Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

quinta-feira, 4 de abril de 2024

O QUE ELES VIRAM NO ESPAÇO? (06/20)

 





O QUE ELES VIRAM NO ESPAÇO? (06/20)

Apollo 10 (1969): Durante a missão Apollo 10 em maio de 1969, que serviu como um "ensaio geral" para a primeira aterrissagem lunar da Apollo 11, a tripulação composta por Thomas Stafford, John Young e Eugene Cernan vivenciou um dos episódios mais curiosos e menos explicados da história da exploração espacial.

Enquanto orbitavam o lado escuro da Lua, uma região onde a comunicação direta com a Terra é bloqueada pela própria Lua, eles relataram ter ouvido o que descreveram como "música" estranha vindo de fora da espaçonave.

Este som foi descrito pelos astronautas como um tipo de assobio, o que os deixou perplexos e um tanto perturbados, dada a impossibilidade de qualquer som ser transmitido no vácuo do espaço.

Isso é mais complexo porque, esses sons, foram ouvidos enquanto a nave estava no lado escuro da Lua, longe de qualquer possível interferência de rádio da Terra. A "música" não era ouvida quando a nave estava em comunicação com o controle da missão, adicionando mais um toque especial ao mistério.

A explicação mais aceita para esses sons hoje em dia é que eles podem ter sido o resultado de interferências de rádio entre os sistemas de comunicação da própria nave Apollo 10.

As naves espaciais estão equipadas com diversos sistemas de rádio para comunicação e navegação, e é possível que os sinais de rádio de um sistema estivessem interferindo com outros, criando o efeito auditivo que os astronautas interpretaram como música.

No entanto, essa explicação não foi imediatamente disponível ou conclusiva para a tripulação na época, e os sons continuaram sendo uma fonte de especulação e fascínio tanto para a NASA quanto para o público.

Este episódio é apenas um entre tantos mistérios que envolvem a exploração espacial. Nessa série vamos retratar alguns que se tornaram públicos mas, com certeza, existem muitos outros que jamais foram revelados pelas astronautas com medo de serem desligados do programa espacial.

Nenhum comentário: