Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

domingo, 1 de maio de 2011

Congresso Virtual/Presencial


Campos será a sede de um evento híbrido, o I Congresso Virtual de Psicologia, Saúde e Educação que ocorrerá na UENF-RJ e, simultaneamente, será transmitido para auditórios virtuais.

Nos dias 20, 21 e 22 de maio o programa de Mestrado de Cognição e Linguagem do CCH, em conjunto com o ISEC – Instituto de Psicologia Ser e Crescer – vão modificar um pouco a história da distribuição do conhecimento no Brasil.

A primeira etapa se parece muito com a convencional. Nos dias 20 e 21 os palestrantes, assistentes e conhecimento científico passando de uma cabeça para muitas estarão centrados nas salas da UENF. A diferença estará nas câmeras e microfones ligados em um ambiente único que permite uma assistência onde quer que exista conexão estável de internet.

Logado no auditório virtual (serão três ao mesmo tempo) o participante poderá escolher de qual palestra pretende participar. De onde estiver, ao vivo, fazer perguntas e ouvir as repostas como se lá estivesse fisicamente.

Já a segunda etapa, dia 22 de maio, domingo pela manhã, difere de tudo já feito em termos de congressos científicos. Tanto o palestrante, quanto o ouvinte, estarão, cada qual, no seu canto. O palestrante pode estar em casa, no escritório, numa praça e da mesma forma o assistente, desde que plugado na rede.

O congressista terá de usar câmera e microfone, estes mesmos aparatos que todo mundo usa para falar normalmente pela internet. O diferencial está nas facilidades do auditório, onde o congressista poderá exibir suas apresentações em power point, gráficos e o que mais desejar. Tornando, sua apresentação, tão normal quanto seria em uma sala convencional.

Com isso as facilidades são evidentes: menos custo de alimentação; hospedagem; viagens ... e ainda o conforto e segurança de estar onde melhor lhe convier.

O Dr. Carlos Henrique Medeiros, coordenador do programa de mestrado em Cognição e Linguagem do CCH-UENF é um dos entusiastas desta modalidade, vários de seus orientandos estão de olho no ambiente virtual já há algum tempo. Alguns dos trabalhos que serão apresentados, inclusive, versão sobre este exato tema.

Mais uma vez é em Campos dos Goytacazes, que a história começa a mudar no Brasil. Das salas da UENF para qualquer lugar, inclusive aqui.


Nenhum comentário: