Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

domingo, 14 de março de 2010

Campos terá um Centauro?


Bom, nossa história começa em 1908, exatamente no dia: 10 de outubro de 1910.
Personagens principais - o Exc. Sr. Presidente da República Dr. Afonso Pena e um Centauro.

CENTAURO ?????????

Sim, um Centauro.

Em 1908 o Brasil, com recursos mal gastos, verbas indo parar nos sobrados da Capital Federal em bailes da belle-epoque, as pestes assombrando as periferias, ruas com buracos enormes, bem ao gosto de ainda hoje.

Nossos governantes tiveram uma belíssima ideia, realizar a maior e histórica Exposição Internacional do Rio de Janeiro.

Foram feitos os preparativos, quiosques bem ao gosto europeu, os ilustres intelectuais receberam do governo tecidos e alfaiates franceses de graça para se apresentarem nos congressos e salões de valsa.

Enfim, tudo organizado... mas a tal fama de mal cuidada nossa Capital da República tinha então...

Ideia! - Vamos trazer para a Exposição um Centauro, ser magnífico e brilhante. Peça rara que todos os governantes e países desejarão possuir!

E acredite que nosso Presidente e demais ministros compraram um Centauro, mas não da Grecia, ou qualquer ilha grega. Tinha de ser de Amsterdã: Amsterdã, Terra da Poesia, da Lira, da Beleza.

Assim o Centauro chegou, um filhote barbudo. Recebido no cais do Rio.

Revistas estamparam a fotografia do espécime.

O mito era verdade - um Centauro e comprado com os Recursos do Banco Central. Caríssimo, agora o Brasil era um país rico e afamado.

Assim, no dia em que Machado de Assis faleceu quase ninguem foi ao seu enterro ou se importou com o Pai de nossa literatura. Quem quer um Machado se tem um Centauro?????

E na edição da revista Fon! Fon! Logo depois de uma rápida nota sobre o enterro do imortal escritor, lá estava a foto e manchete de destaque em página inteira: nosso presidente Afonso Pena observando o pobre centaurinho - aquisição graças aos royalties do Tesouro Nacional.

Bom, João. Esta é uma história real. O Brasil tem um centauro, não sei onde estão os despojos do ser mitológico. Sei que ele pertence ao Povo Brasileiro, pago com o dinheiro honesto dos impostos e etc. etc.

A foto e toda propaganda foi uma fraude, milhares correram para a Exposição Internacional do Rio, o resultado se viram ou não; não sei te afirmar. Antes do A5 a imprensa ja era barrada de noticiar certos fatos. Assim "nosso Centauro" se perdeu no tempo. Não sabemos da reação dos brasileiros que foram vê-lo. Mas fica sim o registro de "Nosso Presidente quase perdendo a dentadura se admirando do Serzinho filho de Zeus".

É João, será que teremos que passar por um Centauro em Campos?

Fica a parábola (mas fato real) dos perigos futuros da Terra Goytacá "espelho do Brasil".

O passado não retorna, mas temos que olhar para trás pois são nossos exemplos de transformação. Na dança da Vida o Princípio é o Fogo da Purificação. Você sabe do que estou falando.

Bom, clique na foto e leia a reportagem de época sobre o centauro.

Saudades do sempre amigo e fã;
Lutiane

Nenhum comentário: