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quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dinâmica dos Feijões Mágicos






            Por. Prof. Msc. João Oliveira



           


                Hoje vamos apresentar uma dinâmica comportamental que pode auxiliar na estruturação interna, elevação de autoestima e correção de autoconceito – tornando-o mais assertivo em relação ao si mesmo - para este incrível desafio demos o sugestivo nome de: “A Dinâmica dos Feijões Mágicos”.

            Na verdade é bem simples, arrume dois copinhos de plástico descartável, destes que você encontra em qualquer bebedouro por aí, ou pequenos vasos de jardinagem. Coloque terra até a metade nos dois copos e plante, em cada um deles, uma semente de feijão. Apenas observe que o feijão deve estar saudável para que possa germinar.

Passo um: escreva em um dos copos (ou vasos) a letra A, e a letra B no segundo. Separe os dois em sua casa de modo que não fiquem muito juntos, mas que tenham as mesmas condições de luz solar e temperatura, também regue os dois com a mesma quantidade de água. Desta forma estaremos eliminando qualquer beneficio ambiental para qualquer um deles.


Passo dois: Para o que possui a Letra “A”, você deverá elogiar todos os dias, fale diretamente ao feijão, das qualidades que você gostaria de ter e que ele, com certeza, têm: que é um feijão inteligente, cresce com velocidade e forte, é bonito, sabe o que quer, cheio de autoestima, que ele valoriza coisas boas da vida, que sabe dizer “não” quando é necessário, que estuda com atenção e consegue guardar na memória tudo que lê... etc. Faça deste feijão a excelência de pessoa que você almeja ser!

Passo três: Para o que possui a Letra “B” você deve falar para o feijão, todos os dias, os aspectos negativos que você acredita que têm e, que podem limitar em seu próprio crescimento. Então diga em alto e bom som para o feijão “B”: - Você é feio, burro, ignorante, covarde, não irá vencer na vida e etc. Tenha em foco que a emoção deve estar presente, coloque sua raiva para fora neste exercício diário.

Observação: os dois copos devem estar separados o suficiente para que um não possa “ouvir” o que o outro recebe de você.

Esclarecimentos: Desta rotina diária de agressões verbais e elogios primorosos as sementes devem germinar e começar a crescer com velocidades diferentes. Qual delas você acredita que crescerá mais rápido e com o aspecto mais saudável?

            Neste momento não nos importa explicar como isso ocorre, afinal, pelo que sabemos feijões não falam e, portanto, não deveriam também entender o que é dito. Mas o incrível é que, mesmo sem neurônios decodificadores da linguagem verbal, eles respondem, a olhos vistos, ao que ouvem! Você já deve ter imaginado que o feijão que só recebeu elogios irá crescer melhor e maior e o outro, o da letra “B”, que só ouviu desaforos de você irá permanecer murcho e bem pequeno.

            Agora, depois de alguns dias e a constatação deste efeito, virá à fase final e mais importante do experimento.

Passo quatro: O feijão “A” que deve ter crescido forte será abandonado nesta fase do experimento. Vamos nos concentrar apenas no feijão “B”, o que está fragilizado com suas agressões. Dirija-se a ele reconsiderando suas palavras. Diga que pensou melhor e que consegue ver, agora, as qualidades que ele possui e estão surgindo. Fale todos os dias na sua crença nas potencialidades que ele possui e que irá aparecer dia a após dia com esforço próprio. Reverta a condição da planta! Você irá perceber que ele começara a crescer mais rápido e saudável e, em pouco tempo, estará do tamanho do feijão “A”.

Mais uma vez ressaltamos que não estamos preocupados em como o fenômeno se dá e sim no resultado que obteremos.

            Caso algo tenha dado errado em alguns dos passos comece de novo com novas sementes. Hoje em dia com o processo de industrialização muitas sementes são danificadas e não germinam. Duas plantas se mostraram eficazes neste experimento o feijão e a pimenta. Provavelmente outras também apresentaram resultados similares, mas estas duas já foram postas a prova e respondem com uma velocidade impressionante. Repito: se algo não sair como programado, tente de novo com novas sementes até que tudo ocorra como planejado.

Resultado:
 
            Quando sua mente observa os resultados obtidos com a força da palavra começa a mudar o sentido interno de sua utilização. Não é necessário que você tenha consciência plena deste processo, funciona como uma instrução em nível subliminar.
            A estrutura inconsciente esteve presente e viu os resultados obtidos com esta dinâmica e “aprende” que pensar de forma pejorativa ou limitante sobre si mesmo causa efeitos físicos e reais no seu próprio corpo.

            Faça e fotografe, passo a passo, esta dinâmica. Envie-nos as fotos dos resultados para o registro de atividades do ISEC ( isec@isec.psc.br ). Caso sejam divulgadas seu nome não será revelado.



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terça-feira, 2 de abril de 2013

segunda-feira, 1 de abril de 2013

sexta-feira, 29 de março de 2013

João Oliveira No MAIS VOCÊ, com Ana Maria Braga 29/03/2013




Traição, morte, aflição: especialista analisa sonho dos famosos João Oliveira deixa claro que o normal é ter sempre lembranças dos sonho (Matéria do Site do Programa Mais Você)

Os sonhos fazem parte da vida de todos nós. Algumas vezes nem nos lembramos deles, mas sempre acontecem. Por isso, o Mais Você entrevistou o psicólogo João Oliveira, que além de analisar alguns pesadelos de atores, também explicou algumas curiosidades sobre os sonhos.

O psicólogo explicou que quando não existe um sujeito humano no sonho, apenas um fenômeno da natureza, como por exemplo, uma onda que persegue quem está em repouso, isso acontece porque a pessoa está muito ansiosa. E quando existe uma ameaça de uma pessoa, pode ser uma mudança interna.
“É muito comum a pessoa sonhar com morte, é um processo de mudança. É bom!”, ensinou, completando que, quando o sonho é muito bom e vários sonhos como esse se repetem por dias, é sinal de que algo ruim está para acontecer, pois o sonho é uma espécie de sistema de compensação. Os idosos perto da morte, por exemplo, sonham com coisas muito boas.

Ele também deixou claro que o normal é ter sempre lembranças de nossos sonhos, porque eles se comporta como um sistema de equilíbrio: “Quem sonha muito está no equilíbrio. Quem não lembra, tem que voltar a lembrar, porque é sinal de que está desequilibrado”.

oão, que foi responsável pela análise dos sonhos dos participantes do Big Brother 13, também fez uma interpretação da mensagem de um pesadelo da atriz Dani Moreno, que sonhou que o marido a traía: “Trate bem do seu marido, Senão ele pode lhe deixar!”

Em seguida o psicólogo deixou claro: “Os sonhos podem ter muitos significados. Não existe dicionário de sonhos. Tem aspectos dos sonhos que a psicologia não tem controle. Os sonhos podem mudar a vida, o destino de uma pessoa, se ele for interpretado corretamente”.
Ele explicou ainda que alguns pesadelos constantes podem ser apenas uma forma de sanarmos nossos medos. “Pesadelos repetidos servem para que a pessoa se acostume com aquela situação e pare de temer”, finalizou.





LINK PARA MATÉRIA ORIGINAL

sábado, 23 de março de 2013

MINI CURSO - O Corpo Tem Razões ... 23/03/2013

Numa promoção da Wak Projetos Culturais, realizamos no dia 23/03/2013 o Mini Curso: O Corpo Tem Razões Que Com a Razão Podemos Compreender - Análise Comportamental Pelas Expressões Faciais e Corporais. Realizado no Colégio Pedro II na Tijuca- Rio de Janeiro-RJ de 09h00 às 13h00

João Oliveira com o Igor da Wak Editora

Palco enorme e um excelente telão

João Oliveira com Pedro da Wak Editora

Durante a apresentação

No final autografando livros

Muita gente bonita presente

Muitos livros foram vendidos

Pessoas simpáticas

Novos amigos

Dúvidas sobre o tema foram esclarecidas

Sempre fica um gostinho de saudade ao final

RH e comunicação




Por. Prof. Msc. João Oliveira

A comunicação é um recurso poderoso na área de RH. Precisamos estar atentos a tudo o que o outro quer nos revelar com sua fala, com seu gestual e com sua linguagem corporal. Uma boa comunicação nos permite avançar em todas as áreas de RH.

No processo seletivo, precisamos ser claros quanto ao que esperar do candidato, quais as competências serão avaliadas e como essa avaliação ocorrerá. A própria equipe que organiza o processo seletivo deve estar bem entrosada, com uma comunicação adequada, para que todas as informações necessárias acerca das características da vaga disponível e do candidato a preenchê-la circulem claramente entre o setor de RH (staff) e a gerência (linha).
Uma boa comunicação também deve ser considerada nas técnicas de seleção: provas de conhecimento (oral e escrita), aplicação de testes psicológicos, simulação - dinâmicas de grupo, entrevista(s). Quando o selecionador é claro e oferece a oportunidade de feedback, a tendência é que o(s) candidato(s) fique(m) mais à vontade e participe(m) ativamente do processo seletivo.

No treinamento e desenvolvimento de pessoal, na avaliação de desempenho e em todos os aspectos que envolvem a área de RH, a comunicação deve ser valorizada. Isso porque o modo como as empresas vêm lidando com seus colaboradores incentiva a participação e a interatividade com o processo organizacional como um todo, apreendendo as pessoas como as verdadeiras promotoras do crescimento pessoal e organizacional.

Se antes tínhamos empresas altamente burocráticas, com modelos de gestão verticalizados, hoje temos empresas em que as pessoas participam diretamente do desenvolvimento organizacional e têm participações nos lucros, conforme sua produtividade, a comunicação se dá de forma horizontal e transversal, cruzando os mais diversos setores. As novas tecnologias permitiram um grande desenvolvimento da comunicação integrada nas empresas, que não devem utilizar a informação meramente como um recurso para tocar os colaboradores. É preciso uma comunicação efetiva.

Mas, então, qual a diferença entre comunicação e informação? Informação diz respeito aos atos de transmitir uma notícia, de dar instruções, oferecer um ensinamento, uma opinião sobre o procedimento de alguém, um parecer técnico. A comunicação, por sua vez, implica em relação. Nela também está contida a informação, inserida na mensagem que o receptor quer transmitir, contudo, há uma amplitude maior. A comunicação é o processo pelo qual ideias são transmitidas entre pessoas, tornando possível a interação social. Uma campanha de exame médico periódico na organização é um tipo de divulgação, que leva uma determinada informação. Já a construção de um saber, de um novo produto, de avaliações necessárias à organização, depende da participação de todas as partes envolvidas no processo, de feedback.

Nesse aspecto, podemos inserir o tema da comunicação assertiva nas organizações e sua importância para toda a organização e, principalmente, para a área de RH, que deve estar atenta aos modos como as pessoas das mais diversas áreas se comunicam, em prol dos objetivos pessoais e organizacionais, que devem estar afinados.
A comunicação assertiva é o tipo de interação humana que valoriza a troca, o intercâmbio e o feedback entre as pessoas. Ela deve ser afirmativa, positiva, incitar reflexão e ação. A palavra assertiva implica em veracidade, em proposições afirmativas. A assertividade é a arte de utilizar as palavras como promotoras de construção. Ser assertivo é se comunicar de maneira franca, sem provocar constrangimento. É o exercício do feedback constante em que emissor e destinatário são próximos, pois há uma troca constante de papéis.

O grande ponto a ser ressaltado na comunicação assertiva é o modo como a informação é concebida e gerada. Se ela não pode ser transformada, tocada por todos e valorizar a compreensão, contribuição e proatividade, então, ela cumpriu um simples papel: saiu de um ponto e chegou a outro, o que, em alguns casos, é necessário dentro de uma organização. Mas é preciso ressaltar que quem constrói uma determinada informação são as pessoas que estão em determinado processo na organização.

A comunicação assertiva também engloba a atenção, um olhar cuidadoso para as relações construídas e, dessa forma, se pode, verdadeiramente, tocar a todos, evitando os processos de exclusão na organização. Quando duas pessoas saem de casa para trabalhar e apenas recebem informações, sem interação e comunicação com feedback, cada uma delas volta para casa com uma ou algumas informações, mas, quando duas pessoas trocam ideias no ambiente de trabalho, discutem um determinado assunto, refletem, elas voltam para casa com uma troca espetacular que promove saber e crescimento, que tem um impacto direto nas organizações.


Texto Publicado na Revista PSIQUE  Número 86


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terça-feira, 19 de março de 2013

WORKSHOP na FNAC do Barra Shopping 18/03/2013

Excelente momento na FNAC do Barra Shopping

O espaço para eventos é muito bom

Eu e Beatriz Acampora

Bom público e bem interessado no tema

Quase duas horas de evento

Presença de grandes amigos Dr. Angelo Tasso e Prof. Juan Fontivero

segunda-feira, 18 de março de 2013

Hoje, às 19h00 na Livraria FNAC do Barra Shopping

Hoje, dia 18 de março, às 19h00 estaremos na FNAC do Barra Shopping com um WORKSHOP aberto sobre Análise Comportamental:

domingo, 10 de março de 2013

O Elefante e o Coelho




O mágico colocou a cartola sobre a mesa, com a boca virada para cima, e gritou: – “Alakazan!”. Um silêncio imperou no auditório, a expectativa era grande, pois o anunciado é que, desta minúscula cartola, sairiam um enorme elefante e um pequeno coelho. Mas, nada ocorreu. O mágico, desolado, pediu desculpas e, sob vaias, deixou o palco.

No camarim, cabisbaixo, ouve uma voz que vem do fundo da cartola:

– “Ei, psit, senhor mágico, está me ouvindo?”

O mágico responde:

- “Quem está falando?” 

- “Calma! – diz a voz – Sou eu, o elefante... tudo bem?”

- “Claro que não! – responde o mágico – Vocês me fizeram passar o maior fiasco, o que houve que não saíram da cartola?”

- “Bom, – fala o elefante – o coelho anda meio deprimido, e, sabe como é, eu não ia sair sozinho da cartola, o show não seria completo!

- “O que aconteceu com o coelho? – pergunta o mágico nervoso – Ele está vivo?”

- “É, até está, – diz o elefante – mas muito mal, ele anda meio deprimido, você poderia nos ajudar se comprasse uma televisão 42 polegadas de leds e um desses vídeo games possantes, acho que o coelho iria se animar.”

O mágico comprou a maior TV de leds que encontrou e um vídeo game XBOX 360, com muitos jogos divertidos. Enfiou tudo na cartola.

A noite estava quente, mais de 200 pessoas na plateia, o show estava apenas começando. Todos esperavam a saída triunfal do elefante e do coelho da cartola. O mágico grita a palavra que já conhecemos e, mais uma vez, nada acontece. Grita nervoso novamente: - “Alakazan!”. Desta vez o público não tem paciência, tudo que podia ser atirado ao palco atingiu o mágico: tomates, ovos, pedras e até cadeiras.

No camarim ele se revolta:

- “Por que vocês não saíram da cartola?”

- “Sabe o que acontece, – diz o elefante – o coelho não encontra espaço vital depois que a televisão chegou, ela é muito grande e a cartola pequena. Acho que o senhor deveria comprar uma cartola maior”.

O mágico comprou a cartola maior, transferiu todos os pertences de uma para outra. Agora, tudo parecia certo. O novo show estava pronto. Multidão se acotovelava na porta do teatro. Mais de mil pessoas pagaram ingressos. O espetáculo vai começar.

O grito do mágico assusta as crianças: - “ ALAKAZAAAAAAAN!”. Ecoa o silêncio no ambiente – “ALAKAZAAAAAN !” Repete em desespero. E, mais uma vez, nada ocorre. O mágico já estava abaixando a cabeça e se escondendo atrás da capa quando surge a tromba do elefante saindo, timidamente da cartola. Como um periscópio ela se move apontando na direção da plateia para, subitamente, em um movimento rápido recuar, como quem toma um susto, vira em 180 º e sua ponta foca no mágico:

- “Casa cheia hoje hein?” – fala em tom macio.

- “Temos mais de mil pessoas hoje no teatro, por favor, saiam da cartola!”

- “Pois é – diz o elefante – Seria um mau momento para conversamos sobre participação nos lucros?”

Moral da história: “Dê a mão, e eles lhe arrancarão os braços”!

O que podemos tirar deste pensamento é que o contrato, termos contratuais, devem ser explícitos e confirmados pelas partes. Mesmo quando começamos uma relação profissional com pessoas com quem mantemos laços espetaculares devemos pensar em colocar, no papel, o que pretendemos no futuro sobre a produção que estar por vir.

No início tudo pode ser maravilhoso e a situação pode influenciar numa relação participativa harmoniosa. No entanto, o tempo e o resultado do trabalho podem alterar a percepção inicial. Por isso, o papel (contrato) pode nortear as querências futuras.

Os problemas que surgem durante o desenrolar de uma parceria são mais comuns do que imaginamos e, muitas vezes, o sucesso de uma empresa pode ser prejudicado por má distribuição de deveres e obrigações no início do processo. A questão da retirada de lucros nem é o ponto mais importante nos atritos, mas o que se faz para que o resultado ocorra. 

A parte intelectual do processo, o investimento, a força produtiva e, caso exista, distribuição e venda quase sempre disputam a relevância pelo sucesso. Para que isto não se torne um problema futuro deve-se montar um claro texto onde, todos envolvidos saibam exatamente o que lhes é devido.

Pode-se, ainda, colocar um item valioso neste texto, o distrato. Onde já devem ficar acordado, pelas partes, motivos para a extinção do vínculo originado do contrato, a condição gatilho para que o processo tenha uma interrupção, caso algo saia errado. Assim não haverá maior desgaste.

Bom para o coelho que, em nenhum momento, se manifestou para solicitar melhorias em sua relação e que, pelo visto, sempre teve vantagens dentro desta montagem. Pior para quem se achava mágico capaz de controlar, apenas pela palavra, toda situação.

A verdade é que, de elefante, todos nós temos um pouco: sempre querendo mais do universo.

Ainda bem!


  

Este texto foi publicado na Revista Psique número 85 no espaço de RH.


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