Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

quinta-feira, 4 de março de 2010

Mobilização nesta quarta na região: entenda o que acontecerá

Do Folha On Line, siga o link:

A possível aprovação na Câmara federal do projeto de partilha dos royalties do petróleo vai mobilizar nesta quarta-feira os municípios da região. Dependentes dos repasses indenizatórios vindos da extração do “ouro negro”, cidades da região se unirão em protesto contra a emenda, criada pelo deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB/RS).

CAMPOS

Em Campos, uma mobilização na Praça São Salvador, no Centro, promete para a cidade, às 16h. Comerciantes fecharão os estabelecimentos a partir do horário marcado. Neste período, funcionarão apenas os serviços e emergência, em protesto que envolve também as entidades da sociedade civil organizada. Para incentivar a ida das pessoas ao manifesto, a passagem de ônibus será gratuita desde as 14h. Representantes de municípios do Espírito Santo que também seriam afetados caso a emenda seja aprovada prometeram vir a Campos e participar. A Empresa Municipal de Transportes (Emut) e a Guarda Civil Municipal montaram esquema especial para o trânsito nas proximidades da Praça São Salvador, onde já foi montado o palanque oficial para manifestação das autoridades e do público.

A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar vão atuar com esquema especial com um total de 145 homens. De acordo com o comandante da Guarda, major Francisco Melo, a GCM vai atuar com 85 homens e a PM com 60, conforme entendimento com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), coronel Gilmar Barros.

Mudanças no trânsito - A partir das 6h vai estar impedida a parada de veículos na avenida XV de Novembro (Beira Rio), no trecho entre a rua Gesteira Passos e o Pavilhão de Regatas. Também na pista sentido Centro-Pecuária estará impedida a parada entre o Teatro de Bolso e o estacionamento da antiga Santa Casa de Misericórdia, em frente a agência Central do Banco do Brasil. Já a partir das 14h, todo o trânsito em torno da Praça São Salvador será interditado por conta da manifestação.

SÃO JOÃO DA BARRA

A prefeita Carla Machado está convocando toda a população do município para participar de manifestação contra emenda apresentada no Congresso Nacional pelos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG), que prevê redistribuição dos royalties do petróleo. A concentração será na praça São João Batista, a partir das 15h, desta quinta-feira, 4 de março. Confirmaram presença representantes do comércio local, entidades de classe, grupos teatrais, juventude, alunos das escolas públicas e particulares e representantes da sociedade civil organizada.

QUISSAMÃ

Em Quissamã, o manifesto será uma forma de prever o que pode acontecer se o município perder os recursos dos royalties. Todos os serviços dependentes do dinheiro vão parar, formando uma simulação de como a cidade ficaria sem o repasse. A concentração será às 10h, na praça do Centro. Assim como em Campos, os órgãos públicos fecharão.

MACAÉ

Já em Macaé a concentração será às 16h, na Câmara de Vereadores do município. Várias entidades também abraçaram a idéia.

RIO DAS OSTRAS NA SEXTA-FEIRA

O município de Rio das Ostras vai promover na próxima sexta-feira, dia 5, uma apresentação pública, mostrando à comunidade a gravidade do problema das cidades com a perda dos royalties. A apresentação vai reunir todos os prefeitos da região e Rio das Ostras conta com o apoio de toda a sociedade civil organizada para reforçar o movimento.

Mais municípios estão envolvidos na causa: Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Búzios e Carapebus.

Nenhum comentário: