Ilustração Mara Oliveira |
Por Prof. Dr. João Oliveira
A conhecida
crise, em diferentes setores, se instalou de tal forma que somente os melhores
conseguem se manter no mercado de trabalho tornando a recolocação uma difícil
tarefa para indivíduos que só possuem a básica força de trabalho. Hoje,
diferentes empresas ofertam acesso a vagas online, o que gera
um oceano de currículos disponíveis para os selecionadores e, ao mesmo tempo,
uma possibilidade de nivelamento, escolha ou exclusão de pessoas ao nível de
“cliques” do mouse. Rapidamente pessoas são descartadas sem que, ao menos,
exista uma análise mais aprofundada de suas capacidades.
Se destacar neste universo não é fácil. Passar pela primeira peneira – seleção de currículos – é apenas o primeiro passo na jornada pela vaga pretendida. Ainda existem dinâmicas de grupo, testes e as entrevistas que, para a maioria dos candidatos, é o momento mais difícil a ser enfrentado.
Assim, cada elemento que almeja alcançar um lugar de destaque, ser notado como competente e preparado, deve criar seu próprio marketing pessoal além dos conhecimentos práticos, certificações e experiência exigidas. Saber se comunicar, apresentar ser dotado de uma excelente inteligência emocional são requisitos que, muitas vezes, não constam no perfil exigido para o cargo nem muito menos fazem parte das responsabilidades na execução do mesmo.
Saber não é o suficiente: é necessário ter atitude também.
O início de tudo é alavancar um bom marketing pessoal que engloba um amplo espectro. Desde da aparência física/vestual até a linguagem não verbal exibida. Para isso, podemos listar alguns tópicos básicos para quem deseja realmente desenvolver o seu marketing pessoal:
Assim, cada elemento que almeja alcançar um lugar de destaque, ser notado como competente e preparado, deve criar seu próprio marketing pessoal além dos conhecimentos práticos, certificações e experiência exigidas. Saber se comunicar, apresentar ser dotado de uma excelente inteligência emocional são requisitos que, muitas vezes, não constam no perfil exigido para o cargo nem muito menos fazem parte das responsabilidades na execução do mesmo.
Saber não é o suficiente: é necessário ter atitude também.
O início de tudo é alavancar um bom marketing pessoal que engloba um amplo espectro. Desde da aparência física/vestual até a linguagem não verbal exibida. Para isso, podemos listar alguns tópicos básicos para quem deseja realmente desenvolver o seu marketing pessoal:
1 - Desenvolva a autodisciplina: uma regra
básica para ter sucesso em qualquer empreendimento é possuir autodisciplina e
saber de suas próprias qualidades e deficiências para investir no
desenvolvimento pessoal.
2 - Autoestima: sempre em
alta e, caso não esteja, procure a melhor forma de cuidar disso, talvez um
profissional psicólogo possa ajudar.
3 - Objetivos claros com metas
estabelecidas: sonhar não custa nada, diz o poeta, mas, no mundo
real é necessário possuir um mínimo de bom senso e buscar objetivos que sejam
tangíveis à sua realidade.
4 – Adaptação: em todos os
sentidos. Vale a pena recordar que Darwin nunca disse que a espécie mais forte
é a que sobrevive na natureza e sim a que melhor se adapta ao ambiente.
5 – Criatividade: ser criativo
e inovador não é o mesmo que lançar moda nem jargões é, de fato, poder
desprender a mente dos processos cotidianos e ir além da próxima esquina.
6 - Seja ético: absolutamente
em tudo na vida. Seja no ambiente familiar, pessoas, social ou profissional. A
ética deve estar incorporada no ser como a própria pele: sem ela é impossível
viver em sociedade.
7 – Diga-me com quem andas... : Escolher bem
as pessoas com quem tem mais proximidade. Esse é um tema polêmico porque,
muitas vezes, são as pessoas que mais gostamos que nos prejudicam na
estruturação emocional.
8 - Visível e disponível: quem não é
visto não é lembrado. Para o marketing pessoal direto isso é extremamente
relevante, mas, é preciso muito cuidado com as redes sociais, por exemplo. Os
recrutadores, sempre que possível, olham o perfil de postagens dos candidatos. O
comportamento moral, nos dias atuais, é um detalhe importante. Cuidado com o
rastro que está deixando em sua história midiática.
9 - Networking: mandar
imprimir cartões de visitas com nome, profissão, telefone, e-mail e todas os
outros mecanismos de localização não custa caro e pode valer ouro. Conhecimento
é poder e uma boa rede de contatos é algo realmente valioso.
Outros
cuidados devem ser agregados a esses listados para o bom desenvolvimento do
Marketing Pessoal como a construção de um bom currículo. Desde a foto que é
exibida (que deve ser neutra, serena tirada em uma situação de boa iluminação)
até os itens em destaque como formação e experiência, tudo deve estar colocado
de forma clara, sem redundâncias.
Distribuir um
único currículo pode não ser o ideal para todas as vagas ofertadas. Tendo em
foco as qualificações exigidas para cada cargo, selecione (e tire) o que está
em excesso.
A última dica
é sobre o comportamento na hora da entrevista. De nada adianta toda uma
construção pessoal se na hora mais importante as emoções fogem ao controle.
Para isso existe uma simples prática que pode solucionar para sempre esse
impacto emocional: treino.
Treine com
seu amigos e parentes. Busque na internet as perguntas mais comuns feitas pelos
entrevistadores nos processos de seleção. Ter respostas prontas na memória não
resolve de todo o problema, mas, ajuda bastante a dar segurança ao candidato. Lembre-se
que a sorte sempre está do lado do mais preparado. Então, desejamos um bom
preparo! A sorte será consequência.
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