Macaé acaba de se tornar o primeiro município da Região Norte Fluminense a ser contemplado pelo programa Rio-Estado da Bicicleta. A solenidade foi feita na tarde desta sexta-feira, dia 26 de março, na sede da Secretaria Estadual de Transportes, no Rio de Janeiro. Depois de presenteado com uma bicicleta elétrica, que simbolizou a entrada e boa recepção do programa em Macaé, o Secretário de Mobilidade Urbana do município, Jorge Siqueira, e o Secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, assinaram o protocolo de intenções, documento que oficializa o convênio entre a Secretária de Mobilidade Urbana de Macaé e o Estado, para a implantação do Programa Rio - Estado da Bicicleta na cidade.
De acordo com o Secretário Julio Lopes, o Rio-Estado da Bicicleta funciona como um disseminador da cultura do uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, ecológico e de integração. “O nosso esforço é para mostrar a população que esse é um meio saudável que deve ser incorporado no sistema de transporte de todo o Estado, para que a população tenha uma melhor qualidade de vida”, afirmou Julio Lopes.
O convênio prevê a prestação de serviços técnicos especializados, realizado por uma equipe do Programa Rio-Estado da Bicicleta, que elaboram e doutrinam na cidade um plano de conscientização e mobilização popular, projetam a implantação de ciclovias, ciclo-faixas, além de instalarem bicicletários em locais de integração de transporte urbano, como pontos de ônibus e rodoviárias, e também junto aos estabelecimentos comerciais e de maior fluxo de pessoas.
- Com a implantação do projeto haverá um salto na melhoria de vida da população e de Macaé, com as vias públicas menos congestionadas. Com certeza a entrada do programa Rio–Estado da Bicicleta no município trará muito mais benefícios a todos. – afirmou o secretário de Mobilidade Urbana de Macaé, Jorge Siqueira.
A cultura do uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, ecológico e de integração é um hábito antigo em vários países da Europa, como França, Holanda, Alemanha, Espanha e Dinamarca, entre outros. E no Brasil, já existem exemplos bem sucedidos como o da cidade de Sorocaba, em São Paulo, onde a estrutura de trânsito do município é cortada por uma ciclovia de 50 km de extensão.
O projeto já está foi implantado em várias cidade do estado como Teresópolis, São João de Meriti, São Fidélis, Paty do Alferes, Barra do Piraí, Resende, Vassouras, Cachoeiras de Macacu e já existem acordos para Barra Mansa, Japeri, Engenheiro Pedreira, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis.