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terça-feira, 7 de setembro de 2010
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Clique play! Aumente o som! Só Se For Dance
Só Se For Dance !!!!!!
Impacto de Meteorito deixa cratera de 100 metros na Colômbia
http://colombiareports.com/colombia-news/news/11683-giant-fire-ball-falls-from-the-sky-in-central-colombia.html
http://lunarmeteoritehunters.blogspot.com/
Colombia confirms 'giant fire ball' a meteorite
Colombian authorities confirmed that a "giant fire ball" that fell from the sky in the central Santander department was a meteorite.
The Colombian media has been buzzing with eye witness accounts of the fireball, which fell out of the sky and caused a massive explosion at 3:15PM local time Sunday.
Andina.com reported Bucaramanga Mayor Fernando Vargas as confirming that the phenomenon was a meteorite that left a crater 100 meters in diameter where it crashed into the earth in the San Joaquin municipality in Santander.
Colombian air force helicopters were commissioned to fly over the vicinity to try to locate the source of the explosion.
The director of the University of Nariño's Astronomic Observatory, Alberto Quijano, told RCN Radio Sunday that he believed the object was a meteorite.
In rural areas of Santander, police received reports that the explosion had shattered windows in the zone.
Bom dia, boa segunda, boa semana!
Mesmo estando dentro de um feriadão, não podemos esquecer que este tempo de sobra, pode ser utilizado de forma mais positiva por nós.
Que tal, por exemplo, ler um bom livro?
Aquele que está na cabeceira da sua cama serve, ou o outro que está escondido na estante da sala!
Sim! Um desses livros tem coisas que gostaria de lhe falar. Segredos que guarda em suas páginas que são reservados só para você.
São palavras novas, frases diferentes, histórias de outras vidas, de pessoas já distantes no tempo. Um livro é um amigo confidente e falador! E se quiser saber de novo ele repete tudo, do mesmo jeito, sem aumentar nem por.
Mas ele não têm forças para pular de onde está e ir até você. Esse esforço inicial é seu. O resto ele faz! Acredite.
Ele nos prende com a capacidade de mostrar o mundo inteiro pelos olhos de outro ser. De fazer rir e chorar silenciosamente.
Aproveite esse início de semana, o feriado para ler!
A única coisa que ninguém pode tirar de nós (só Deus) é o conhecimento!
sábado, 4 de setembro de 2010
Turma de Testes Psicológicos
Agora, na sede do ISEC em Campos-RJ está acontecendo a segunda aula de Testes Psicológicos. Sala cheia de psicólogos e estudantes de psicologia com a Professora Beatriz Acampora. Bianca está no auditório 02 com a turma de Ludoterapia e eu, estou sentando em frente ao computador lutando com Jung, Freud e Cia. Ltda na minha dissertação de mestrado.
Tem gente que diz que alguns têm mais sorte que outros... Acho que aqueles que dizem isso só vêem o resultado final da luta. Não conseguem ver o trabalho que dá durante todo caminho da suposta conquista.
Mas é muito bom! Amigo, é muito bom estar nessa vida deste jeito! Correndo sempre em busca de algo novo e construtivo.
Tenha certeza disso! Sábado a tarde com sol, no meio de um feriadão, e a gente estudando e trabalhando. Quem gosta disto vive muito mais feliz! Pois consegue acumular o único bem da terra que só o nosso Deus pode tirar: conhecimento!
Beatriz em mais uma aula de Psicologia Organizacional no ISEC
Essa turma está na segunda aula a a Professora Beatriz Acampora, psicóloga e Mestre em Cognição e Linguagem pela UENF, ministra, ainda hoje, aula de Testes Psicológicos.
Bianca na Turma de Ludoterapia
Começou hoje, dia 4 de setembro de 2010 às 8h00
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Concurso na Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz
1 vaga A.C. para "Psicologia do Trabalho", mais diversas vagas para o Estado do
Rio de Janeiro, na área de Ciências Humanas e Ciências da Saúde.
Vencimentos: Entre R$ 5.320,83 e R$ 7.555,83
Prazo de Inscrição: 17/08 a 17/09/2010
Fiocruz oferece 850 vagas para diversas áreas
Estão abertas até 17 de setembro as inscrições para o concurso público da Fiocruz. São oferecidas 850 vagas, distribuídas em cinco cargos: 63 para assistente técnico de Gestão em Saúde (nível intermediário); 149 para técnico em Saúde Pública (nível intermediário com curso técnico); 266 para tecnologista em Saúde Pública (nível superior); 257 para analista de Gestão em Saúde (nível superior); 96 para pesquisador em Saúde Pública (mestrado) e 19 para especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (doutorado). Os cargos terão os seguintes vencimentos básicos: especialista R$ 5.558,82; pesquisador, R$ 3.475,87; analista e tecnologista R$ 3.048,03; assistente e técnico, R$ 1.678,28, além das gratificações e benefícios previstos em lei.
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, pela página da Fundação
Getúlio Vargas. As taxas deverão ser pagas até 20 de setembro, por boleto bancário, e terão os seguintes valores: R$ 65,00 para cargos de nível intermediário, R$ 100 para os de nível superior e R$ 150,00 para vagas que requeiram mestrado ou doutorado. A seleção constará de provas objetivas, discursivas, práticas e apresentação de títulos, conforme cada cargo pretendido.
As vagas para Especialista e Pesquisador também exigirão defesa pública de memorial. O cartão de confirmação com data, local e horário de realização das primeiras provas estará disponível a partir de 19 de outubro.
Em cumprimento à legislação vigente, a Fiocruz disponibiliza um total de 5% das
vagas para candidatos portadores de necessidades especiais, conforme especificações do item 3 de cada edital.
Como o concurso oferecerá vagas para diferentes estados, os candidatos devem
atentar para o fato de que todos os procedimentos do concurso terão como
referência o horário oficial de Brasília, e que todas as etapas, classificatórias e eliminatórias, deverão ser cumpridas nos locais para onde a vaga for pretendida. Os aprovados e classificados em todas as etapas serão contratados por Regime Jurídico Único (RJU - Lei Nº 8.112/90). A seleção terá validade de um ano, prorrogável por igual período. A homologação para todos os cargos ocorrerá a partir de janeiro de 2011.
http://concurso2010.fiocruz.br
HIPNOSE
Imagine a si mesmo dirigindo um carro em uma estrada. Você fixa a atenção nas faixas, enquanto passam monótona e gradativamente, aos poucos ficando sonolento. O som do rádio toca ao fundo uma música suave e relaxante. Você sem se dar conta pode estar aos poucos entrando em um estado de maior receptividade a sugestões.
Provavelmente todos nós já passamos pelo processo de indução hipnótica, de forma mais ou menos aprofundada. Portanto, não constitui um acontecimento raro ou anormal. O operador (termo de Erickson para hipnotizador) pode fazer sugestões pós-hipnóticas, em que dá ao hipnotizado determinada mensagem ou ordem. Por exemplo, lhe diz que sempre que observar determinado objeto sentirá um sabor de algo doce na boca. Pode sugerir a ele ter menor estresse e sugerir-lhe também mecanismos para lidar com este.
Antes de discorrer mais a fundo sobre a hipnose, é importante fixar-se, em outro fenômeno que é fundamental dentro dela, a consciência. Esta permanece sendo um tema controverso, alvo de estudos de diversos pesquisadores. Para o filósofo da mente, John Searle o conceito é simples, sendo um fenômeno biológico natural, em suas palavras: “Consciência se refere àqueles estados de sensibilidade e ciência que começam normalmente quando acordamos de um sono sem sonho e continua até que durmamos novamente, caímos em coma, morremos ou ficamos inconscientes”. O próprio Searle complementa nos dizendo que: “A consciência (...) é um fenômeno interno de primeira pessoa”.
A consciência de seres humanos, tais como a de outras espécies de animais, tais como pássaros, mamíferos, entre outras, esta condicionada a estruturas neurônicas complexas (SHIMIDT et al, 1979, p. 329). Para o homem a consciência é, pois, indispensável para o adequado processo de adaptação deste ao seu meio ambiente. William James, nos primórdios dos estudos da Psicologia enquanto ciência independente, já nos falava, de seu potencial de garantir ao homem, tal como afirma Shimidt, fixar-se em diferentes estímulos e aprender coisas novas, consumando assim o já mencionado processo adaptativo.
Importante atributo da consciência e ferramenta da hipnose é a atenção. O hipnotizado deverá focá-la em um determinado aspecto de sua imensa gama de experiências internas ou estímulo ambiental externo. No caso da hipnose a voz do hipnotizador é um dos estímulos. Tomando o exemplo de Myers, em seu livro “Introdução à Psicologia”, tente imaginar-se dirigindo um carro pela primeira vez. Obviamente despenderemos grandes esforços a fim de coordenarmos e memorizarmos toda uma seqüência de movimentos. Pisar no acelerador com a pressão adequada, manusearmos o volante, e o câmbio e ainda mantermos a atenção no espelho retrovisor e velocímetro. Até que de esta atividade, de tanto realizada, termine por se automatizar exigir menos demanda de nossa consciência. Dirigir um carro torna-se então, uma tarefa simples. As de mais atividades de nosso cotidiano, com as quais não possuímos experiência prévia não ocorrem muito diferente, como podemos constatar por meio da experiência.
Segundo Myers e Davidoff, ao longo de nossa vida experienciamos, o que se chamam, diferentes estados de consciência. Como exemplo, temos o sono e dentro destes subfases (estágios), tais como o sono NREM (Non Rapid Eyes Moviment), os estágios 1, 2, 3, 4 e o sono REM. Se considerarmos a consciência como um conjunto de capacidades produzidas pelo cérebro humano, tais como atenção, pensamento, entre outras, poderíamos afirmar a hipnose como sendo um estado alterado.
É possível produzir, por meio de sugestão, alucinações no hipnotizado. Tal efeito sugere alterações em elementos que provavelmente caracterizam a consciência. A hipnose poderia ser também um estado de consciência dissociada, como acreditam muitos pesquisadores.
Funções cognitivas associadas com os lobos frontais do cérebro, podem estar especificamente envolvidos na hipnose. A área frontal tem, no entanto, sido de grande interesse quando se pesquisa por mudanças neurais associadas com a hipnose. Foi especificado em estudo experimental de caso com um indivíduo considerado altamente hipnotizável, um “virtuoso”. Este foi submetido à hipnose e, utilizando-se do eletroencefalograma (EEG), demonstrou-se que a hipnose induz reorganização na composição de oscilações cerebrais especificamente in no córtex pré-frontal e lobo e hemisférios direito do lobo occiptal.
A hipnose ficou caracterizada por uma significativa assimetria do hemisfério direito dominante. Os padrões EEG gerais observados durante a hipnose não retornaram aos níveis EEG base registrados. Os resultados da EEG, refletida na ativação neural e cognitiva também demonstram que, de fato, há um acréscimo no alerta e atenção na hipnose. Cabe, porém, lembrar que este é um estudo de caso.
Muitos teóricos, no entanto, conceituam a hipnose como uma extensão de capacidades normais do ser humano. Este proveniente de uma extraordinária influência social sobre os indivíduos.
Indivíduos não hipnotizados são capazes de realizar muitas das ações que indivíduos hipnotizados demonstram-se capazes de fazer. Tal como, o exemplo da "fantástica ‘prancha humana", em que um homem enrijece seu corpo, ficando deitado ereto somente com os ombros e cabeça sobre uma cadeira e a extremidade inferior das pernas sobre outra. Da mesma forma muitos afirmam que, por meio da hipnose, é possível fazer com que um indivíduo realize ações perigosas, para si e para os demais. Porém, estudos envolvendo influência social revelam que pessoas não hipnotizadas também podem.
Experimentos e teorias provenientes das pesquisas em Psicologia Social, como a teoria da Inércia Social de Bibb Latané, o estudo da conformidade e aprovação social de Asch e o experimento a respeito de figuras de autoridade de Milgram, revelam a influência da sociedade e do hipnotizador em nossas ações e julgamentos. No exemplo de Milgram, os indivíduos despojam-se de sua responsabilidade ao receberem ordens de “superiores”, julgando que a responsabilidade por seus atos, deixa de ser suas. Como nos mostram tais estudos, representamos ou introjetamos em nosso dia-a-dia diversos papéis sociais, sejam eles familiaresm profissionais, entre outros. Papéis que nos afirmarão uma identidade e permitirão nossa adaptação ao meio social, trazendo-nos satisfação.
Diariamente forjamos também, expectativas quanto aos eventos, o que influirá em nossas reações ao nos depararmos com eventos semelhantes. Um voluntário à hipnose pode, pois, gerar uma expectativa quanto à experiência e voluntarizar-se a se comportar da forma que acha que um hipnotizado deva se comportar, ou seja, incorporar o papel que lhe foi dado. Prontificando-se a participar de uma sessão de hipnose com uma platéia observando, o indivíduo pode, portanto, ver-se pressionado a desempenhar tal papel com sucesso. É possível que tal expectativa produza igualmente uma forte inclinação às ordens do hipnotizador. Somado aos fatores sociais, hipnotizadores utilizam-se também de fatores fisiológicos. Qualquer um, se colocado em um ambiente calmo e confortável, tenderá a sentir-se mais relaxado e sonolento. Se mantivermos os olhos abertos olhando para cima os sentiremos cansarem. Da mesma forma é fato conhecido, hipnotizadores usarem técnicas de indução ao transe. Pede-se, por exemplo, para que os voluntários ao processo cruzem os dedos das mãos com força em determinadas posições e sugerir-lhes que estas se tornem mais difíceis de serem separadas por vontade consciente. Realmente, as mãos “atadas” em certas posições podem se tornar difíceis de separar, porém não impossível. Tais fatos, somados a sugestão do hipnotizador podem produzir fortes resultados, tornando os candidatos à hipnose mais receptivos as sugestões.
Referências
ALEXANDER A. FINGELKURTS et. al., Hypnosis Induces A Changed Composition of Brain Oscillations in EEG: A Case Study.
ARONSON, Elliot, Psicologia Social, 3ª ed., Ed. LTC, 2002, RJ.
DAVIDOFF, Linda, Introdução a Psicologia, 3ª ed., 2004, SP.
ERICKSON, Milton, Hipnose médica e odontológica, ed. Editorial Psy, 1994, SP.
MYERS, David, Psicologia, Ed. LTC, 2006, RJ.
SCHIMIDT, R. F., Neurofisiologia, editora E.P.U, 1979, SP.
SEARLE, John R., O mistério da consciência, editora Paz e Terra, 1998, SP.
KANTOWITZ, Barry H., Psicologia Experimental, Ed. 8ª, ed. Thompson, 2006, SP.
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Ipem-RJ oferece 269 vagas em concurso público!
O órgão oferece 12 vagas para nível superior, 164 para nível médio e 80 para ensino fundamental. Os salários vão de R$732 (ensino fundamental) a R$2.440 (ensino superior) além dos benefícios de vale transporte, tíquete-refeição, auxílio alimentação e assistência médica para 40 horas semanais trabalhadas.
Os cargos oferecidos pelo Ipem-RJ são: Administrador, Advogado, Analista de Sistemas, Assistente Social, Bibliotecário, Psicólogo, Assistente Administrativo, Técnico em Qualidade, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática, Técnico Metrológico, Auxiliar Metrológico. As vagas serão divididas por região, sendo elas, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Niterói, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Nova Friburgo, Petrópolis e Volta Redonda.
As provas serão aplicadas no dia 17 de outubro, e estão sendo elaboradas pela fundação CEPERJ, organizadora do concurso. As avaliações serão divididas em objetivas e discursivas. A seleção terá validade de um ano, sendo prorrogável por mais um.
Vale ressaltar que este é o primeiro concurso público realizado pelo Ipem-RJ, desde a sua fundação em 1956. Atualmente o órgão conta com 244 funcionários, sendo estes, efetivos (estatutários) e extra-quadro (cargo em comissão). Mais informações sobre inscrições podem ser obtidas no site www.ceperj.rj.gov.br
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Liderança Inteligente em foco
Em Campos o Instituto de Psicologia Crescer (ISEC) abre, em setembro, mais uma turma do curso de Liderança Inteligente. Hoje em dia muito se fala em Liderança e, esse assunto, já virou até lugar comum em livros de autoajuda. O que pouca gente sabe é que existe na cidade, há mais de sete anos, um curso que vem preparando gente para o Brasil inteiro. Criado pelo ISEC as aulas tratam de questões profundas e modificadoras de dogmas.
A próxima turma inicia o curso no dia 13 de setembro, com aulas nos dias 20, 27 e 4 de outubro. Sempre as segundas-feiras das 18h às 22h. Aqueles optarem por outro horário podem contar com as turmas aos sábados, com duas aulas nos dias 18 de setembro e 16 outubro, das 8h às 18h. Lembrando que o Instituto fica na Rua Major Corrêa, 255, no Parque Jóquei Clube.
Entre os pontos abordados nas aulas está a Conceituação de Liderança Inteligente, o saber lidar com as pessoas de modo a obter o comando sem criar áreas de atrito; Conquistando a Confiança e a Liderança de Modo Emocional; Técnicas de Persuasão, com as estratégias de convencimento e como fazer as pessoas seguirem ordens por vontade própria; Neurolinguística, identificando tipos e guiando as pessoas em direção a sua vontade; além de Técnicas de Leitura Fria, com abordagem atual que visa a compreensão humana sobre a comunicação não verbal ou corporal.
Completando a grade de temas: Técnicas de reconhecimento das expressões faciais e suas respectivas emoções com o reconhecimento de microexpressões em menos de um segundo e Técnicas de Relacionamento Interpessoal. “O curso objetiva desenvolver as potencialidades humanas de autoestima, autoconfiança, relacionamento interpessoal e liderança. Através de técnicas que ampliam a percepção, a linguagem e a cognição. Visa também, qualificar pessoas para coordenar e gerenciar equipes de trabalho com mais qualidade e eficiência”, explicou o responsável pelo curso João Oliveira.
Ele ainda lembrou que as aulas não estão ligadas diretamente a nenhuma área de conhecimento específica e podem ser feitas por qualquer pessoa a partir dos 18 anos. “Na verdade este é o tipo de curso que deveria ser uma prioridade para quem está começando na vida profissional. Pois apresenta mecanismos que tornam qualquer pessoa capaz de ser um elemento modificador de comportamentos. Além, é claro, do seu próprio”, conclui o professor.
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
domingo, 29 de agosto de 2010
Backstage no Q-Lounge
O PRISMA DAS EMOÇÕES
No ano de 1924, Maranon, neurocientista francês (citado por Richard Restak em O Cérebro Humano, pág. 141) injetou adrenalina em 210 indivíduos o que fez surgir diferentes sensações fisiológicas em todos eles. Quando o experimentador, de maneira indutiva, contava uma história qualquer com fundo emocional, fazia brotar no sujeito a emoção sugerida no texto. Graças ao efeito da adrenalina, a emoção surgia forte. Desta forma ele fez "aparecer" todas as nuances das emoções humanas apenas contanto diferentes histórias.
A base química era a mesma. Mas a interpretação das histórias, seu significado individual para cada um, as diversas interpretações, fez surgir todas as emoções!
Isso não significa também que a Teoria das Emoções (James e Lange, 1890) está plenamente correta. Nos dias de hoje a complexidade da origem das emoções é debatida ao extremo e nada está totalmente descartado. Este exemplo é puramente ilustrativo para o que iremos sugerir aqui hoje, não têm nenhum compromisso científico.
Podemos então acreditar que muitas das emoções que sentimos tem sua origem numa mesma fórmula química? Seremos então escravos da noradrenalina e dos beta-bloqueadores?
Isso nos dar argumentos para pensar sobre como devemos reagir na próxima fez em que estivermos sob forte emoção.
Tomar qualquer decisão, que possa influir na nossa vida a longo prazo, num momento em que uma forte emoção está instalada em nós, pode ser o mesmo que olhar uma imagem por um prisma de cristal.
A imagem poderá estar alterada e não veremos o quadro com a mesma nitidez. Será necessário tirar o prisma e deixar a luz natural refletir sobre o quadro para que possamos analisar suas formas e cores com tranquilidade e, aí sim, proferir nossa opinião sobre a obra observada.
Outra forma de enfrentar o próximo rompante é lembrar do experimento francês: a emoção se forma pela interpretação da história contada, se mudar a história, mesmo sem alterar a base química, pode-se alcançar um novo estado emocional!
Isso pode ser apenas teoria para alguns pois a pratica não deve ser tão fácil, a maioria das pessoas não se percebe em estado alterado. - Sob forte emoção estamos sempre certos! – Todos pensam assim?
Por isso, conte até 10! Isso muda o foco.
Quando estiver pronto para tomar uma decisão, num momento de estresse, peça para ir ao banheiro, diga que precisa de mais meia hora para pensar. Pode ser bobagem, mas isso gera até economia nos gastos. Quer testar? Faça isso toda vez que estiver pronto para decidir comprar alguma coisa. Você verá como nem tudo era tão importante assim.
Pare de agir por impulso, somos seres racionais e, acredite nisso, de livre arbítrio!
sábado, 28 de agosto de 2010
João Oliveira thought you'd like this Qik video
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- The Qik Team
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