentemente veio até meu consultório um rapaz de 19 anos sofrendo de agorafobia, relatava que ao sair do portão de casa pra fora já tinha ataques de pânico. Estava há 4 anos em tratamento psiquiátrico com poucos resultados e não queria mais se medicar. Fiz 4 sessões para conhecê-lo até aplicar a primeira técnica.Quando apliquei uma técnica de cura de fobia, eu e esse rapaz andamos mais de um quilômetro pelas ruas de Santos, fiquei sabendo que ele foi pra balada, arrumou namorada e estava levando-a para praia constantemente.Eu adoro esse poder da Hipnose, cura com uma única técnica.Também fui atender no hospital a pedido de um cardiologista muito meu amigo uma senhora que estava com a pressão muito alta e mal conseguia respirar. O Dr. Me contou que achava que o estresse dessa senhora era que originava as crises. Fiz uma técnica que durou mais de uma hora, no fim do transe mediram sua pressão e marcava 12 por 8 exatamente.Uma garota que sofria de ciúmes violento fez um tratamento com Hipnose e nunca mais sentiu as crises violentas. O noivo me agradeceu muito pela melhora dela e disse que graças ao tratamento eles ainda estavam juntos.Fora as pessoas que largaram as drogas depois da hipnose... São histórias maravilhosas. Eu amo minha profissão.
- Como são as leis que regulamentam a hipnose no Brasil?
-Poderiam ser mais pesadas essas leis. Hoje qualquer um que se filiar a qualquer órgão de terapeutas holísticos e fizer um cursinho mixuruca de hipnose (ou qualquer coisa como reiki, PNL, Grafologia etc) Pode atender em consultório.
O importante é que, se você está procurando alguém para lhe atender com hipnose, procure conhecer esse profissional o mais profundo possível. Conheça suas formações, seus antigos clientes, e faça algumas sessões sem compromisso e sem aplicação de técnica. Conheça ao máximo quem irá te tratar.
O Brasil é considerado o país com os melhores Hipnólogos do Mundo. Os maiores clínicos que atuam com Hipnose são Brasileiros. Há dezenas de grandes mentes atuando com seriedade, ética e competência.
-Sugere alguma escola para quem quer estudar e aprender seriamente hipnose?

-Sim! Sugiro o Instituto Vencer de programação Neurolinguística: http://www.institutovencer.com.br são treinadores sérios que conhecem e amam o assunto.Existem muitos cursos ruins no Brasil, ruins mas populares, nem tudo que é mais conhecido é melhor.Para quem procura qualidade e uma excelente formação na área de Hipnose, Coach e PNL, procure pelo instituto Vencer.
-Deixe um recado para os leitores do site
-Quero deixar um enorme abraço a todos pela oportunidade de divulgar essa maravilhosa ciência que é a Hipnose. Procurem por bons Hipnólogos, irão se impressionar com a mudança que terão em suas vidas.
Deixo meu e-mail pessoal a disposição para quem quiser entrar em contato e tirar dúvidas: Bv_manvantara@hotmail.com
Um fortíssimo abraço a todos!
Clique aqui para ter acesso ao orkut de Bruno.
Obs. de João Oliveira: Nós temos, no Brasil, grandes profissionais, vamos valorizar o que é nosso!
Bruno é um deles. Pela sua fala percebe-se que tem conhecimento de sobra sobre o assunto.