Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

domingo, 7 de maio de 2023

QUAL A DIFERENÇA ENTRE: PSICANÁLISE, PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA


QUAL A DIFERENÇA ENTRE: 
PSICANÁLISE, PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA

A psicanálise, a psicologia e a psiquiatria são três abordagens distintas para o tratamento de problemas de saúde mental e emocional. Estas áreas possuem diferenças em suas bases teóricas, métodos de tratamento e formação profissional. 

Este texto procura auxiliar o leitor a entender melhor um pouco de como cada uma delas atua apresentando cases de sucesso em tratamento com cada uma delas.


 

terça-feira, 2 de maio de 2023

O QUE CURA MAIS? MEDICAMENTOS, PLACEBOS OU A FÉ?


O QUE CURA MAIS? MEDICAMENTOS, PLACEBOS OU A FÉ?

A medicina é uma das maiores conquistas da humanidade e um grande avanço para o tratamento de doenças. A indústria farmacêutica movimenta bilhões de dólares anualmente, oferecendo diversos tipos de medicamentos para curar as mais variadas doenças. Além disso, a fé e o placebo têm sido usados como alternativas para o tratamento de algumas enfermidades, mas será que eles realmente têm efeito terapêutico?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a utilização de medicamentos é a principal forma de tratamento de doenças em todo o mundo. Em um relatório divulgado em 2016, a OMS apontou que o mercado farmacêutico mundial movimentou cerca de US$ 1,1 trilhão em 2014. O relatório também destacou que o uso de medicamentos tem se mostrado efetivo no tratamento de diversas doenças, reduzindo o tempo de internação e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Por outro lado, a utilização de placebos tem sido estudada há décadas. O placebo é uma substância inócua, como uma pílula de açúcar, que é administrada aos pacientes como se fosse um medicamento verdadeiro, sem que eles saibam que estão recebendo um tratamento sem efeito terapêutico. A ideia é que a crença do paciente no tratamento possa ter um efeito positivo sobre a sua saúde.

Além disso, a fé tem sido considerada por muitas pessoas como um importante fator de cura. A crença religiosa tem sido associada a uma série de benefícios para a saúde, como uma melhor recuperação de doenças cardíacas, menor incidência de depressão e ansiedade, além de um aumento na expectativa de vida. Um estudo publicado na revista Journal of Behavioral Medicine em 2017, por exemplo, mostrou que a participação em atividades religiosas pode estar associada a uma redução no risco de mortalidade em idosos.

A seguir, apresentamos 20 casos de pessoas que se curaram com placebos e depois cinco que alcançaram a cura apenas com a fé:


 

segunda-feira, 1 de maio de 2023

QUAL O MELHOR MÉTODO PARA TRATAR A INSÔNIA?



QUAL O MELHOR MÉTODO PARA TRATAR A INSÔNIA?

A insônia é um distúrbio do sono que afeta a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Caracterizada pela dificuldade em adormecer, manter o sono ou acordar muito cedo, a insônia pode ter um impacto significativo na saúde física e mental, bem como na qualidade de vida (American Academy of Sleep Medicine, 2014). 

Estima-se que aproximadamente 10% a 30% da população adulta mundial sofra de insônia crônica (Ohayon, 2002). Organizações como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Academia Americana de Medicina do Sono trabalham para desenvolver recursos e tratamentos para combater a insônia e promover a saúde do sono.

Neste artigo vamos apresentar algumas possíveis soluções e os melhores métodos, com base em estudos científicos, para o tratamento da insônia.