Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

RECONHECIMENTO VERSUS REMUNERAÇÃO




Certa vez um funcionário da Disney, empresa conhecida por sua cultura de congratulação, foi perguntado sobre o que é mais importante: reconhecimento ou remuneração? Ele respondeu que é a mesma coisa de água e comida. Você não pode viver sem água – morrerá rapidamente – e nem sem comida – poderá aguentar alguns dias, mas perecerá no final. Nesse caso a água é o salário mensal e a comida o reconhecimento. Os dois são importantes.

Práticas como a foto no Mcdonalds do funcionário do mês ou premiações regulares podem trazer ânimo positivo ao grupo funcional.         De fato, todo programa que desejar tratar desse tema deve ter o cuidado para não transformar a equipe em competidores vorazes que irão fazer de tudo pelo reconhecimento prometido pelo gestor. Assim, não basta estipular metas de vendas (por exemplo) ou contabilizar níveis de produtividade somente de forma individual. Um bom programa de reconhecimento deve estabelecer certos parâmetros éticos e ter dois focos: pessoa e grupo.

Criar o sentimento de pertencimento e gerar a sensação de acolhimento no ambiente de trabalho irá resultar na segurança da equipe. O trabalho, seja ele qual for, se torna uma extensão do ambiente familiar, pois, reconhece nos seus companheiros pessoas com quem poderá contar em momentos de dificuldade.

Óbvio que o exemplo deve ser a mola mestra, portanto os gestores devem estar plenamente engajados. Sem a participação expressiva de quem apresenta as diretivas dificilmente a cultura será metabolizada por todos.

Apresentamos alguns exemplos de atividades que o RH pode promover a fim de prover a base dessa cultura. Coisas simples que até mesmo um calendário pode resolver até ações mais complexas que depende da participação efetiva do grupo.

ANIVERSARIANTE DO MÊS – Esse é o programa mais fácil de ser implantado e, de fato, pouco tem a ver com produtividade ou desempenho do colaborador. Trata-se de uma forma de gerar a sensação de pertencimento ao grupo. Basta um quadro de avisos com as fotos e datas dos aniversários do mês e, se possível for, uma pequena demonstração de carinho durante o Briefing matutino com o já usual “parabéns para você!”.

COLABORADOR DO MÊS – O primeiro detalhe desse programa é substituir a palavra funcionário por colaborador. Os quesitos podem ser bem objetivos como assiduidade, produção, vendas ou uma votação entre os colegas de equipe. Algumas pequenas regras podem ser impostas, por exemplo: a mesma pessoa não pode ser escolhida mais que duas vezes consecutivas para dar oportunidade a todos.

ATENDIMENTO NOTA 1.000 – Uma vez por mês um colaborador pode ser escolhido com base nas respostas – espontâneas - dos clientes ao seu atendimento. Atualmente é muito comum pessoas enviarem e-mails para empresas reclamando do atendimento, mas o inverso também está se tornando algo corriqueiro. Um bom atendimento pode gerar ações dos clientes mesmo sem serem incentivadas. No entanto, a empresa pode solicitar aos seus clientes algum tipo de feedback através de e-mail, WhatsApp, ligação telefônica ou formulário para preenchimento no próprio local do atendimento.

SUA IDEIA VALE OURO – Quem mais sabe dos detalhes das operações são os colaboradores que, diretamente, atuam nos processos. Assim, incentivar que novas ideias sejam apresentadas e premiar as melhores é uma forma de demonstrar a integração de todos no sistema. Melhor ainda se as ideias forem realmente implantadas.

Esses são apenas alguns exemplos de ações que podem ser desenvolvidas para promover o reconhecimento dos colaboradores. Datas comemorativas como dia das Mães, Pais, Natal, Dia do Trabalhador, também funcionam como âncoras para promoção de eventos internos e homenagens. Mas, que perfil de premiação seria mais adequado? Muitas empresas adotam premiações em dinheiro e isso funciona relativamente bem. Outras possibilidades também são bem recebidas pelos colaboradores como: viagens com acompanhante; medalhas e/ou placas comemorativas; dia de folga extra; bens materiais como computares, telefones e etc.

Vale lembrar que nada no mundo corporativo é mais forte do que um elogio sincero e o agradecimento como resposta a uma boa performance. Esse é o perfil de reconhecimento mais barato e de maior valor para o colaborador. Saber que está sendo percebido como ser atuante na corporação e que suas ações refletem de modo positivo na mente de seus gestores gera sensação de pertencimento.

Um truque que pode ser usado por todo bom gestor é ter pela manhã dez moedas de centavos no bolso direito da calça e, a cada elogio ou agradecimento a um colaborador, deve ir trocando de bolso, moeda a moeda. Certificando-se sempre que, ao final do dia, todas as moedas estejam no outro bolso.

Sempre é possível promover uma cultura de participação, integração, reconhecimento e pertencimento. Afinal, cada colaborador é um cartão de visita da empresa e quanto mais engajado ele estiver, melhor será o reflexo no cliente e maiores são as chances da organização ser reconhecida por boas práticas no mercado.
       
Por Prof. Dr. João Oliveira


domingo, 9 de fevereiro de 2020

QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA?



Nossas mentes estão cheias de estruturas solidificadas com certezas sobre vários assuntos. Na maioria das vezes, o foco é o perfil comportamental, regras de como agir dentro de uma determinada cultura sem ter de pensar muito a respeito. Essas tais normas de conduta servem como guia mestre para obter um melhor resultado no ambiente onde se encontra o sujeito.

Será que os ditos populares ainda estão dentro do prazo de validade? Vamos analisar algumas dessas frases mais comuns no Brasil. Afirmações que parecem carregar consigo a verdade absoluta, uma certeza comum a todo grupo social que tudo irá terminar bem se as regras forem seguidas como está escrito:

QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA – Em nosso tempo, a atualização constante é uma necessidade básica. O dito popular deve ter sido criado como forma de justificar a inação daqueles que não procuram o próprio crescimento, por acreditar que existe uma premiação apenas por fazer o que é certo. Hoje, além de fazer corretamente toda e qualquer atividade laboral, é de suma importância o investimento no desenvolvimento pessoal.

HÁ MALES QUE VEM PARA O BEM – Trata-se de uma forma de encarar problemas como, por exemplo, conflitos internos. Sabemos que vários tipos de demandas podem ocorrer no dia a dia de qualquer instituição e, de fato, a forma de enfrentar situações adversas faz toda diferença na resolução. Sendo assim, esse dito popular está na mesma direção do pensamento do moderno gestor que passa a ver, os problemas, como desafios que devem ser ultrapassados e não como muralhas de contenção.

A NECESSIDADE É MÃE DAS INVENÇÕES – Provavelmente o dito mais coerente com a realidade dos profissionais que atuam em nosso país. Muitas vezes, fora da condição ideal de trabalho, se torna necessário agir com criatividade afim de dar conta de todas as responsabilidades. Ocorre, porém, que a necessidade pode ser prospectada e as soluções podem estar prontas antes mesmo de serem necessárias. Um ponto que deve ser ressaltado na cultura laboral brasileira: a maioria dos gestores só pensa no problema quando ele ocorre.

A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE – O otimismo deixou de estar em moda no Brasil. As flutuações de mercado, mudanças na legislação e o consumidor cada vez mais exigente colocaram as instituições, que estão no topo, em estado de alerta constante. Assim, aquele que almeja manter a liderança em sua área deve ter mais que esperança em um futuro melhor: deve construir isso no dia a dia, começando quase do zero todas as manhãs. Planejamento estratégico é o novo nome para esperança.

ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA TANTO BATE ATÉ QUE FURA – Nem sempre insistir em algo, que não está dando certo, pode levar ao sucesso apenas pela não desistência. Caso o que esteja fazendo não consiga alcançar os objetivos que tem em mente, procure alguma variação de conduta (estratégia).

NÃO HÁ ROSAS SEM ESPINHOS – Existe um pensamento comum, na maior parte das pessoas, que o sucesso só surge depois de um grande investimento em suor e lágrimas. Ou seja, só serei feliz após sofrer ou, pior ainda, não existe sucesso pleno: algo irá dar errado. Isso não corresponde à realidade, embora não seja a regra. Da mesma forma, é possível ter uma equipe afinada, onde tudo ocorre da melhor forma possível, sem nenhum tipo de conflito.

EM CASA DE FERREIRO ESPETO É DE PAU – Significa dizer que o produto que é ofertado ao mercado não é utilizado pela própria equipe que o produz. Ou, que o saber exportado não é utilizado no ambiente interno. Esse dito perde força até mesmo nos empreendedores de marketing multinível. Para poder vender os produtos os promotores devem usá-los primeiro e conhecer a fundo suas propriedades. E essa regra ocorre em tantas outras áreas também.

PARA BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA – Não, não basta. O mais frequente erro nas instituições surge no processo comunicacional. Ter certeza que o outro entendeu claramente o que foi dito e que irá seguir as orientações corretamente deve ser uma obrigação de todo bom gestor. O trabalho de aprimoramento da comunicação deve estar na pauta do dia, todos os dias.

PAU QUE NASCE TORTO NUNCA SE ENDIREITA - Pode ser uma boa desculpa para quem não deseja investir em si mesmo ou em sua equipe. Treinamentos constantes e estratégias motivacionais de equipe podem transformar pessoas de baixa produtividade em seres altamente competentes. Quem não acredita que pessoas podem mudar de perfil não serve para ser gestor.

A ATIVIDADE É A MÃE DA PROSPERIDADE – Desde que a atividade esteja dentro de um plano de trabalho estratégico é certo que resultados irão ocorrer. A atividade por si só não significa certeza de um resultado positivo. É necessário que a atividade esteja dentro de um plano de ações visando alcançar algum objetivo específico. A chave para o sucesso é o planejamento. Ir fazendo por fazer pode até dar certo, de vez em quando, mas, se o processo está definido em etapas de crescimento a probabilidade de êxito se torna cada vez maior.

As frases prontas, no modelo de dito popular, refletem um momento no tempo de determinada cultura. Uma vez incorporadas ao inconsciente coletivo irão se repetir, sem análise de valor, durante muito tempo. Mesmo depois de terem perdido sua utilidade social.

Refletir sobre o que pensamos e como pensamos é uma tarefa árdua quando temos de desconstruir mitos consolidados. Os que são capazes de descortinar o véu do senso comum e aplicar a abordagem do momento serão os mais afortunados.

Afinal, é “Depois da batalha que aparecem os valentes!”

Por João Oliveira

domingo, 2 de fevereiro de 2020

PENSAMENTO, FOCO NO OBJETIVO, ESTRATÉGIA E RESULTADO !




Qualquer desenvolvimento depende de um protocolo, uma agenda progressiva de ações para que o projeto, seja de que natureza for, possa ser materializado no mundo real. Os passos que orientam o caminho existem mesmo que o agente não se dê conta disso. Trata-se de um processo, uma metodologia, que, uma vez estruturada de forma consciente pode facilitar bastante qualquer perfil de projeto que possamos ter na vida pessoal ou laboral.

Tudo começa com o pensamento. Uma ideia inovadora para uma ação que pode trazer resultados positivos. A imaginação humana é capaz de encontrar soluções criativas para as mais diversas dificuldades, permitir que a mente elabore essas possibilidades também requer uma certa dose de investimento.

Quando estamos diante de um problema que nos impacta, é natural que tenhamos bloqueios de novas ideias e isso ocorre por conta da estrutura emocional que surge. As emoções negativas podem atrapalhar a capacidade de se encontrar soluções criativas. Dessa forma, quando uma pergunta não encontrar a resposta adequada, é importante que possa ocorrer um afastamento emocional da origem do problema.

Dar oportunidade à mente para ir além do foco principal da demanda, é mais fácil do que se imagina. Aqui vão algumas dicas de como abrir um fluxo de pensamentos criativos quando estiver paralisado por um desafio:

- Ir ao cinema ou ler um novo livro
- Ouvir música de olhos fechados
- Meditar ou praticar atividade física
- Sair do padrão: fazer algo diferente do usual.

Novas ideias irão surgir e, com certeza algumas poderão ser aplicadas com resultados real no dia a dia.

Ocorre que, muitas vezes, o dia a dia com suas atribulações, acaba por roubar o foco de nossa atenção. Dessa forma, o objetivo se perde dando lugar as emergências que surgem a cada instante no ambiente de trabalho.

Manter o foco no objetivo é importante quando se deseja, de fato, o crescimento na direção certa. Uma agenda bem estruturada pode ser bastante útil nesses casos. Separar momentos no dia para trabalhar na direção do seu objetivo organizando as ferramentas que serão utilizadas na construção de seu projeto.

Hoje temos os smartphones que permitem criar alertas durante o dia para nos lembrarmos de determinados compromissos. Esse mecanismo pode ser usado para funcionar como setas indicativas direcionando o foco sempre que possível for.

Nesse ponto do processo a estratégia de ação deve ser elaborada. O que antes era apenas uma ideia imaterial agora deve ganhar ações escalonadas para o resultado final que desejamos.

Também é da natureza humana a capacidade de prospectar o futuro, de imaginar diversas possibilidades de resultados para suas ações. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Irá depender apenas da motivação e estado de ânimo.

Uma pessoa com baixa motivação ou péssimo estado de ânimo irá prospectar um futuro apocalítico onde qualquer ação resultará em fracasso. Já o contrário disso também pode ser perigoso, quando uma dose excessiva de otimismo pode deixar de lado os riscos inerentes a qualquer tomada de decisão.

O caminho do meio sempre foi o melhor, já que o analítico ao extremo poderá encontrar detalhes demasiados esgotando suas energias apenas na elaboração desse raciocínio e, a ausência de cuidados pela antecipação do sucesso pleno, pode criar o desastre no projeto.

Vale a pena pensar que qualquer resultado, bom ou ruim, só pode ocorrer mediante a ação. Ser um mero observador do mundo, preso na descrição dos fatos que ocorrem no entorno, não deve ser uma abordagem de crescimento. Portanto, só falha quem tenta e os erros geram experiência para uma nova tentativa mais coerente.

A fórmula é simples: primeiro a elaboração do pensamento estruturado, depois manter o foco em seu objetivo principal, criar as estratégias de ação para ser, finalmente, responsável pelos resultados possíveis de serem colhidos.

O que deseja mudar em sua vida? Qualquer momento é oportuno para se aplicar alguma alteração que almeja aprimoramento. Desde o autodesenvolvimento, processos internos emocionais ou comportamentais, até as rotinas de trabalho que podem (e devem) sofrer revisões periódicas. Nada é tão bom que não se possa melhorar: sempre!

Por Prof Dr. João Oliveira
Conheça nosso site: https://www.isec.psc.br