Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Ex-prefeita vai a júri popular por assassinato de radialista

Matéria do Globo On Line, conforme link no título

FORTALEZA - Ex-prefeita de Limoeiro do Norte, no Ceará, Maria Arivan de Holanda Lucena será julgada por um júri popular pelo assassinato do radialista Nicanor Linhares Batista, ocorrido em 30 de junho de 2003. A decisão foi do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O desembargador José Maria de Oliveira Lucena, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª região, em Recife, foi denunciado pelo Ministério Público Federal como co-autor do mesmo crime.

O radialista Nicanor Linhares Batista foi morto com 11 tiros dentro dos estúdios da Rádio Vale do Jaguaribe, de sua propriedade. Ao todo, nove pessoas foram acusados pelo crime. Os outros sete acusados foram pronunciados em 2006 pela juíza Luciana Teixeira de Souza, da 1ª Vara de Limoeiro do Norte.

Entre os indícios de autoria, está a forte inimizade entre o casal e o radialista, o que era de conhecimento público. Ele tornou-se um dos principais adversários da então prefeita ainda em 2000, quando apoiou a candidatura do deputado estadual Paulo Duarte (PSDB). As críticas perduraram durante os primeiros anos da gestão da prefeita e o radialista começou a receber ameaças de morte.

O assassinato causou comoção e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) cobrou punição dos culpados. A ONG internacional Repórteres sem Fronteiras enviou carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrando esforços na apuração do crime.

Nenhum comentário: