Por:
João Oliveira - Psicólogo (CRP 05/32031)
Existe uma diferença básica entre o
líder e o chefe: o chefe ordena, mas, o líder lidera. Parece mais uma pegadinha
semântica, no entanto, não é. Ocorre que o verdadeiro líder é carismático e
consegue que seus colaboradores o sigam pela empatia que gera no ambiente.
Dar o exemplo, apresentando em seu
próprio comportamento, como as coisas são feitas é somente o primeiro passo, o
líder deve elogiar, dar conselhos e estar sempre pronto para assumir a
responsabilidade pelo grupo quando alguma coisa der errado. Não é tarefa fácil
e nem todo mundo está preparado para liderar uma equipe, que nem precisa ser
muito grande: onde encontramos duas pessoas atuando pode ter certeza que uma
delas exerce algum tipo de liderança.
Existem líderes natos, pessoas que
possuem atitudes espontâneas que as colocam, de forma natural, no comando de
outras. Na verdade, nem precisa ser um diretor ou possuir um cargo de comando:
é uma liderança de fato e não de direito.
Assim, algumas pessoas acabam
adquirindo talentos pelas experiências vividas e podem se tornar, sem esforço
maior, o referencial de comando de um grupo ou, até mesmo uma nação.
Mas, quem não é assim, desse jeito
natural, pode conseguir reunir todos os talentos de um bom líder se souber
incorporar algumas técnicas. Vamos enumerar cinco fáceis de serem colocadas em
prática hoje mesmo:
1 – Seja
sincero: Fale sempre a verdade para seus comandados e de forma objetiva. Não
invente histórias, ou seja, prolixo. As pessoas confiam mais em quem é franco e
direto. Lembre-se que isso não significa ser rude ou mal-educado.
2 – Seja
sutil: Jamais chame a atenção de nenhum integrante de sua equipe em público.
Isso irá desenvolver um ambiente de medo que é altamente contraprodutivo.
3 – Não
ouça fofocas: ter informação é muito importante, mas é necessário saber separar
a informação qualificada e útil da fofoca que só prejudica. Corte logo no
primeiro momento o ambiente de fofoca, pois é algo danoso ao ambiente corporativo.
4 – Elogie
sempre: esteja sempre buscando algo positivo nas pessoas de sua equipe para
elogiar e, diferente da bronca, faça isso em público para que todos saibam que
o bom trabalho é percebido pelo líder da equipe.
5 – Não
seja autoritário: existe uma grande diferença em ter autoridade e ser
autoritário. A autoridade é dada ao superior e o autoritário tentar impor suas
vontades. Por isso, permita que seu comportamento e atitudes propiciem o
ambiente mais adequado para a sua autoridade.
Claro que liderar depende de uma
equipe, mas para se transformar em um líder de fato, você deve, primeiro,
aprender a comandar a si próprio domando suas emoções e suas atitudes.
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