Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

domingo, 9 de fevereiro de 2020

QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA?



Nossas mentes estão cheias de estruturas solidificadas com certezas sobre vários assuntos. Na maioria das vezes, o foco é o perfil comportamental, regras de como agir dentro de uma determinada cultura sem ter de pensar muito a respeito. Essas tais normas de conduta servem como guia mestre para obter um melhor resultado no ambiente onde se encontra o sujeito.

Será que os ditos populares ainda estão dentro do prazo de validade? Vamos analisar algumas dessas frases mais comuns no Brasil. Afirmações que parecem carregar consigo a verdade absoluta, uma certeza comum a todo grupo social que tudo irá terminar bem se as regras forem seguidas como está escrito:

QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA – Em nosso tempo, a atualização constante é uma necessidade básica. O dito popular deve ter sido criado como forma de justificar a inação daqueles que não procuram o próprio crescimento, por acreditar que existe uma premiação apenas por fazer o que é certo. Hoje, além de fazer corretamente toda e qualquer atividade laboral, é de suma importância o investimento no desenvolvimento pessoal.

HÁ MALES QUE VEM PARA O BEM – Trata-se de uma forma de encarar problemas como, por exemplo, conflitos internos. Sabemos que vários tipos de demandas podem ocorrer no dia a dia de qualquer instituição e, de fato, a forma de enfrentar situações adversas faz toda diferença na resolução. Sendo assim, esse dito popular está na mesma direção do pensamento do moderno gestor que passa a ver, os problemas, como desafios que devem ser ultrapassados e não como muralhas de contenção.

A NECESSIDADE É MÃE DAS INVENÇÕES – Provavelmente o dito mais coerente com a realidade dos profissionais que atuam em nosso país. Muitas vezes, fora da condição ideal de trabalho, se torna necessário agir com criatividade afim de dar conta de todas as responsabilidades. Ocorre, porém, que a necessidade pode ser prospectada e as soluções podem estar prontas antes mesmo de serem necessárias. Um ponto que deve ser ressaltado na cultura laboral brasileira: a maioria dos gestores só pensa no problema quando ele ocorre.

A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE – O otimismo deixou de estar em moda no Brasil. As flutuações de mercado, mudanças na legislação e o consumidor cada vez mais exigente colocaram as instituições, que estão no topo, em estado de alerta constante. Assim, aquele que almeja manter a liderança em sua área deve ter mais que esperança em um futuro melhor: deve construir isso no dia a dia, começando quase do zero todas as manhãs. Planejamento estratégico é o novo nome para esperança.

ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA TANTO BATE ATÉ QUE FURA – Nem sempre insistir em algo, que não está dando certo, pode levar ao sucesso apenas pela não desistência. Caso o que esteja fazendo não consiga alcançar os objetivos que tem em mente, procure alguma variação de conduta (estratégia).

NÃO HÁ ROSAS SEM ESPINHOS – Existe um pensamento comum, na maior parte das pessoas, que o sucesso só surge depois de um grande investimento em suor e lágrimas. Ou seja, só serei feliz após sofrer ou, pior ainda, não existe sucesso pleno: algo irá dar errado. Isso não corresponde à realidade, embora não seja a regra. Da mesma forma, é possível ter uma equipe afinada, onde tudo ocorre da melhor forma possível, sem nenhum tipo de conflito.

EM CASA DE FERREIRO ESPETO É DE PAU – Significa dizer que o produto que é ofertado ao mercado não é utilizado pela própria equipe que o produz. Ou, que o saber exportado não é utilizado no ambiente interno. Esse dito perde força até mesmo nos empreendedores de marketing multinível. Para poder vender os produtos os promotores devem usá-los primeiro e conhecer a fundo suas propriedades. E essa regra ocorre em tantas outras áreas também.

PARA BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA – Não, não basta. O mais frequente erro nas instituições surge no processo comunicacional. Ter certeza que o outro entendeu claramente o que foi dito e que irá seguir as orientações corretamente deve ser uma obrigação de todo bom gestor. O trabalho de aprimoramento da comunicação deve estar na pauta do dia, todos os dias.

PAU QUE NASCE TORTO NUNCA SE ENDIREITA - Pode ser uma boa desculpa para quem não deseja investir em si mesmo ou em sua equipe. Treinamentos constantes e estratégias motivacionais de equipe podem transformar pessoas de baixa produtividade em seres altamente competentes. Quem não acredita que pessoas podem mudar de perfil não serve para ser gestor.

A ATIVIDADE É A MÃE DA PROSPERIDADE – Desde que a atividade esteja dentro de um plano de trabalho estratégico é certo que resultados irão ocorrer. A atividade por si só não significa certeza de um resultado positivo. É necessário que a atividade esteja dentro de um plano de ações visando alcançar algum objetivo específico. A chave para o sucesso é o planejamento. Ir fazendo por fazer pode até dar certo, de vez em quando, mas, se o processo está definido em etapas de crescimento a probabilidade de êxito se torna cada vez maior.

As frases prontas, no modelo de dito popular, refletem um momento no tempo de determinada cultura. Uma vez incorporadas ao inconsciente coletivo irão se repetir, sem análise de valor, durante muito tempo. Mesmo depois de terem perdido sua utilidade social.

Refletir sobre o que pensamos e como pensamos é uma tarefa árdua quando temos de desconstruir mitos consolidados. Os que são capazes de descortinar o véu do senso comum e aplicar a abordagem do momento serão os mais afortunados.

Afinal, é “Depois da batalha que aparecem os valentes!”

Por João Oliveira

Nenhum comentário: