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segunda-feira, 16 de maio de 2011

sábado, 14 de maio de 2011

VIRTUAL OU REAL?

No momento estamos vivendo um verdadeiro dilema entra o virtual e o real. Na verdade não há dificuldade em separar os dois, o problema está no contexto da utilização.
Este virtual, de que falamos, está relacionado a jogos, navegar na internet, chats de conversação, ver fotos ou filmes pelo computador?  Com esses objetivos o virtual perde um pouco de sua credibilidade visto os fakes, informações sem credenciais e a pura perda de tempo sem nenhuma absorção de conhecimento útil.
Então este virtual, não é, pelo menos para mim, real pois não tem um objetivo válido.
Agora, o ambiente virtual onde podemos interagir com um repositório de informações qualificadas e, o conhecimento pode ser permutado independente da distância, é outro assunto.
O virtual começa a entrar em nossas casas já na década de 30 com a era do Rádio. A televisão nos coloca neste ambiente todos os dias. Esse perfil de virtual, então, não nos é totalmente estranho. A sua utilização é que pode ser, ou não, útil para nosso crescimento “real”.
O Congresso Virtual, que ocorre no próximo final de semana na UENF,  é um exemplo disto. O I Congresso Virtual de Psicologia, Saúde e Educação reúne 30 palestrantes com conhecimento certificado num ambiente virtual/presencial. Algumas palestras terão lugar na UENF, e de lá , no dia 21, sábado, serão transmitidas para todo o mundo envelopadas em um auditório que só existe na tela do cumputador. No domingo, dia 22, nenhum palestrante estará em algum lugar e, do mesmo jeito, os ouvintes: mundo virtual!
 
Em casa, ou onde quiser desde que com uma conexão estável de internet, o palestrante será capaz de interagir com os congressistas tendo som e imagem e troca de informações sem custos de passagens, de hospedagem e na segurança de seu lar.  O futuro chegou!
O site do congresso http://congressovirtual.psc.br  , o primeiro no gênero no Brasil, ainda aceita inscrições. Este virtual é real, não ficcional, certificado e útil.
Portanto, nem tudo que é dito virtual é sombra na neblina, pode ser sólido e durável como o conhecimento que, uma vez partilhado, não tem como ser perdido.

Entendendo um pouco da polêmica do Kit Gay nas Escolas

Kit Gay para alunos conterá um DVD com uma história aonde um menino vai ao banheiro e quando entra um colega, se diz apaixonado pelo mesmo e assume sua homossexualidade

Do Correio Braziliense

Ele ainda nem foi lançado oficialmente. Mas um conjunto de material didático destinado a combater a homofobia nas escolas públicas promete longa polêmica. Um convênio firmado entre o Ministério da Educação (MEC), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e a ONG Comunicação em Sexualidade (Ecos) produziu kit de material educativo composto de vídeos, boletins e cartilhas com abordagem do universo de adolescentes homossexuais que será distribuída para 6 mil escolas da rede pública em todo o país do programa Mais Educação.

Parte do que se pretende apresentar nas escolas foi exibida ontem em audiência na Comissão de Legislação Participativa, na Câmara. No vídeo intitulado Encontrando Bianca, um adolescente de aproximadamente 15 anos se apresenta como José Ricardo, nome dado pelo pai, que era fã de futebol. O garoto do filme, no entanto, aparece caracterizado como uma menina, como um exemplo de um travesti jovem. Em seu relato, o garoto conta que gosta de ser chamado de Bianca, pois é nome de sua atriz preferida e reclama que os professores insistem em chamá-lo de José Ricardo na hora da chamada.

O jovem travesti do filme aponta um dilema no momento de escolher o banheiro feminino em vez do masculino e simula flerte com um colega do sexo masculino ao dizer que superou o bullying causado pelo comportamento homofóbico na escola. Na versão feminina da peça audiovisual, o material educativo anti-homofobia mostra duas meninas namorando. O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lázaro, afirma que o ministério teve dificuldades para decidir sobre manter ou tirar o beijo gay do filme. “Nós ficamos três meses discutindo um beijo lésbico na boca, até onde entrava a língua. Acabamos cortando o beijo”, afirmou o secretário durante a audiência.

O material produzido ainda não foi replicado pelo MEC. A licitação para produzir kit para as 6 mil escolas pode ocorrer ainda este ano, mas a previsão de as peças serem distribuídas em 2010 foi interrompida pelo calor do debate presidencial. A proposta, considerada inovadora, de levar às escolas públicas um recorte do universo homossexual jovem para iniciar dentro da rede de ensino debate sobre a homofobia esbarrou no discurso conservador dos dois principais candidatos à Presidência.

O secretário do MEC reconheceu a dificuldade de convencer as escolas a discutirem o tema e afirmou que o material é apenas complementar. “A gente já conseguiu impedir a discriminação em material didático, não conseguimos ainda que o material tivesse informações sobre o assunto. Tem um grau de tensão. Seria ilusório dizer que o MEC vai aceitar tudo. Não adianta produzir um material que é avançado para nós e a escola guardar.”

Apesar de a abordagem sobre o adolescente homossexual estar longe de ser consenso, o combate à homofobia é uma bandeira que o ministério e as secretarias estaduais de educação tentam encampar. Pesquisa realizada pelas ONGs Reprolatina e Pathfinder percorreram escolas de 11 capitais brasileiras para identificar o comportamento de alunos, professores e gestores em relação a jovens homossexuais. Escolas de Manaus, de Porto Velho, de Goiânia, de Cuiabá, do Rio, de São Paulo, de Natal, de Curitiba, de Porto Alegre, de Belo Horizonte e de Recife receberam os pesquisadores que fizeram 1.406 entrevistas.

O estudo mostrou quadro de tristeza, depressão, baixo rendimento escolar, evasão e suicídio entre os alunos gays, da 6ª à 9ª séries, vítimas de preconceito. “A pesquisa indica que, em diferente níveis, a homofobia é uma realidade entendida como normal. A menina negra é apontada como a representação mais vulnerável, mas nenhuma menina negra apanha do pai porque é pobre e negra”, compara Carlos Laudari, diretor da Pathfinder do Brasil.

domingo, 8 de maio de 2011

Eu detesto Dia das Mães

Nada contra as mães, muito pelo contrário, o problema é a data em si: a segunda mais importante para o comércio, só perde para o Natal. Ou seja, amor carinho, dedicação podem ser materializados num presente.
Podem mesmo?

Esses dias de embrulhos enfeitados, inclusive Finados, deveriam desaparecer. Todos os dias é, para mim,  Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, dos Mortos, dos Namorados e o que mais inventarem por aí. A questão mercadológica envolvida neste processo acaba criando sofrimento e angústia para quem não pode pagar a sua participação na festa.

Sem dinheiro, sem presente e, lógico,  sem demonstração de afeto.

Qual é a mãe que não espera algo (material) do filho neste dia? E, não venha você me dizer, que é diferente de todos os mortais. Lá no fundo a mídia, vírus invisível e letal, já fez seu ninho em sua mente quando você ainda nem sabia fazer contas direito dos juros das compras feitas à prazo.

Desde o tempo em que éramos crianças, fomos educados a seguir regras comportamentais que só servem para dar lucro, para alguns, e sofrimento a muitos outros.
Claro que existe quem não perceba que, eleger um dia único
acaba excluindo outros 364 ou, 365, caso bissexto for. Na verdade não há necessidade de se cultuar algo, cotidianamente, quando se tem uma data própria para isso.
Eu detesto esses dias programados. Todos eles! Qualquer dia é dia de qualquer coisa. Deu saudade do seu ente querido, vá ao cemitério levar flores numa terça feira. Lembrou do marido ou esposa no meio do dia, compre uma lembrança e leve como prova deste sentimento. O comércio lucraria todos os dias, ninguém ficaria na varanda esperando algo que não vem, numa data carimbada e, a troca de carinho, seria fluente entre todos.
Lembrando que, carinho aqui neste conceito capitalista, significa bem material.
Eu fico fora do padrão. Não me atrevo a seguir grandes movimentos orquestrados. Sei lá, acho que isso me torna mais independente, mais senhor de mim, dos meus atos e desejos. Faço por que eu quero, não porque alguém combinou com todo mundo e estou entre eles. Pode até ser que, coincidentemente, eu dê uma lembrança para mamãe. Falando nisso, tenho certeza que ela já está me esperando.

domingo, 1 de maio de 2011

Congresso Virtual/Presencial


Campos será a sede de um evento híbrido, o I Congresso Virtual de Psicologia, Saúde e Educação que ocorrerá na UENF-RJ e, simultaneamente, será transmitido para auditórios virtuais.

Nos dias 20, 21 e 22 de maio o programa de Mestrado de Cognição e Linguagem do CCH, em conjunto com o ISEC – Instituto de Psicologia Ser e Crescer – vão modificar um pouco a história da distribuição do conhecimento no Brasil.

A primeira etapa se parece muito com a convencional. Nos dias 20 e 21 os palestrantes, assistentes e conhecimento científico passando de uma cabeça para muitas estarão centrados nas salas da UENF. A diferença estará nas câmeras e microfones ligados em um ambiente único que permite uma assistência onde quer que exista conexão estável de internet.

Logado no auditório virtual (serão três ao mesmo tempo) o participante poderá escolher de qual palestra pretende participar. De onde estiver, ao vivo, fazer perguntas e ouvir as repostas como se lá estivesse fisicamente.

Já a segunda etapa, dia 22 de maio, domingo pela manhã, difere de tudo já feito em termos de congressos científicos. Tanto o palestrante, quanto o ouvinte, estarão, cada qual, no seu canto. O palestrante pode estar em casa, no escritório, numa praça e da mesma forma o assistente, desde que plugado na rede.

O congressista terá de usar câmera e microfone, estes mesmos aparatos que todo mundo usa para falar normalmente pela internet. O diferencial está nas facilidades do auditório, onde o congressista poderá exibir suas apresentações em power point, gráficos e o que mais desejar. Tornando, sua apresentação, tão normal quanto seria em uma sala convencional.

Com isso as facilidades são evidentes: menos custo de alimentação; hospedagem; viagens ... e ainda o conforto e segurança de estar onde melhor lhe convier.

O Dr. Carlos Henrique Medeiros, coordenador do programa de mestrado em Cognição e Linguagem do CCH-UENF é um dos entusiastas desta modalidade, vários de seus orientandos estão de olho no ambiente virtual já há algum tempo. Alguns dos trabalhos que serão apresentados, inclusive, versão sobre este exato tema.

Mais uma vez é em Campos dos Goytacazes, que a história começa a mudar no Brasil. Das salas da UENF para qualquer lugar, inclusive aqui.