Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

domingo, 18 de fevereiro de 2024

A SOPA DA VIDA

 



A SOPA DA VIDA

 

Por João Oliveira

 

Já eram quase 18 horas, hora do jantar em Rongbuk, o mosteiro mais alto do mundo, localizado a 4980 metros de altitude, apenas 200 metros abaixo de um dos acampamentos base do Monte Everest.
Fundado em 1902 por Ngawang Tenzin Norbu o mosteiro pertence à escola Nyingma do budismo tibetano, conhecida por suas práticas meditativas profundas e pelo ensino do Dzogchen, considerado o caminho direto para a realização espiritual. Os monges que residem lá seguem as tradições se dedicando a práticas meditativas e espirituais.


Uma antiga tradição é a prática de silêncio, conhecida como Mauna em sânscrito. Os monges fazem seus votos e mantém silêncio durante todo o dia. No entanto, durante o jantar (segundo ouvi falar), é permitido proferir uma frase: “uma única frase”.
Ocorreu que, numa dessas noites, o Khenpo (líder espiritual do mosteiro) disse a seguinte frase:


- Assim não é possível! Sem sal fica muito difícil aproveitar essa sopa até o fim.


E ficou em silêncio! Todos se entreolharam, mas, o silêncio prevaleceu até o outro dia, até o outro jantar quando, como sabemos, é permitido dizer uma única frase.


Ananda, um jovem monge vindo de Tingri, uma pequena cidade tibetana, disse:


- Mestre, na noite de ontem na sua lição para nós, o senhor estava se referindo que: a ausência de sal na sopa nos lembra que, na vida, muitas vezes enfrentamos situações desprovidas de alegria ou sabor. Contudo, é nossa capacidade de encontrar contentamento, mesmo nessas circunstâncias, que verdadeiramente nos nutre e sustenta. Assim como a sopa, a vida pode ser plena, mesmo sem todos os condimentos desejados? Era isso mesmo mestre?


Padma, vindo de Shigatse (um importante centro cultural e religioso na região) levantou o braço direito e falou com tom forte e assertivo:


- Nada disso irmão, nosso mestre nos disse que a simplicidade da sopa sem sal pode ser vista como um convite para reconhecermos a pureza inerente em nossa existência. Tal como o lótus que floresce na lama, devemos aproveitar as experiências mais básicas da vida para cultivar a nossa iluminação espiritual, transformando o ordinário em extraordinário através da nossa percepção.


Tenzin, cujo nome significa "detentor dos ensinamentos" não esperou nem um segundo e emendou com a sua interpretação:


- Não irmãos: esta sopa sem sal nos ensina a resiliência frente às adversidades da vida. Assim como nos adaptamos ao sabor da sopa, devemos aprender a aceitar as situações que a vida nos apresenta, sabendo que a essência da sabedoria reside na nossa capacidade de manter a serenidade e adaptar-nos, transformando desafios em oportunidades de crescimento.


O jovem Dawa (nome tibetano significa "lua" e é simbólico de clareza e iluminação) estava sentado ao lado do idoso Khenpo, um lugar de grande prestígio na mesa, disse:


- Irmãos, estou mais próximo de nosso líder e posso sentir a energia que dele emana. O que ele quis dizer foi que a falta de sal na sopa nos remete à clareza que surge da simplicidade. Na vida, o acúmulo de desejos e apegos turva nossa percepção, assim como o sal em excesso pode ofuscar os verdadeiros sabores. Ao abraçarmos a simplicidade, cultivamos uma mente clara, capaz de perceber a verdadeira essência de todas as experiências.


Todos ficaram em profundo silêncio.


Nesse momento o Khenpo, cujo verdadeiro nome era Rinchen Gyatso (precioso oceano em tibetano) perdeu a paciência, deu um soco na mesa e gritou:


- Dawa! Me passa essa porcaria de Sal que está do seu lado. A sopa continua horrível! Totalmente sem sal!


Reconhecer que nossas interpretações são apenas isso – interpretações – pode nos ajudar a questionar nossas suposições e a procurar clarificações quando confrontados com mensagens que parecem ambíguas.


A verdade é que nossas crenças pessoais podem mudar totalmente o sentido do que é dito, levando a mal-entendidos que, às vezes, podem até azedar as relações. Isso é um lembrete de que a gente precisa tentar entender melhor o que os outros estão dizendo, perguntando mais e supondo menos.


Com certeza isso irá evitar confusões e manter todo mundo na mesma página, facilitando a convivência. No final das contas, uma conversa clara e direta, sem rodeios, é o melhor tempero para qualquer relação seja isso na vida pessoal/familiar ou no ambiente laboral.


Nenhum comentário: