O universo organizacional está
repleto de treinamentos e palestrantes motivacionais de todos os gostos e
perfis. Ter uma agenda voltada para o desenvolvimento interno é imprescindível,
extremamente salutar e necessário para manter a equipe produtiva e caminhando
na mesma direção. No entanto, antes de criar um programa de treinamento ou
montar uma programação com palestrantes é necessário detectar quais são as
necessidades da sua instituição: qual é o problema que precisamos resolver?
Um
Levantamento de Necessidades (LN) deve ser elaborado para ajustar as ações que
serão implementadas e, que estejam alinhadas com as reais necessidades da
instituição. Para isso muitos cuidados devem ser tomados para que o LN seja
feito de forma correta e consiga extrair as informações adequadamente.
Descobrir as falhas é o primeiro passo no planejamento de um bom programa de
treinamentos.
Antes
de mais nada é bom deixar claro que isso não se trata de uma medida corretiva.
Não estamos tentando solucionar o problema nesse momento e sim, procurando
evitar a reincidência desses problemas no futuro. Com o pensamento voltado para
esse formato, se torna mais fácil conseguir as informações, pois não se está
buscando culpados nem ações que podem soar como punitivas. Ter o apoio de todos
os envolvidos é muito importante para que o LN tenha sucesso.
A
verdade é que o LN deve ser uma rotina dentro da empresa que se preocupa em
estar sempre à frente de seus concorrentes e prestando o melhor
serviço/produto/atendimento ao seu cliente. Para tal podem ser usados vários
mecanismos como, por exemplo:
Questionário
Avaliação de desempenho
Discussão em grupo
Reuniões interdepartamentais
Entrevista estruturada
Pesquisa de clima organizacional
Pesquisa de satisfação de clientes
Existem ainda
muitos outros mecanismos que a criatividade e multiplicidade estrutural da
instituição podem criar. Importante ressaltar que, com a rede mundial de
comunicação, hoje é possível alcançar o cliente mesmo ele estando distante no
espaço físico e, além do tempo da aquisição do produto ou serviço. Assim, a
empresa pode se fazer presente ao questionar se o produto/serviço está de
acordo com as expectativas do cliente anos depois de sua primeira aquisição.
Após a coleta
de dados e a descoberta dos pontos de fratura, é necessária uma perfeita
identificação e interpretação das necessidades reais de treinamento. Assim
pode-se começar a focar nos pontos relevantes para o delineamento do programa
de treinamento.
Primeiro
ponto: Público Alvo – Um programa de treinamento deve direcionar as informações
no formato específico de seu público alvo. De nada adianta usar uma linguagem
única para públicos diferentes. Quanto maior for a empresa mais diversidade
teremos e, com isso, formas de comunicação ineficientes em alguns setores.
Separar os diferentes públicos alvos que necessitam de treinamento,
identificando a melhor forma de passar a informação, é um ponto decisivo no
sucesso ou fracasso do seu programa de treinamento.
Segundo ponto:
Objetivo e Período – Qual o resultado esperado e quanto tempo temos para isso? O
interessante é que quando uma empresa passa por dificuldades de mercado, o
primeiro ponto que se pensa em cortar para diminuir os custos é o programa de
treinamentos e, quando se lança um programa de treinamento, espera-se um
retorno em curtíssimo prazo. Um absoluto contrassenso. Para que tudo possa
fluir é bom definir claramente quais são os objetivos que devem ser alcançados
em um tempo possível sem falsas expectativas.
Terceiro
Ponto: Definição do Tema e Metodologia –
Após definir os objetivos fica mais claro quais os temas que devem ser
abordados e, qual a metodologia que será utilizada no processo. Nesse ponto um novo leque se abre e é
necessária uma atenção maior.
Qual a melhor
forma de se passar informações para o corpo laboral? Podemos ficar na
tradicional sala de aula ou colocar todo o treinamento no sistema de Educação a
Distância (EAD). Melhor ainda se os dois processos forem usados. O treinamento
presencial unido ao aprofundamento do EAD.
A vantagem do
EAD é a possibilidade da multiplicidade de conteúdo: vídeoaulas, palestras,
conferências, formulários, questionários, testes, estudos de casos e etc. Já o
presencial possibilita a interação dos participantes com as dinâmicas de
grupos, jogos para gestão de pessoas, dramatizações e etc.
No momento
atual, onde todos possuem acesso à internet, o ideal é, após todo o processo
descrito, lançar mão das duas metodologias. A plataforma Moodle de EAD, por
exemplo, é gratuita e muito fácil de se operar. Não há necessidade de um longo
período de adaptação pois, é intuitiva.
Como sempre, as empresas que não se adaptarem à velocidade de mudanças
do mercado irão sucumbir diante de outras mais ágeis.
O segredo não
é somente descobrir onde está o problema e corrigir pontualmente. Claro que
isso também possui seu valor, mas, providenciar a solução adequada com um
processo de LN rotineiro e treinamentos contínuos é garantia, para toda linha
temporal futura, que os atores produtivos estarão sempre refletindo o melhor de
sua instituição e contribuindo como parceiros para o sucesso da mesma.
Por Prof. Dr. João Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário