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domingo, 29 de novembro de 2009
Última Etapa do Circuito de Rua Campos - Premiação -
A partir de 1min e 20 seg eu entro em cena para entregar o prêmio de segundo lugar a Bia ao lado do Presidente da Fundação de Esportes de Campos o Magno Prisco.
sábado, 28 de novembro de 2009
Leitura do Bhagavad-gitã
Hoje é o dia do Gita, livro transcendental da filosofia Védica. Para
marcar este dia estamos lendo ele todo em Grupo no Mayapur Yoga.
O lugar vazio, no Grupo, é o meu.
marcar este dia estamos lendo ele todo em Grupo no Mayapur Yoga.
O lugar vazio, no Grupo, é o meu.
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Vídeo 03 produzido por alunos do Sétimo Período de Psicologia do ISECENSA
Matéria: Psicologia e Marketing
Justificativa Teórica:O comportamento de compra de um indivíduo é perpassado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos.
O presente trabalho referente à disciplina “Psicologia e Marketing”, tem como objetivo desenvolver uma campanha pautada nos fatores já citados.
Sabe-se que a cultura é o determinante mais fundamental dos desejos do comportamento de compra de um indivíduo. E que, ainda, cada cultura divide-se em sub-culturas, que são responsáveis pela identificação mais específica e socialização de seus membros.
Sendo assim, foi valorizado as representações sociais da sociedade campista, sobre a instituição de ensino IseCensa, por anos ter primado pela qualidade.
Outro fator em destaque é o pessoal, que aborda questões sobre “estilo de vida”, “personalidade e auto-conceito”, que estão intimamente ligados ao produto que uma pessoa irá escolher.
Neste caso o público alvo escolhido foi o de mulheres de classe média, já que cada vez mais são as mesmas que têm preenchido a maior parte das vagas disponíveis nas universidades, e que no caso da Psicologia do Ise, a maioria dos alunos são ex-alunos do Censa (Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora), que tem o mesmo espaço físico e administrativo da Instituição de Ensino Superior do Censa.
Ainda há os fatores psicológicos como a motivação e percepção que vão orientar as escolhas de um indivíduo.
Segundo o psicólogo Abraham Maslow, as pessoas são dirigidas por determinadas necessidades que se organizam hierarquicamente. Maslow classifica tais necessidades em cinco nívies, das quais destacou-se as necessidades de estima e as necessidades de auto-realização.
A necessidade de estima, para Abraham Maslow, nada mais é do que a busca pelo prestígio, sucesso, reputação, auto-estima, confiança, conquista, entre outros. E a necessidade de realização é o desejo de um indivíduo em desenvolver suas potencialidades, sua criatividade e espontaneidade.
É a partir desses conceitos, que o presente trabalho apontará a qualidade do curso de Psicologia do Ise e o que esta instituição oferece de diferencial das demais, como possibilidade de ter uma formação mais completa, e que consequentemente levará o indivíduo a uma realização pessoal e profissional.
A percepção como a motivação também é um fator psicológico que tem sido definida como sensações acrescidas de significados. É a maneira como entendemos, vemos e julgamos o mundo e as pessoas. Além disso, é sabido que cada pessoa utiliza canais sensoriais diferentes para ter essa percepção do mundo externo e de seu próprio mundo.
O comercial direciona-se não somente para pessoas visuais, como para auditivos e cinestésicos também, através de cores (foi destacado o azul, já que é a cor da saúde e da psicologia), sons e palavras de efeito (como “sinta” para os cinestésicos).
Além das técnicas de marketing o trabalho utilizou propaganda subliminar. Já que mensagem subliminar é a mensagem ou propaganda abaixo do limiar de percepção consciente. Ou seja, é a influência exercida sobre a atitude ou o comportamento de alguém por uma mensagem ou informação que não é percebida conscientemente.
Para trabalhar com mensagem subliminar o comercial mostra a foto da Irmã Suraya, (diretora do Censa e reitora do IseCensa) e o símbolo da psicologia. Já que a figura da Irmã Suraya exerce grande influência na sociedade campista. E o símbolo da Psicologia, que direciona o telespectador pra escolha da graduação de Psicologia.
Com a utilização de todos os conceitos fornecidos pela disciplina Psicologia e Marketing, o principal objetivo foi fazer uma campanha com objetivos bem demarcados, e procurando sempre trabalhar em cima destes de forma clara e coerente.
Grupo: Ana Carolina Cordeiro, Carolina Reis, Douglas Arêas, Luciana Eccard, Luiz Gustavo, Ricardo Avelino, Renatta Tinoco, Saulo e Tiago Tavares.
Justificativa Teórica:O comportamento de compra de um indivíduo é perpassado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos.
O presente trabalho referente à disciplina “Psicologia e Marketing”, tem como objetivo desenvolver uma campanha pautada nos fatores já citados.
Sabe-se que a cultura é o determinante mais fundamental dos desejos do comportamento de compra de um indivíduo. E que, ainda, cada cultura divide-se em sub-culturas, que são responsáveis pela identificação mais específica e socialização de seus membros.
Sendo assim, foi valorizado as representações sociais da sociedade campista, sobre a instituição de ensino IseCensa, por anos ter primado pela qualidade.
Outro fator em destaque é o pessoal, que aborda questões sobre “estilo de vida”, “personalidade e auto-conceito”, que estão intimamente ligados ao produto que uma pessoa irá escolher.
Neste caso o público alvo escolhido foi o de mulheres de classe média, já que cada vez mais são as mesmas que têm preenchido a maior parte das vagas disponíveis nas universidades, e que no caso da Psicologia do Ise, a maioria dos alunos são ex-alunos do Censa (Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora), que tem o mesmo espaço físico e administrativo da Instituição de Ensino Superior do Censa.
Ainda há os fatores psicológicos como a motivação e percepção que vão orientar as escolhas de um indivíduo.
Segundo o psicólogo Abraham Maslow, as pessoas são dirigidas por determinadas necessidades que se organizam hierarquicamente. Maslow classifica tais necessidades em cinco nívies, das quais destacou-se as necessidades de estima e as necessidades de auto-realização.
A necessidade de estima, para Abraham Maslow, nada mais é do que a busca pelo prestígio, sucesso, reputação, auto-estima, confiança, conquista, entre outros. E a necessidade de realização é o desejo de um indivíduo em desenvolver suas potencialidades, sua criatividade e espontaneidade.
É a partir desses conceitos, que o presente trabalho apontará a qualidade do curso de Psicologia do Ise e o que esta instituição oferece de diferencial das demais, como possibilidade de ter uma formação mais completa, e que consequentemente levará o indivíduo a uma realização pessoal e profissional.
A percepção como a motivação também é um fator psicológico que tem sido definida como sensações acrescidas de significados. É a maneira como entendemos, vemos e julgamos o mundo e as pessoas. Além disso, é sabido que cada pessoa utiliza canais sensoriais diferentes para ter essa percepção do mundo externo e de seu próprio mundo.
O comercial direciona-se não somente para pessoas visuais, como para auditivos e cinestésicos também, através de cores (foi destacado o azul, já que é a cor da saúde e da psicologia), sons e palavras de efeito (como “sinta” para os cinestésicos).
Além das técnicas de marketing o trabalho utilizou propaganda subliminar. Já que mensagem subliminar é a mensagem ou propaganda abaixo do limiar de percepção consciente. Ou seja, é a influência exercida sobre a atitude ou o comportamento de alguém por uma mensagem ou informação que não é percebida conscientemente.
Para trabalhar com mensagem subliminar o comercial mostra a foto da Irmã Suraya, (diretora do Censa e reitora do IseCensa) e o símbolo da psicologia. Já que a figura da Irmã Suraya exerce grande influência na sociedade campista. E o símbolo da Psicologia, que direciona o telespectador pra escolha da graduação de Psicologia.
Com a utilização de todos os conceitos fornecidos pela disciplina Psicologia e Marketing, o principal objetivo foi fazer uma campanha com objetivos bem demarcados, e procurando sempre trabalhar em cima destes de forma clara e coerente.
Grupo: Ana Carolina Cordeiro, Carolina Reis, Douglas Arêas, Luciana Eccard, Luiz Gustavo, Ricardo Avelino, Renatta Tinoco, Saulo e Tiago Tavares.
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quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Vídeo 02 produzido por alunos do Sétimo Período de Psicologia do ISECENSA
Matéria: Psicologia e Marketing
Justificativa Teórica: Uma das coisas que mais precisam ser valorizadas pelos profissionais de marketing são os aspectos psicológicos que movem os clientes a se decidirem ou não em adquirir um determinado produto ou serviço.
O marketing utiliza-se bastante das teorias do comportamento humano como forma de buscar um melhor entendimento sobre como e por quê os clientes compram e o que motiva a compra.
Na disciplina de Psicologia e Marketing podemos verificar algumas estratégias psicológicas que influenciam o consumidor em sua compra como, por exemplo, as mensagens subliminares, que é um tipo de mensagem que não pode ser captada pelos sentidos conscientes, sendo assim detectada apenas pelo inconsciente tendo a capacidade de influenciar o receptor. As cores são usadas também como meio de persuasão, que induzem o individuo a ter determinada sensação e estímulo. De acordo com os estudos psicológicos, existem algumas indicações seguras quanto ao uso das cores em publicidade.
Através das técnicas psicológicas associadas ao marketing, procuramos elaborar um comercial que pudesse fluir os desejos e anseios das pessoas, em relação ao seu futuro profissional.
Em nosso caso o material divulgado tem como tema pós graduação do curso de psicologia. Colocamos imagens de atletas, com a finalidade de despertar o sentido de superação, força de vontade, garra, luta que estes transmitem, já que estão em constante busca. Quanto à música, colocamos com intenção de criar uma expectativa e as fotos para transmitir a noção que estamos em constante movimento. Optamos ainda, por escolher uma mulher de frente na foto, pois hoje o curso de psicologia tem como publico alvo as mulheres.
Então, colocamos a cor preta de fundo com objetivo de passar a noção de poder e seriedade, a cor azul para passar a noção de segurança e a cor branca para passar a noção de tranqüilidade.
Através das técnicas psicológicas associadas ao marketing, procuramos elaborar um comercial que logo no inicio prendesse a atenção das pessoas (usando a cor preta) e depois procuramos suavizar (usando a cor branca e azul)com o objetivo de fluir os desejos e anseios das pessoas, em relação ao seu futuro profissional.
Grupo: ALINE FAGUNDES, ANAMELIA FREITAS, CICILIA SOARES, DANIELE ALCOFORADO, FERNANDA PESSANHA, FRANCINE MESQUITA, MONIQUE ALVES, TAMILIS ECCARD, THAIS TAVARES e VIVIAN CORDEIRO
Justificativa Teórica: Uma das coisas que mais precisam ser valorizadas pelos profissionais de marketing são os aspectos psicológicos que movem os clientes a se decidirem ou não em adquirir um determinado produto ou serviço.
O marketing utiliza-se bastante das teorias do comportamento humano como forma de buscar um melhor entendimento sobre como e por quê os clientes compram e o que motiva a compra.
Na disciplina de Psicologia e Marketing podemos verificar algumas estratégias psicológicas que influenciam o consumidor em sua compra como, por exemplo, as mensagens subliminares, que é um tipo de mensagem que não pode ser captada pelos sentidos conscientes, sendo assim detectada apenas pelo inconsciente tendo a capacidade de influenciar o receptor. As cores são usadas também como meio de persuasão, que induzem o individuo a ter determinada sensação e estímulo. De acordo com os estudos psicológicos, existem algumas indicações seguras quanto ao uso das cores em publicidade.
Através das técnicas psicológicas associadas ao marketing, procuramos elaborar um comercial que pudesse fluir os desejos e anseios das pessoas, em relação ao seu futuro profissional.
Em nosso caso o material divulgado tem como tema pós graduação do curso de psicologia. Colocamos imagens de atletas, com a finalidade de despertar o sentido de superação, força de vontade, garra, luta que estes transmitem, já que estão em constante busca. Quanto à música, colocamos com intenção de criar uma expectativa e as fotos para transmitir a noção que estamos em constante movimento. Optamos ainda, por escolher uma mulher de frente na foto, pois hoje o curso de psicologia tem como publico alvo as mulheres.
Então, colocamos a cor preta de fundo com objetivo de passar a noção de poder e seriedade, a cor azul para passar a noção de segurança e a cor branca para passar a noção de tranqüilidade.
Através das técnicas psicológicas associadas ao marketing, procuramos elaborar um comercial que logo no inicio prendesse a atenção das pessoas (usando a cor preta) e depois procuramos suavizar (usando a cor branca e azul)com o objetivo de fluir os desejos e anseios das pessoas, em relação ao seu futuro profissional.
Grupo: ALINE FAGUNDES, ANAMELIA FREITAS, CICILIA SOARES, DANIELE ALCOFORADO, FERNANDA PESSANHA, FRANCINE MESQUITA, MONIQUE ALVES, TAMILIS ECCARD, THAIS TAVARES e VIVIAN CORDEIRO
Vídeo produzido por alunos do Sétimo Perído de Psicologia do ISECENSA
Matéria: Psicologia e Marketing
Justificativa Teórica: A música de fundo é uma forma de despertar e prender a atenção do telespectador, com a apresentação em alguns momentos do texto escrito, correlacionando com a fala do locutor para que haja um reforço, ou seja, uma ênfase na clinica no qual quer se levar ao tratamento.
O uso da imagem e som faz com que o sensorial do individuo seja mobilizado, e acredite que a solução está no foco principal do vídeo que é a Clinica de Psicoterapia.
As cores apresentadas como o azul significa segurança, saúde, psicologia, querem mostrar que na clinica a possibilidade de segurança está presente. O amarelo que tem como características chamar a atenção e influencia na psique é bem pontuada na imagem de uma pessoa num grupo no qual se apresenta isolada e está buscando atenção.
A mensagem subliminar também é focada na imagem de um olho, e a imagem de uma pessoa subindo uma rampa, chegando próximo ao topo, dando desta forma um sentido ambíguo da imagem. O de buscar algo que o faça crescer a um mundo moderno de realizações e curas, como também de uma busca infundada no sofrimento. Uma outra mensagem subliminar pode ser vista em uma porta com um desenho de um cálice, que nos mostra o lado religioso da instituição. O número 86 aparece no vídeo três vezes, enfatizando o local do atendimento.
Os fatores culturais possibilitam grandes influências sobre o grupo. Devido a seu prestígio na sociedade, o enfatizar do nome do Instituto Superior do Auxiliadora na propaganda.
A Clínica de Psicologia apresenta além de tudo uma estrutura de acessibilidade para com todos, visando a inclusão social das pessoas portadoras de necessidades especiais.
A Clínica de Psicologia abrange variadas linhas profissionais e com a imagem dos jovens profissionais, que embora a instituição mantenedora seja de uma linha tradicional é uma instituição aberta ao “novo” no qual desenvolve um trabalho único e com qualidade em primeiro lugar. Levando do que é de mais novo em qualidade profissional e tecnologia para a sociedade campista.
Grupo: Aryana Lima, Andréia Leonardo, Conceição de Maria, Dayane Mesquita, Denise Cardoso, Jessika Nunes, Gonçalina Santos, Lais e Marcela.
Justificativa Teórica: A música de fundo é uma forma de despertar e prender a atenção do telespectador, com a apresentação em alguns momentos do texto escrito, correlacionando com a fala do locutor para que haja um reforço, ou seja, uma ênfase na clinica no qual quer se levar ao tratamento.
O uso da imagem e som faz com que o sensorial do individuo seja mobilizado, e acredite que a solução está no foco principal do vídeo que é a Clinica de Psicoterapia.
As cores apresentadas como o azul significa segurança, saúde, psicologia, querem mostrar que na clinica a possibilidade de segurança está presente. O amarelo que tem como características chamar a atenção e influencia na psique é bem pontuada na imagem de uma pessoa num grupo no qual se apresenta isolada e está buscando atenção.
A mensagem subliminar também é focada na imagem de um olho, e a imagem de uma pessoa subindo uma rampa, chegando próximo ao topo, dando desta forma um sentido ambíguo da imagem. O de buscar algo que o faça crescer a um mundo moderno de realizações e curas, como também de uma busca infundada no sofrimento. Uma outra mensagem subliminar pode ser vista em uma porta com um desenho de um cálice, que nos mostra o lado religioso da instituição. O número 86 aparece no vídeo três vezes, enfatizando o local do atendimento.
Os fatores culturais possibilitam grandes influências sobre o grupo. Devido a seu prestígio na sociedade, o enfatizar do nome do Instituto Superior do Auxiliadora na propaganda.
A Clínica de Psicologia apresenta além de tudo uma estrutura de acessibilidade para com todos, visando a inclusão social das pessoas portadoras de necessidades especiais.
A Clínica de Psicologia abrange variadas linhas profissionais e com a imagem dos jovens profissionais, que embora a instituição mantenedora seja de uma linha tradicional é uma instituição aberta ao “novo” no qual desenvolve um trabalho único e com qualidade em primeiro lugar. Levando do que é de mais novo em qualidade profissional e tecnologia para a sociedade campista.
Grupo: Aryana Lima, Andréia Leonardo, Conceição de Maria, Dayane Mesquita, Denise Cardoso, Jessika Nunes, Gonçalina Santos, Lais e Marcela.
Programa De Olho Na Cidade ouve Promotor
Estivemos agora pouco com o Promotor Leandro Manhães no Ministério
Público Criminal, detalhes amanhã no Programa De Olho Na Cidade.
Público Criminal, detalhes amanhã no Programa De Olho Na Cidade.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Mais de Cem Mil Acessos!
No fim da página está colocado o contador mais antigo deste blog, um dos primeiros, os outros contadores de visitas vieram depois e cada um tem o seu motivo.
Ele passou da contagem de 100.000 visitas! O que me deixa muito orgulhoso, afinal o Blog não é tão fantástico assim, é apenas um diário de recortes dos meus pensamentos e um registro do cotidiano da minha própria vida. Nada demais, nem tem a pretensão de ser algo diferente, para isso existem os jornais, os blog politicos, os que vivem deste mecanismo.
Eu apenas gosto de ter um mural para colocar minhas poucas e fracas idéias.
Quando percebo que elas foram compartilhadas com mais de 100.000 pessoas penso que devo ter também a responsabilidade de não escrever qualquer coisa, afinal, tem gente lendo e tecendo suas criticas.
Bom dia a todos... hoje é muito importante para mim, as 10h00 estou na UENF apresentando meu projeto de pesquisa: Boa Sorte João!
Ele passou da contagem de 100.000 visitas! O que me deixa muito orgulhoso, afinal o Blog não é tão fantástico assim, é apenas um diário de recortes dos meus pensamentos e um registro do cotidiano da minha própria vida. Nada demais, nem tem a pretensão de ser algo diferente, para isso existem os jornais, os blog politicos, os que vivem deste mecanismo.
Eu apenas gosto de ter um mural para colocar minhas poucas e fracas idéias.
Quando percebo que elas foram compartilhadas com mais de 100.000 pessoas penso que devo ter também a responsabilidade de não escrever qualquer coisa, afinal, tem gente lendo e tecendo suas criticas.
Bom dia a todos... hoje é muito importante para mim, as 10h00 estou na UENF apresentando meu projeto de pesquisa: Boa Sorte João!
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Ricardo Salgado no Programa Sinal Verde da Tv Litoral
O Ricardo é um grande talento, mas dessa vez se deu mal no Cemitério de Campos.
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domingo, 22 de novembro de 2009
Hipnose é usada como alternativa para curar a dor
Na imaginação popular, a hipnose tem parentesco com a mágica. Ambas são usadas em shows, nos palcos. Talvez isso tenha prejudicado um pouco a compreensão dos benefícios que a hipnose traz, particularmente para as pessoas que sofrem de muita dor.
Conheça terapias e tratamentos que ajudam a combater a dor
Quando a psicóloga Edélia de Souza Pinto recebeu o laudo da perícia médica indicando aposentadoria definitiva por invalidez permanente, o mundo dela caiu. "Pensei que minha vida havia acabado porque eu tinha todas as limitações que você pode imaginar. Eu tive que aprender de novo a escrever", conta.
Vítima de um acidente em um ônibus no Rio de Janeiro, Edélia passou cinco anos em busca de alívio para a cervical irremediavelmente danificada. Depois de muitas medicações e poucos resultados, ela, ainda que com uma certa descrença, resolveu experimentar a hipnose. Deu certo.
"Há um tempo eu não sentava", lembra.
Além de utilizar a hipnose contra a dor, Edélia gostou tanto que se tornou uma hipnoterapeuta. Fez o curso no Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada, no Rio de Janeiro, e aliou o método ao seu trabalho de psicóloga. Hoje, Edélia consegue controlar a própria dor. "Com o auxílio da auto-hipnose, você faz em casa", diz.
A aceitação é tanta que o Instituto de Hipnose Aplicada vem formando há 17 anos profissionais da área de saúde que querem aplicar a técnica dentro de sua especialidade.
"A hipnose é um instrumento complementar do trabalho da pessoa", ressalta a presidente do Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada, Clystine Abram.
"Induzimos o paciente a relaxar, imaginar que está em um lugar tranquilo. Procuramos sempre o relaxamento muscular. Podemos usar a hipnose como ferramenta do trabalo complementando toda a atividade de fisioterapia", explica a fisioterapeuta Tereza Cristina Lourenço, da Clínica da Dor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Para o paciente, treinar a auto-hipnose é aprender a se medicar na hora que precisar, porque depois que sai do consultório, o efeito da hipnose dura apenas um tempo. E ainda tem um bônus: é de graça.
"Hoje eu paro muitas vezes e penso: como eu consegui chegar a esse ponto?", diz Edélia.
Do site do G1, clique aqui para ir ao texto original
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sábado, 21 de novembro de 2009
O Perdão Para Os Nossos Filhos
Existe uma interpretação, na nossa cultura, que perdoar é simplesmente esquecer. O autor espera que conseguido o perdão seja esquecida sua dívida, seu ato.
Isto é uma forma equivocada de se lidar com o perdão.
O autor deve ser perdoado, claro, mas seu ato deve ser reparado. Quando diante dessa impossibilidade, num ato impossível de ser revertido, uma pena deverá ser aplicada de forma a minimizar o ocorrido.
As distorções culturais que surgiram após o crescimento das populações transformaram o conceito original, mais antigo que a própria Bíblia, em penas sem a menor ligação com o ato e, até mesmo, na direção contraria, perdão livrando o autor de toda culpa.
Nem tanto ao mar e nem tanto a pedra.
Esquecendo as leis tradicionais direcionadas aos crimes comuns, vamos trazer esta questão para o nosso dia a dia, nas pequenas coisas e, principalmente, para a educação dos nossos filhos.
Este conceito é mais que válido, para se elaborar, na hora de lidar com as possíveis falhas daqueles que, temos a obrigação, de direcionar num caminho de responsabilidades.
Isto seria a capacidade de não aplicar castigos e penalidades vazias e sem nenhum sentido. Como, por exemplo, a proibição de ver televisão ou se aproximar de vídeos game. Na verdade o ideal seria colocar o autor diante de uma atividade diretamente ligada ao ato, mas em sentido inverso.
Claro que a criatividade para a elaboração dessas penas alternativas é o ponto chave de toda questão. E, para isso, cada caso deve ser pensado com calma e participação do próprio futuro apenado, que deve dar sugestões de como poderia reparar o seu ato.
Alias, possivelmente o ponto mais forte dessa dinâmica, é a participação dos filhos nas decisões. Pois, além de tudo, estariam aprendendo a lidar com o peso da responsabilidade de educar.
Não devemos esquecer o perdão para o autor, nenhuma demonstração de memória rancorosa, mas o ato e sua derivação devem ficar marcados pelo cumprimento da tarefa reparadora.
Podemos e devemos perdoar, mas jamais abafar qualquer situação, pois caso contrário ela está condenada a ser repetida pelo autor.
Isto é uma forma equivocada de se lidar com o perdão.
O autor deve ser perdoado, claro, mas seu ato deve ser reparado. Quando diante dessa impossibilidade, num ato impossível de ser revertido, uma pena deverá ser aplicada de forma a minimizar o ocorrido.
As distorções culturais que surgiram após o crescimento das populações transformaram o conceito original, mais antigo que a própria Bíblia, em penas sem a menor ligação com o ato e, até mesmo, na direção contraria, perdão livrando o autor de toda culpa.
Nem tanto ao mar e nem tanto a pedra.
Esquecendo as leis tradicionais direcionadas aos crimes comuns, vamos trazer esta questão para o nosso dia a dia, nas pequenas coisas e, principalmente, para a educação dos nossos filhos.
Este conceito é mais que válido, para se elaborar, na hora de lidar com as possíveis falhas daqueles que, temos a obrigação, de direcionar num caminho de responsabilidades.
Isto seria a capacidade de não aplicar castigos e penalidades vazias e sem nenhum sentido. Como, por exemplo, a proibição de ver televisão ou se aproximar de vídeos game. Na verdade o ideal seria colocar o autor diante de uma atividade diretamente ligada ao ato, mas em sentido inverso.
Claro que a criatividade para a elaboração dessas penas alternativas é o ponto chave de toda questão. E, para isso, cada caso deve ser pensado com calma e participação do próprio futuro apenado, que deve dar sugestões de como poderia reparar o seu ato.
Alias, possivelmente o ponto mais forte dessa dinâmica, é a participação dos filhos nas decisões. Pois, além de tudo, estariam aprendendo a lidar com o peso da responsabilidade de educar.
Não devemos esquecer o perdão para o autor, nenhuma demonstração de memória rancorosa, mas o ato e sua derivação devem ficar marcados pelo cumprimento da tarefa reparadora.
Podemos e devemos perdoar, mas jamais abafar qualquer situação, pois caso contrário ela está condenada a ser repetida pelo autor.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Programação 2010 do ISEC:
Palestra “Liberte o Líder dentro de você!”
Preletor João Oliveira)
08 de março de 2010 – 2ª feira - 17h
Palestra “Leitura Ativa: leia 25 mil palavras por minuto”
(Preletora: Bianca Acampora)
22 de março de 2010 – 2ª feira -17h
Palestra “Arteterapia: criando e recriando o sentido da vida”
(Preletora: Beatriz Acampora)
05 de abril de 2010 – 2ª feira – 17h
Palestra “Hipnose no tratamento da obesidade e transtornos alimentares”
(Preletor João Oliveira)
19 de abril de 2010 - 2ª feira - 17h00
Palestra “A abordagem terapêutica do jogo de caixa de areia”
(Preletora Bianca Acampora)
03 de maio de 2010 (2ª feira – 17h)
Curso de Formação em Hipnose Clínica (1 ano- sábados)
Início em 13 de março de 2010
Curso de Formação em Arteterapia em Educação e Saúde (2 anos)
Novas turmas: Início em 06 de maio de 2010 (5ª-feira – 13h às 17h)
Início em 08 de maio de 2010 (sábados de 08h às 17h)
Curso de Leitura Ativa : aprendizagem acelerada (20h)
14, 15, 16 e 17 de abril de 2010 (4ª, 5ª, 6ª e sábado)
Curso de Liderança Inteligente
Início em 07 de abril de 2010
Curso de Ludoterapia (sábados)
24 de abril e 22 de maio de 2010
Curso de Recrutamento, Seleção, Treinamento e
Acompanhamento de Pessoal (sábados)
27/03/10 – 24/04/10 – 29/05/10 – 26/06/10 – 31/07/10
Curso de Avaliação Psicopedagógica: testes e laudos
28 e 29 de maio de 2010 / 25 e 26 de junho de 2010
Curso de Testes Psicológicos (sábados)
13/03/10 (08h às 16h), 15/05/10 (08h às 14h), 12/06/10 (08h às 14h)
Curso de Caixa de Areia (4ª feira)
02 e 09 de junho de 2010
Curso Novo: Gestão de Pessoas com Arteterapia
Início em: Abril de 2010
Realização:
www.isec.psc.br
Tel: (22) 2731-2272
Gambá capturado!
Num condomínio de alto luxo em Campos. O animal foi devolvido a uma
mata próxima ao local onde foi encontrado. Foto enviada por Alex Jr. leitor do blog e ouvinte do DE OLHO NA CIDADE.
mata próxima ao local onde foi encontrado. Foto enviada por Alex Jr. leitor do blog e ouvinte do DE OLHO NA CIDADE.
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