Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

domingo, 2 de fevereiro de 2020

PENSAMENTO, FOCO NO OBJETIVO, ESTRATÉGIA E RESULTADO !




Qualquer desenvolvimento depende de um protocolo, uma agenda progressiva de ações para que o projeto, seja de que natureza for, possa ser materializado no mundo real. Os passos que orientam o caminho existem mesmo que o agente não se dê conta disso. Trata-se de um processo, uma metodologia, que, uma vez estruturada de forma consciente pode facilitar bastante qualquer perfil de projeto que possamos ter na vida pessoal ou laboral.

Tudo começa com o pensamento. Uma ideia inovadora para uma ação que pode trazer resultados positivos. A imaginação humana é capaz de encontrar soluções criativas para as mais diversas dificuldades, permitir que a mente elabore essas possibilidades também requer uma certa dose de investimento.

Quando estamos diante de um problema que nos impacta, é natural que tenhamos bloqueios de novas ideias e isso ocorre por conta da estrutura emocional que surge. As emoções negativas podem atrapalhar a capacidade de se encontrar soluções criativas. Dessa forma, quando uma pergunta não encontrar a resposta adequada, é importante que possa ocorrer um afastamento emocional da origem do problema.

Dar oportunidade à mente para ir além do foco principal da demanda, é mais fácil do que se imagina. Aqui vão algumas dicas de como abrir um fluxo de pensamentos criativos quando estiver paralisado por um desafio:

- Ir ao cinema ou ler um novo livro
- Ouvir música de olhos fechados
- Meditar ou praticar atividade física
- Sair do padrão: fazer algo diferente do usual.

Novas ideias irão surgir e, com certeza algumas poderão ser aplicadas com resultados real no dia a dia.

Ocorre que, muitas vezes, o dia a dia com suas atribulações, acaba por roubar o foco de nossa atenção. Dessa forma, o objetivo se perde dando lugar as emergências que surgem a cada instante no ambiente de trabalho.

Manter o foco no objetivo é importante quando se deseja, de fato, o crescimento na direção certa. Uma agenda bem estruturada pode ser bastante útil nesses casos. Separar momentos no dia para trabalhar na direção do seu objetivo organizando as ferramentas que serão utilizadas na construção de seu projeto.

Hoje temos os smartphones que permitem criar alertas durante o dia para nos lembrarmos de determinados compromissos. Esse mecanismo pode ser usado para funcionar como setas indicativas direcionando o foco sempre que possível for.

Nesse ponto do processo a estratégia de ação deve ser elaborada. O que antes era apenas uma ideia imaterial agora deve ganhar ações escalonadas para o resultado final que desejamos.

Também é da natureza humana a capacidade de prospectar o futuro, de imaginar diversas possibilidades de resultados para suas ações. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Irá depender apenas da motivação e estado de ânimo.

Uma pessoa com baixa motivação ou péssimo estado de ânimo irá prospectar um futuro apocalítico onde qualquer ação resultará em fracasso. Já o contrário disso também pode ser perigoso, quando uma dose excessiva de otimismo pode deixar de lado os riscos inerentes a qualquer tomada de decisão.

O caminho do meio sempre foi o melhor, já que o analítico ao extremo poderá encontrar detalhes demasiados esgotando suas energias apenas na elaboração desse raciocínio e, a ausência de cuidados pela antecipação do sucesso pleno, pode criar o desastre no projeto.

Vale a pena pensar que qualquer resultado, bom ou ruim, só pode ocorrer mediante a ação. Ser um mero observador do mundo, preso na descrição dos fatos que ocorrem no entorno, não deve ser uma abordagem de crescimento. Portanto, só falha quem tenta e os erros geram experiência para uma nova tentativa mais coerente.

A fórmula é simples: primeiro a elaboração do pensamento estruturado, depois manter o foco em seu objetivo principal, criar as estratégias de ação para ser, finalmente, responsável pelos resultados possíveis de serem colhidos.

O que deseja mudar em sua vida? Qualquer momento é oportuno para se aplicar alguma alteração que almeja aprimoramento. Desde o autodesenvolvimento, processos internos emocionais ou comportamentais, até as rotinas de trabalho que podem (e devem) sofrer revisões periódicas. Nada é tão bom que não se possa melhorar: sempre!

Por Prof Dr. João Oliveira
Conheça nosso site: https://www.isec.psc.br

Nenhum comentário: