Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

domingo, 3 de maio de 2015

O COELHO



Por Beatriz Acampora
Psicóloga – CRP 05/32030


O coelho é um dos animais mais espertos que existe. Ele consegue alimentar seus filhotes de uma maneira muito original. Talvez poucos animais sejam tão perspicazes em proteger a cria quanto o coelho.

Quando um coelho tem filhotes ele cava um buraco até um determinado ponto para despistar o predador e deixa esse buraco aberto, depois ele se distancia deste lugar e cava um outro buraco, coloca seus filhotes dentro e cobre com a terra para que nenhum outro animal ache seu ninho, sua toca.

Este bicho muito esperto sabe o tempo exato que os filhotes podem ficar enterrados sem que isso cause prejuízo à vida deles. E, por isso, tem esta prática para se alimentar, ficar forte e poder amamentar seus filhotes, os desenterrando cada vez que faz isso.

O coelho, assim, consegue despistar seus predadores naturais, que não descobrem onde seus filhotes estão enterrados porque sempre se deparam com um buraco vazio.

Ocorre que, por outro lado, toda esta peripécia logística poderia ser mais eficiente se o coelho não tivesse uma terrível falha: ele faz o mesmo percurso todos os dias! Nunca muda seu caminho.

Dessa forma, o predador não precisa ficar fuçando à procura dos filhotes de coelho que se encontram enterrados. Ele simplesmente fica no meio do caminho à espreita, esperando sua presa passar e a captura ou, ainda, segue o coelho até ver este desenterrar seus filhotes, podendo capturar todos ao mesmo tempo.

Assim, o coelho, que cria estratégias tão específicas para proteger seus filhotes, fica vulnerável diante de seu oponente, isso porque não consegue sair da sua zona de conforto e busca aquilo que já lhe é conhecido, familiar.

Poderíamos questionar: “Mas ele já teve uma excelente ideia e ainda tem que pensar a mais?” Essa é a questão para a reflexão! Não basta ter uma excelente ideia, é preciso ter uma visão sistêmica, enxergar o todo e buscar estratégias complementares para que tudo funcione adequadamente sem prejuízos.

A vida implica em cuidado e isso abrange o que é simples e ao mesmo tempo o que é complexo. Como proteger o que nos é mais caro se não mudarmos o caminho percorrido? A trajetória de hoje pode ser prejudicial amanhã.

Buscar sempre um novo caminho, manter o campo aberto para novas possibilidades e encontrar novas formas de concretizar ações e ser feliz é a chave para não ser capturado. Entregue-se à sua criatividade e abra novas portas!


Nenhum comentário: