Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

domingo, 26 de junho de 2011

Asteróide em rota de aproximação com a Terra - dia 27/06/2011 às 17h00 -


Ele vai passar a, apenas, 12.000 Kms, e é possível que a força gravitacional nos faça uma surpresa.
O problema não é a colisão, pois isso não vai acontecer, o problema é isso só ser descoberdo faltando três dias!
Leiam nas fontes originais:

http://spaceweather.com

http://www.skyandtelescope.com/community/skyblog/observingblog/124430479.html

http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=2011%20MD&orb=1

Tem mais, vejam o e-mail que recebi de um amigo ligado ao meio e de grande credibilidade:

Prezado João Oliveira,

Olá!!! Na segunda-feira, dia 27 de junho, o asteróide 2011 MD passará a aproximadamente 18.600km (últimos dados) da superfície da Terra. Muito próximo de nosso planeta!!! 
Esse instante de maior aproximação está previsto para ocorrer aproximadamente às 14:00h no horário de Brasília (17:00h UT) do dia 27 de junho. Podem haver mudanças nessa previsão, mas é a útlima e a mais precisa que foi divulgada. O asteróide somente foi descoberto no dia 22 de junho, e o anúncio dessa descoberta foi divulgada nessa quinta-feira, dia 23 de junho. O asteróide possui um diâmetro entre 8m e 18m (pelo tamanho mínimo, para ser mais preciso o correto seria chamá-lo de meteoróide), até o momento não se sabe precisamente esse valor. 
A sua trajetória ainda pode ser afetada pelo campo gravitacional da Terra. A possibilidade de uma colisão com o nosso planeta está praticamente descartada. Mesmo que isso viesse ocorrer não ocorreriam danos significativos. A colisão com uma cidade poderia causar destruição na região próxima ao impacto. Mas nesse caso, como já disse, por enquanto é muito improvável que uma colisão ocorra.

Com a divulgação pela mídia dessa questão, pode ser que alguns irresponsáveis tentem assustar as pessoas. É o momento para que haja um grande esforço para a divulgação correta do que irá ocorrer. Sem omissões. 
Apresentando todos os dados corretos e atualizados. A divulgação dos fatos sem rodeios é sempre a melhor opção.






Nenhum comentário: