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domingo, 12 de maio de 2019

EM UMA NOITE DE SEXTA

EM UMA NOITE DE SEXTA



Por Prof. Dr. João Oliveira

Não eram 19h30 ainda e toca o interfone no apartamento 604:

- Alô? – Diz o proprietário do apartamento meio chateado por ter interrompido seu episódio da terceira temporada de Game of Thrones (Ramsay colocou um monte de mulheres suas seduzindo o Theon mas, parece que as intenções não são boas).

- Boa noite aqui é seu vizinho do apartamento 302. Deixa-me te fazer uma pergunta: é daí que estão cozinhando um arroz branco salpicado de hortelã e manjericão, com umas batatinhas gratinadas em rodelas com requeijão cremoso por cima com pedaços de Salmão, gratinados também, temperados com limão, sal e azeite?

- Não? Claro que não? De onde você tirou isso?

Antes de continuar devo dar mais algumas informações:

1 – O prédio está localizado em Ipanema – classe média alta da Zona Sul do Rio de Janeiro.

2 – Sexta feira é dia de dar uma saída para jantar fora.

3 – Quem está ligando do 302 é um chef de cozinha desempregado.

- Bom amigo, sou eu quem está fazendo esse jantar gourmet. – fala o Chef morador do 302 – Sou o Roger Fortes, chef de cozinha, e preparei hoje 30 jantares gourmet para os moradores desse prédio por apenas R$ 35,00 cada prato. Mas, quem solicitar dois pode levar por apenas R$ 60,00, Está finalizando agora, devo levar quantos para o seu apartamento? Chega aí no tempo de elevador do terceiro ao sexto...

Ocorre um silêncio com alguns segundos. Roger pensa que foi uma furada montar essa estratégia. 

Foi ideia da mulher dele usar uma abordagem sensorial para oferecer as quentinhas gourmets (como eles chamam até hoje). Sim, o risco de perder parte ou toda comida era grande, mas, eles tinham de tentar. As contas estavam vencendo e o dinheiro acabando.

O morador do 604 responde após dolorosos 30 segundos:

- Você aceita cartão?

A matemática dela tinha até uma certa lógica. Veja bem, seis apartamentos por andar em um prédio de 12 andares, são setenta e uma possibilidades. Pode ser até que 30 quentinhas sejam poucas para começar.

E foi exatamente o que aconteceu. Logo no primeiro dia eles tiveram de sair, ir no supermercado e entregar, em três apartamentos, quentinhas em seus próprios pratos. Não tinham se preparado para o sucesso e haviam comprados trintas quentinhas de papelão.

As pessoas adoraram e com o faturamento daquele final de semana pagaram o aluguel e a luz que estava para cortar. Começaram uma nova vida.

Essa história teve início em 2013 e, de lá para cá, muita coisa mudou na vida do casal. Além das duas (lindas) meninas que vieram se juntar a família, Roger arrumou um sócio, um cliente recorrente entre os mais de 200 que conquistou nos prédios próximos.

Virou empresa, restaurante no Shopping Leblon com 18 funcionários, mas, nunca abandonou a entrega de quentinhas gourmets nos finais de semana – sexta e sábados - hoje responsável por um faturamento de quase R$ 100.000,00 por mês.

- Roger? – perguntou o sócio – Vamos colocar as quentinhas todos os dias?

- Claro que não... se fizermos isso deixa de ser especial.

Fantástica história, não é? A esposa do Roger teve uma ideia que deu super certo. Mas, não foi só a ideia de elencar o sensorial das pessoas... era muito bom também. Caso contrário seria apenas uma venda e não uma jornada de sucesso.

Leu até aqui? Deu vontade de pedir uma quentinha dessas na próxima sexta? Ele agora leva vinho também se você optar pelo pacote premium.

Esse seria o exato momento do texto para eu colocar o link de contato com o Roger.

Entretanto, não posso fazer isso.

Roger, sua esposa, as quentinhas... nada disso existe. Eu criei apenas para demonstrar como é possível prender a atenção de uma pessoa para conduzir uma conversão (venda).

O que eu posso fazer é deixar o nosso contato de WhatsApp, pois, estamos preparando um treinamento de Neuromarketing para o segundo semestre no Rio de Janeiro – Copacabana - e São Paulo – Avenida Paulista.

Nesse treinamento vamos apresentar o que há de mais moderno nessa área para potencializar suas vendas presenciais e online. 

Ante de passar o contato, deixa eu te dizer como o Senhor Genival, vendedor ambulante de bebidas nas areias de Copacabana, usa o Neuromarketing sem ter a menor ideia do que seja. Dei umas dicas para ele e está funcionado melhor ainda.

Ele chega perto de um grupo de pessoas na praia, se senta no próprio isopor cheio de bebidas. Abre uma garrafinha de água mineral (a mesma o dia todo) e fala assim:

- Nossa senhora que calor! Só mesmo uma água gelada ou uma cerveja para quem gosta... nunca vi um dia assim tão seco... dói até a garganta da gente.

Toma um gole da água, olha para as pessoas e fala.

- Estou querendo ir embora mais cedo hoje, esse calor e o peso da mercadoria estão me matando. Vou baixar o preço de tudo aqui... quem quer água ou cerveja bem gelada aí... tenho de tudo...

Positivação de vendas? Ele tem 78 anos... só a ideia de ajudar um idoso a se livrar do pesa da mercadoria garante um faturamento de – nos dias quentes – R$ 500,00 !

Leu até aqui? Que bom, tenho certeza que nos encontraremos em sala de aula. Mande uma mensagem para +55 21 98085 0333  - Diga apenas na mensagem de contato: NEURO. Nossa equipe irá te colocar em um grupo de espera – sem interação nenhuma – até termos a agenda do segundo semestre.

Vender nem é o problema... fidelizar sim.

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