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terça-feira, 25 de setembro de 2018

O QUE VOCÊ ACREDITA PODE ATRAPALHAR SUA VIDA OU FAZER VOCÊ FELIZ



Lembra da história do sapo que estava preso em um buraco com outros dois amigos sapos e começou a dar pulos bem altos para tentar sair do buraco enquanto todos os outros sapos que estavam do lado de fora diziam para ele desistir porque não ia conseguir mesmo? Então, como o sapo era surdo e não ouviu o que os outros diziam ele conseguiu acreditar em si mesmo e dar um pulo bem alto e saiu do buraco.


O nosso sistema de crenças se dá na relação com os outros e como nos importamos e nos impactamos com o que os outros fazem conosco ou aquilo que nos dizem, bem como as mais diversas situações da vida. Dessa forma, uma pessoa que sofreu um trauma, passou por uma situação de humilhação ou simplesmente foi rejeitada por alguém, pode vir a acreditar que tem algo errado com ela, que não é merecedora de algo ou, ainda que o sofrimento é algo comum e que é normal ficar sofrendo por algo que aconteceu, uma vez que não foi ela que escolheu passar por aquilo.


Se é verdade que não podemos escolher e controlar todas as situações que vivenciamos e como as pessoas nos tratam, também é verdade que podemos gerenciar a forma como respondemos a isso tudo, ou seja, não precisamos ser escravos da situação ou de uma crença que limita o nosso crescimento e exercício da liberdade.


Mas, afinal, o que são crenças limitantes? Todos nós temos pensamentos todos os dias. Alguns são superficiais e outros mais profundos. Quando algo é muito forte do ponto de vista emocional, a tendência é que seja criada uma crença, ou seja, um valor para algo que vivenciamos. Associamos ideias e emoções, que geram determinadas formas de agir. Quando nos sentimos incomodados com algo ou um sentimento de raiva, tristeza ou medo surge, é porque existe um valor, uma crença que impulsiona para uma ação.


Dessa forma, as crenças limitantes são aquelas que estão na base das ações que levam alguém a agir de uma forma disfuncional, isto é, indo na direção contrária da sua liberdade de ser feliz e de construir sua ação de acordo com seus sonhos e desejos.


Imagine a seguinte situação: um rapaz sempre ouviu de sua família e amigos que era feio, gordo e que ninguém gostava dele. De tanto ouvir, acabou acreditando nisso, pois as pessoas que deveriam cuidar dele e amá-lo, apenas falavam coisas ruins para ele. Hoje ele tem dificuldade de se relacionar com pessoas e não namora, porque diante das mais diferentes situações ele diz para si mesmo: “Eu sou feio e gordo, ninguém vai gostar de mim”.


Ele não pôde controlar a situação no passado, mas pode fazer algo diferente hoje, criando novas alternativas para se enxergar de uma forma diferente, buscando perceber suas qualidades, suas realizações e se valorizando, quebrando o padrão de crença limitante.


Alguns exercícios para ajudar a construir crenças libertadoras e funcionais:


• Liste suas principais realizações e conquistas.


• Liste os pensamentos que surgem na sua mente quando você está enfrentando um problema.


• Liste os pensamentos construtivos que você gostaria que surgissem em sua mente em situações difíceis. Repita essas frases para si mesmo quantas vezes forem preciso, em diferentes situações.


• Avalie: que mentiras você tem falado para você mesmo a seu respeito?


• Construa uma lista de verdades sobre você e suas qualidades.


• Liste cinco coisas simples e fáceis que você pode começar a fazer hoje para ser mais feliz e comece a colocar em prática.


• Eleja uma atitude ou ação positiva e poderosa para colocar em prática durante a próxima semana, independente do que ocorra e anote os resultados.



Construa sua liberdade e pare de repetir para você mesmo o que não é verdade a seu respeito. Como diz J. P. Sartre: “O importante não é o que fizeram de nós, mas o que fazemos com o que fizeram de nós”. Assuma o comando da sua vida!

Caso sinta muita dificuldade em implementar essas mudanças em sua vida, busque auxílio profissional. Um terapeuta, psicólogo pode lhe ser bastante útil.


Uma outra dica é baixar o aplicativo: CASA DOS 7 SABERES. Esse aplicativo têm muitos áudios e vídeos que seguem essa linha de apoio para quem deseja reais mudanças em sua vida.


Por Profa. Dra. Beatriz Acampora

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

RECURSOS HUMANOS E TECNOLÓGICOS EM HARMONIA



As mudanças tecnológicas estão ofertando, cada vez mais, oportunidades no universo do mercado de trabalho. Entregar currículo pessoalmente nas empresas ou, esperar estar empregado formalmente para ganhar dinheiro já é mesmo coisa do passado. Só não se mobiliza e colhe bons resultados quem não está atualizado com essas novas ferramentas.

Para quem deseja uma posição laboral formal, com horários e salários bem definidos o caminho para a contratação, no momento atual, tem dois focos: as empresas privadas ou públicas. O caminho para o emprego público, tido como mais estável e seguro, ainda é o mesmo de décadas passadas: o temido concurso público.

São provas que exigem muito estudo e preparação. Muitas vezes, o candidato pode levar anos até alcançar o seu objetivo. O processo requer paciência e dedicação. São inúmeros cursinhos, apostilas, métodos de aprendizado, fórmulas mágicas de retenção de conteúdo. Tão grande é esse mercado que existem produtos específicos para os chamados concurseiros profissionais. Pessoas que vivem fazendo concursos públicos até alcançarem a posição que realmente desejam.

Já o caminho para uma vaga em uma empresa privada está completamente diferente do que existia há cinco anos. Hoje o currículo disponibilizado online, em sites especializados, dá mais resultado do que distribuir, porta a porta, o currículo impresso. Os departamentos de RH estão automatizando grande parte do processo.

Alguns desses sites, por exemplo, possibilitam ao candidato fazer testes de aferição de competências e habilidades. Dessa forma já direcionando seu currículo para vagas com o melhor perfil. As empresas, por sua vez, usam desses serviços online para agilizar o processo e diminuir custos com divulgação de suas necessidades.

Em minutos uma equipe de RH pode ter em suas mãos centenas de currículos para uma análise mais aprofundada e agendamento de entrevistas para o início do processo de seleção presencial. Uma economia de recursos fantástica pode ser alcançada se utilizando dessas inovações.

Por um outro lado, existem pessoas que desejam caminhar de outra forma e empreender sem sair de casa: o home office.

Quem possui habilidades diferenciadas e prefere atuar mais livremente, pode optar por ofertar seus serviços online. Existem sites especializados que possibilitam a contratação de freelancers do mundo inteiro. Sistemas honestos que garantem a segurança tanto de quem produz quanto de quem adquire como o Workana, por exemplo.

Para os que atuam com prestação de serviços essencialmente presenciais, a rede mundial também facilita o encontro com as demandas de novos clientes. Criar e manter perfis profissionais nas redes sociais não é novidade, mas ganha uma nova roupagem com as possibilidades de divulgação de baixo custo. Hoje o Instagram é tido por muitos como uma ferramenta de negócios essencial para qualquer tipo de atividade comercial.

Finalizando, podemos ainda apontar para uma modalidade de atuação que gera recursos mesmo sem que a pessoa tenha que, necessariamente, produzir algum produto.

Não se trata do famoso Marketing de Rede e, sim, do processo de filiação a produtos. Uma pessoa produz algo que pode ser comercializado online e outras vendem, pelas rotas da internet, em troca de comissionamentos que podem variar de 20% até 50% do valor do produto.

Nesse campo o Hotmart, site de armazenamento e venda, lidera no mercado brasileiro. São milhões de reais que mudam de mãos todos os meses somente com produtos como cursos online, livros e etc. Alguns profissionais dessa área jamais tiveram um emprego formal (ou qualquer formação) e faturam cifras de três dígitos mensalmente.

Claro que muitos ainda sonham com um emprego no Banco do Brasil ou na Receita Federal, mas o mar de oportunidades que pode ser navegado antes disso, ou enquanto se espera por isso, é muito grande e capaz de satisfazer as necessidades financeiras de muitos.

São muitas as pessoas que, mesmo estando em um emprego no mercado privado, investem em cursinhos estudando para concursos públicos.

No entanto, é cada vez maior o número que busca qualidade de vida, abrindo mão da conhecida estabilidade financeira para se colocar dentro do próprio sonho de viver fora do padrão imposto pelo relógio de ponto.

Para essas pessoas o mundo digital cai como uma luva e permite empreendimentos antes nunca pensado. Assim, sair do comum e olhar as inovações que surgem a cada minuto, pode fazer toda a diferença no futuro profissional nos dias atuais.


Por Prof. Dr. João Oliveira
           

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

PODER PESSOAL




Provavelmente todos conhecem alguém que quando adentra o ambiente atrai a atenção de todos mesmo sem pronunciar uma só palavra. Independente do cargo que ocupe na empresa essa pessoa possui, o que muitos chamam, de magnetismo pessoal. Parece uma força de atração, silenciosa, que transforma certas pessoas em referências de poder e sabedoria.

O que nelas cria essa atmosfera positiva de atração? Pode ser replicado para se alcançar os mesmos resultados?

No universo comportamental tudo é possível com técnica, esforço e prática. Mas, para que possamos direcionar nossas energias para a criação de um avatar que modele um personagem de grande magnetismo pessoal é necessário que saibamos quais são os pontos principais exibidos por uma pessoa neste perfil de excelência:

1 – Voz e fala – Tanto homens quanto mulheres, no perfil de grande poder pessoal, possuem uma fluência mais lenta que o seu grupo de contato. Também mantém um tom de voz mais grave sem cruzar a linha do estereótipo. Jamais falam rápido, mas, sabem usar as pausas para criar um toque emocional em suas frases.

2 – Movimentos gerais - Uma pessoa de grande poder não tem pressa. Anda devagar, não balança os braços além da área do corpo quando anda e mantém o queixo em 90º em relação ao pescoço (nem mais nem menos).

3 – Movimentos das mãos – Jamais uma pessoa de grande poder pessoal irá falar movimentando as mãos acima da linha do osso esterno (peito). Essa gesticulação expressa uma grande insegurança do falante e, como nosso avatar é muito seguro de si, ele jamais se movimenta dessa forma.

4 - Olhar centrado – Pode-se notar que olhar das pessoas magnéticas sempre são expressivos. No entanto, ao questionar aos que convivem diretamente com elas o que realmente têm de diferentes poucos irão responder corretamente: elas piscam menos e mais devagar.

Esses são os quatro pontos mais comuns naqueles que exercem uma forte atratividade, as que emanam poder no ambiente. Muitas, são assim naturalmente e outras tantas treinaram o próprio perfil comportamental para incorporarem essa calma natural que existe nos poderosos.

Para os que desejam expandir, de forma natural, este dom apresentamos aqui quatro práticas de exercícios que podem ajudar a delinear este perfil:

1 – Voz de autoridade – Basta colocar alguns objetos sobre a mesa e comandar, a si mesmo, a movimentação deles. Com uma voz calma é tranquila, porém altiva, diga o seu nome e pela para pegar um ou outro objeto e depois, ainda com o comando de voz, ordene que o objeto seja de novo colocado no mesmo lugar. A mente irá “ver” que, tudo que é dito com aquela voz ocorre no mundo real. Criando assim uma notável segurança na fluência verbal.

2 – Movimentos de corpo – Tomar consciência do próprio corpo requer atenção. Para isso é necessário que uma prática de meditação seja incorporada no dia a dia das pessoas que deseje manter uma marcha bem estruturada. A yoga pode ajudar muito no desenvolvimento desta consciência corporal.

3 – Mãos e pés mais seguros - Para evitar muita movimentação ao falar uma boa prática é pressionar os dedões dos pés dentro dos sapatos. Não há como a outra pessoa perceber mesmo de os pés estiveram à mostra (sapatos femininos). Nas mãos a dica é unir os três dedos: polegar, indicador e anelar. De forma suave e sutil essa postura com as mãos parece natural e as inibe de desenhar no ar o que falamos.

4 – Olhar magnético - Essa é uma técnica milenar tibetana o Melong, uso de espelhos para desenvolver um olhar penetrante e magnético. Qualquer espelho serve para esse treino. Basta olhar a própria imagem e tentar permanecer o maior tempo possível sem piscar. Sem esforço, sem perder uma expressão de calma natural ficar dois minutos sem piscar podem causar um impacto bem forte mesmo que a pessoa, com quem fala, jamais perceba o que ocorre de diferente. Atenção para as limitações físicas de cada pessoa. Usuários de lentes de contato, por exemplo, terão enorme dificuldade nesse exercício e, de fato, para elas isso não é aconselhável.

A prática desses exercícios não irá lhe transformar em um líder natural em quinze dias. Mas, com a constante observação das pessoas, que você mesmo considera influentes no ambiente, mais detalhes virão à tona de forma consciente. Assim, dentro de algum tempo será possível criar o seu próprio modelo de personalidade magnética. Um perfil de poder pessoal somente seu.


Por Prof. Dr. João Oliveira

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

SATISFAÇÃO, RETORNO E LEGADO




Muito são os profissionais que desejam se colocar em posições onde venham a se sentir plenos, completos em todos os sentidos. É algo natural pensar dessa forma: aliar a produção com a realização pessoal é o que se espera para uma vida saudável e feliz. No entanto, nem todos podem se dar a esse luxo e, além disso, os conceitos podem ser mal interpretados por alguns. 

Podemos notar que o conceito de trabalho está ligado a sofrimento e desgaste físico. Os termos: - “Isso vai dar trabalho!” ou: - “Trabalhei até tarde ontem!” estão se referindo a algo oneroso, cansativo, estafante ou degradante fisicamente. Não precisa ser assim.

Esse é o primeiro ponto que deve ser questionado quando alguém se propõem a seguir uma determinada profissão: fazer isso me dá satisfação?

Quando se trabalha apenas pelo retorno financeiro os dias se tornam pesados e longos. Atuar em uma posição que não gere satisfação é o mesmo que se apunhalar todos os dias. A produtividade não será a melhor possível e, muito provavelmente, em algum tempo, sintomas físicos, dos mais variados, irão surgir atormentando ainda mais o sujeito em questão.

Atuar profissionalmente em algo que seja vocacionado transforma os dias em espaços maravilhosos de construções. O ânimo, pela manhã ao se levantar, é juvenil e o tempo laboral nem é percebido. Os dias passam rapidamente de forma leve.

Caso não se sinta assim hoje, procure uma revisão de vida. Afinal, ninguém merece viver em sofrimento mesmo que seja bem remunerado para isso.

O segundo ponto que deve ser observado logo após solucionado a diretriz da satisfação: existe retorno? Provavelmente o primeiro pensamento que passa pela cabeça é o retorno financeiro. Na verdade, se esse for o foco principal, esse texto não tem nenhuma valia. De nada adianta recursos financeiros sem saúde e longevidade.

Por retorno pode se entender resultados que tragam benefícios ao executor. Por exemplo: um palestrante que é médico. As palestras, coisa que ama fazer, não lhe rendem um tostão, mas, geram clientes em seu consultório. Assim, o retorno pode ser indireto. Pessoas, que já possuem recursos para a manutenção de um padrão de vida, muitas vezes se filiam em atividades voluntárias apenas para se sentirem mais úteis. O retorno é o reconhecimento de suas próprias ações.

Óbvio que, o envolvimento pleno na atividade que gere prazer irá resultar em algum tipo de retorno além da saúde. Casos interessantes podem ser encontrados de atividades que não geravam nenhum beneficio financeiro no início e depois se tornaram fonte principal de renda para famílias inteiras.

Por último, algo que poucos pensam em fazer, deixar um legado. Mas, seguindo a sequência citada, o resultado será inevitável: um legado será criado.

A evolução natural de qualquer perfil de trabalho é uma especialização. Quem faz o que gosta irá fazer melhor a cada dia e isso irá evoluir naturalmente para um aprimoramento da produção.

Novas técnicas serão criadas, os processos serão sempre revistos e refinados. Ou seja, a contribuição dessa pessoa irá permanecer após seu período de vida produtiva. O legado é algo que sobrevive a nós, algo que pereniza nossa participação como membros produtivos de uma sociedade.

Nem sempre o nome da pessoa está associado ao legado deixado, mas, a contribuição pode estar sendo usada e sendo útil para muitas pessoas. Esse é ponto relevante do legado: ser útil além da vida.

Uma pena que não tenhamos todos a capacidade (ou coragem) de se lançar em uma busca pelo encontramento de uma função que nos dê satisfação, que gere retorno e que nos permita deixar um legado.

Portas foram feitas para serem abertas. Caso alguma à sua frente esteja fechada nesse momento se torne primeiro um chaveiro, depois a abra e siga em frente.


Por Prof. Dr. João Oliveira

SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO


               

Quando se fala em segurança no trabalho vem logo à mente questões relacionadas aos equipamentos EPIs, CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e divulgação de práticas saudáveis como exercícios laborais. Não é deste perfil de segurança que iremos tratar neste texto.

O momento atual gera um crescente aumento na preocupação das empresas quanto à segurança do patrimônio e de seus colaboradores diante da crescente violência nos grandes centros urbanos. Certas medidas de prevenção são tomadas e, algumas, podem acabar gerando constrangimento entre os funcionários, principalmente no momento de acesso às instalações ou na saída, ao final do turno.

Assim, novas medidas criativas e eficientes estão começando a surgir para tornar mais seguro o ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, criar maiores facilidades para os funcionários. Alguns exemplos e ideias inovadoras de como isso pode ocorrer unem a tecnologia atual e antigas práticas já esquecidas.

1 – Transporte diferenciado: está voltando a adoção de ônibus privados para o transporte de funcionários. Com rotas e horários bem planejados, esses veículos circulam pelos bairros onde residem a maior parte dos contratados pelas empresas. O interessante é que, para baixar os custos, começam a surgir empresas de ônibus que oferecem esse trabalho de forma consorciada. Assim, duas ou mais empresas rateiam os custos do mesmo veículo.

2 – Identificação por aplicativo: a criação de aplicativos se tornou algo de custo mínimo e qualquer empresa pode adotar um sistema de identificação e controle de frequência dos funcionários. Além disso outros recursos podem ser instalados permitindo a criação de grupos de trabalho, validação de acesso a determinadas áreas da empresa e etc.

3 – Uniformes e crachás com chip de reconhecimento: qualquer pessoa pode conseguir um uniforme até mesmo em lojas especializadas. Mas, com a ajuda da atual tecnologia o implante de chips nos tecidos e/ou crachás pode fazer toda diferença na validação da identidade de uma pessoa. Com proteção à prova d´agua, chips podem ser colocados em locais diversos, como o colarinho (por exemplo), tornando a validação eletrônica no acesso às empresas mais ágil do que o reconhecimento pela biometria.

4 – Treinamento comportamental: o que fazer em uma emergência de segurança? Diferente do treinamento de evasão coordenado pelas brigadas de incêndio é necessário a elaboração de protocolos de ações em caso de uma situação que possa colocar em risco a segurança dos funcionários. No Rio de Janeiro uma universidade criou corredores a prova de bala. Por estar próxima a uma comunidade violenta, em caso de troca de tiros os alunos devem se deslocar para determinados corredores que foram projetados para suportar tiros de alto calibre. Cada empresa deve ter um plano de ação e treinamentos de acordo com suas necessidades.

5 – Protocolo de privacidade: em um mundo onde as selfies reinam nas redes sociais nenhum espaço interno está realmente reservado somente aos que nele transitam. Assim, já encontramos empresas que solicitam aos seus funcionários que evitem tirar fotos das instalações onde trabalham, afim de limitar o mapeamento interno de pessoas mal-intencionadas. As inocentes selfies podem revelar janelas, portas, grades de segurança, equipamentos e outros detalhes que pessoas, fora desse ambiente, não teriam acesso. Recentemente, em um In Company, a empresa solicitou que as fotos da apresentação fossem somente direcionadas a mim e, de forma alguma, a nenhum participante do treinamento. Essa empresa proíbe, firmemente, que nenhum funcionário torne público onde trabalha. De fato, não é um lugar qualquer, trata-se de uma importante entidade financeira.

6- Ações comunitárias: boa parte da violência urbana está localizada no entorno das comunidades carentes. Geralmente os elementos mal-intencionados agem muito próximo do local onde vivem e isso ocorre pela facilidade na fuga e ocultação dos produtos roubados. Sendo assim, as empresas que se situam próximas às áreas de risco investem em ações comunitárias para criar uma linha de afeto com a comunidade. Isso resulta em um menor índice de ações contra os funcionários da empresa que transitam pela área e contra a própria empresa que passa a ser vista como parte integrante da comunidade.

Se adaptar à realidade é uma necessidade não só das instituições: todos os elementos que compõem uma empresa devem ter protocolos de segurança estabelecidos. Infelizmente o momento exige um pensamento além das demandas cotidianas solicitadas pelas responsabilidades corporativas.

Viver e trabalhar em grandes centros urbanos se tornou uma verdadeira aventura com riscos reais e muitas vezes impossíveis de serem evitados completamente. Estar preparado com ações educacionais promovidas pelas empresas é apenas um pequeno passo diante deste desafio crescente.

Por Prof. Dr. João Oliveira

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

AUTOCONCEITO PROFISSIONAL


     
 

Você já deve ter ouvido falar que uma pessoa que tem autoconfiança e autoestima tem mais chances de se posicionar no mercado. Isso ocorre porque a utilização dos recursos internos para a produtividade e realização são mais frequentes e se consegue alcançar melhores resultados a partir do senso de capacidade e de autovalorização para a concretização de objetivos.

A autora Beatriz Acampora (livro: Autoestima: práticas para transformar pessoas 2013, p. 20 e 21) afirma que “A autoestima é a fonte do nosso poder pessoal, da capacidade que todo ser humano tem de influenciar e ser influenciado nas relações sociais. Em todos os tipos de relações a autoestima é o pano de fundo, pois ela determinará o modo como o indivíduo irá respirar, se emocionar e agir. Em situações de trabalho, por exemplo, pessoas com alta autoestima tendem a ser mais ágeis, a falar assertivamente o que querem, a lutar pelos seus objetivos de forma clara. Uma pessoa com alta autoestima acredita em si mesma, é o que quer ser, goza a vida e assume responsabilidades sem culpar os outros ou se justificar pelas escolhas que faz. ”

No ambiente de trabalho, a autoestima deve ser considerada como um fator importante que está na base do modo de desenvolver a atividade profissional, de avaliar a si mesmo como capaz de desempenhar determinadas tarefas e da habilidade de superar dificuldades a partir de seus recursos internos.

O mundo atual é repleto de cobranças, estimulação à competição, comparações e busca por um alto padrão de realização de tarefas, almejando sempre melhores resultados. Nesse sentido, é inevitável que as pessoas cobrem a si mesmas para fazer parte das exigências sociais. O autoconceito e a autoconfiança vêm sendo cada vez mais exigidos no mundo do trabalho, pois formam o alicerce para a atuação em equipe e a efetividade das ações em prol dos objetivos organizacionais.

Dessa forma, relaciona-se o autoconceito com o trabalho em equipe, o alcance de determinados resultados para a organização e a satisfação no trabalho. O autoconceito profissional é definido por Souza & Puente-Palacios, no artigo A influência do autoconceito profissional na satisfação com a equipe de trabalho (2011, p. 4) como: “a percepção que o indivíduo tem de si em relação ao trabalho (tarefas) que executa. ” Tal definição considera o autoconceito em função de percepções individuais relacionadas à realização profissional, à competência, à autoconfiança e à saúde, que são as suas dimensões constitutivas.

A realização profissional está, dessa forma, relacionada ao sentimento de competência diante dos processos de trabalho e das exigências cotidianas e tem conexão com a saúde, entendida a partir de um amplo espectro que envolve a vida psíquica, biológica e social.

O sentimento de competência implica o indivíduo apreender que tem um conhecimento específico e é capaz de colocá-lo em prática em prol de determinados resultados exigidos no ambiente laboral. Para que o senso de competência exista é preciso um investimento do próprio sujeito no aprimoramento de suas habilidades.

Cada indivíduo, em sua relação com o trabalho, desempenha de determinado modo sua atividade, o que depende da maneira como ele se vê diante da tarefa executada, de como se relaciona consigo e com as pessoas da equipe da qual faz parte, com sua produção e sua autorrealização no trabalho.

A satisfação no trabalho e a realização profissional caminham juntas, uma vez que, quando o indivíduo percebe a si mesmo como capaz, útil e parte integrante de algo maior, competente e autoconfiante para realizar suas atividades laborais, há um maior comprometimento com seu papel na organização, principalmente se esta oferece infraestrutura, benefícios, salário, plano de cargos e salários adequados.

Assim como a organização escolhe o indivíduo mais capacitado para atuar em um determinado cargo, o trabalhador também escolhe a organização que supra suas necessidades de realização profissional. Quanto mais qualificado é o trabalhador e mais exigências o cargo requer, maior essa relação de reciprocidade.

O autoconceito é continuamente construído e modificado nas relações do sujeito com o meio ambiente, podendo ser alterado em função das relações de trabalho e do ambiente laboral. Dessa forma, críticas, humilhações, rejeições, perdas, abandono, desvalorizações, isolamento, podem ter forte influência na diminuição do autoconceito.

Acampora, em sua tese de doutorado Análise da qualidade de vida e percepção da autoestima dos trabalhadores de saúde mental do Hospital Colônia e dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família do Município de Rio Bonito / RJ / Br: um estudo de correlação e comparação (2017) destaca que o ritmo acelerado, a necessidade de cumprir objetivos em curto espaço de tempo, a obrigatoriedade de aprendizado constante em função de mudanças para adequação ao mercado, aumento de responsabilidade e de tarefas executadas, podem acarretar prejuízos para a saúde, dependendo do modo como o indivíduo lida com todas essas pressões no ambiente de trabalho. Ser resiliente implica uma adaptação e flexibilização diante desse contexto.

Indivíduos que acreditam no seu potencial e têm um alto autoconceito profissional tendem a ser mais resilientes, pois confiam que podem aprender constantemente e assumir novas responsabilidades, flexibilizando suas atividades e negociando prazos. Uma pessoa que possui autoconfiança na sua capacidade de trabalho supera os obstáculos em prol de melhores resultados e da sua autorrealização.

Toda empresa deve investir em um ambiente corporativo que propicie o autoconceito profissional, facilitando a valorização profissional, a comunicação assertiva, metas que sejam possíveis de serem alcançadas, acompanhamento dos processos de trabalho, o avanço da autonomia do profissional, reuniões de alinhamento e de feedback, um clima organizacional favorável às relações humanas, com respeito, se tornando assim, facilitadora de um autoconceito profissional positivo que traga resultados mais satisfatórios para o trabalhador e para a própria organização.



Texto do Prof. Dr. João Oliveira

REFERÊNCIAS:

ACAMPORA, B. AUTOESTIMA: práticas para transformar pessoas. Rio de Janeiro: Wak editora, 2013.
ACAMPORA, B. Análise da qualidade de vida e percepção da autoestima dos trabalhadores de saúde mental do Hospital Colônia e dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família do Município de Rio Bonito / RJ / Br: um estudo de correlação e comparação. Tese de doutorado em Saúde Pública. PY: Universidad Americana, 2017.
SOUZA, M & PUENTE-PALACIOS. A influência do autoconceito profissional na satisfação com a equipe de trabalho. Estudos de Psicologia, Campinas, 28(3), 315-325, julho - setembro 2011. Disponível em: . Acesso em: 16 fev 2018.


quarta-feira, 12 de setembro de 2018

A NOVA ONDA DO MERCADO



As relações humanas estão ganhando novos perfis a cada dia. Se, por um lado, ocorre o afastamento do contato presencial graças às redes sociais e mecanismos midiáticos de interação, por outro, novos estudos reforçam a necessidade de se conhecer ainda mais profundamente o cérebro humano para o aproveitamento máximo quando duas ou mais pessoas se encontram no mundo real.

Já temos algumas áreas de atuação bem delineadas no Neuromarketing:

MARCA: a estruturação do branding pessoal ou de um produto/serviço pode ganhar um novo brilho no seu processo de criação para se ter uma marca que fique na mente das pessoas. Desde da associação de cores com o perfil do produto/serviço até mesmo as roupas que são mais adequadas para cada situação no universo corporativo.

AFERIÇÃO DE RESULTADOS: através de bioffedbacks, aparelhos que medem repostas involuntárias como resistência galvânica por exemplo, possível “ver" as alterações automáticas, emocionais e inconscientemente feitas pelas pessoas. Isso ajuda muito no direcionamento de ações.



CAMPANHAS ESTRUTURADAS: profissionais estão se especializando em analisar cada detalhe de uma peça publicitária e como ela pode atingir o público alvo de forma a obter melhores resultados. Instigando o surgimento de necessidades e desejos na raiz filogenética do ser humano.

UNIVERSO DA INTERNET E DAS REDES SOCIAIS: o comportamento das pessoas online é alvo de estudos complexos e cheios de algoritmos que deixariam até mesmo Albert Einstein totalmente perdido. Nesse universo é possível prever como uma faixa pode se comportar diante de determinadas notícias e como isso pode ser revertido em finalização de vendas.

O neuromarketing pode encontrar resistências principalmente porque age de forma subliminar e dá a impressão que existe uma trapaça no ar. Algo que não é totalmente ético. Mas isso não corresponde à realidade.

Um exemplo interessante é de um experimento feito em lojas, onde as quinas das mesas, mostruários e vitrines, foram cobertas com uma espuma arredondada. Nas lojas onde isso foi feito houve um aumento de permanência dos clientes e também um significativo aumento de 17% nas vendas. Amígdala cerebral, onde o instinto de sobrevivência está a todo vapor, reconhece que pontas afiadas podem ser um risco à vida e as pessoas as tentam evitar o máximo possível, mesmo que a consciência nunca venha a perceber isso.

Saber o canal sensorial preferencial de uma pessoa é só o começo. Ter uma linguagem sistêmica para uma comunicação plena já é o esperado. Agora, o foco se volta para quais os neurotransmissores que devem estar sendo produzidos nos momentos certos das colocações sobre os produtos/serviços.

O cérebro é recortado em três partes e suas funções podem dar pistas de como influenciar o outro no processo da negociação: 1 - Cérebro Reptiliano: controla a base da vida desde da cadência respiratória até os batimentos cardíacos. Responde a emoções básicas como medo e raiva. 2 - Cérebro Límbico: nessa área os sentidos já trazem informações que podem ser analisadas e tudo pode ser arquivado para comparações futuras. 3 - Neocórtex: o que pensa que toma as decisões de forma analítica sem influência das outras duas poderosas partes do cérebro.

Alguns estímulos mais básicos podem trazer alterações em nossa estrutura emocional.

Estímulos olfativos: algumas lojas estão até vendendo o próprio cheiro. Psicólogos especializados em psicometria sabem como colocar o cheiro certo para induzir fome, sede, calma e tantas outras nuances da psique humana. É o mundo das emoções e sensações onde lembranças ancoradas na infância, por exemplo, podem fazer um adulto abrir a carteira sem pensar duas vezes.

Estímulos sonoros: a música certa pode fazer uma pessoa sorrir ou chorar. Supermercados possuem uma tática invencível, pelo menos os que conhecem neuromarketing. Quando o salão está vazio a música deve ser lenta para que as pessoas se movimentam mais devagar e, quando a loja está cheia, a música deve ser mais acelerada para que as pessoas comprem mais rapidamente e desocupem o espaço para novos clientes.

Estímulos gustativos: nada é igual a comida de sua mãe. Essa é a maior dificuldade das indústrias alimentícias que tentam colocar sabor para pessoas que, apressadamente, nem ao menos sabem o que estão comendo. Fazer a diferença nessa área, para ser lembrando pelo cérebro réptil é o desafio deste século para macarrões instantâneos.

Estímulo tátil: os terminais nervosos das pontas dos dedos são extremamente refinados, capazes de identificar estruturas milimétricas. Mas, o corpo todo se recorda de abrações fortes, de colchões macios e do calor infernal do nosso verão tropical. Levar alguém a experimentar sensações que elencam memórias positivas pode trazer bons resultados em uma negociação.

Sim, já estamos todos afetados pela ação do Neuromarketing e isso independe completamente de conhecermos seus princípios. Trata-se, apenas, de um estudo de como utilizar esses recursos da melhor forma possível em nosso ambiente laboral.

No fundo, trata-se apenas de melhorar a comunicação com outro. Recursos extras sempre são bem vindos, principalmente quando se tem um idioma tão complexo como o nosso, onde as metáforas e declarações assertivas se completam o tempo todo.



Por Prof. Dr. João Oliveira