Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

domingo, 9 de dezembro de 2012

Algumas dicas do livro “Ativando seu Cérebro para Provas e Concursos”.



Este livro oferece ao leitor mais de 100 modernas técnicas e dinâmicas para colocar a estrutura cognitiva em um nível de excelência. O resultado pode ser medido, além de avaliações no período escolar ou concursos públicos, na vida de uma forma geral. As estratégias, aqui apresentadas, objetivam uma saúde mental e acuidade na memória de longa duração.

Para comprar o livro na promoção de fim de ano na Editora WAK:
http://www.wakeditora.com.br/mostrar_livro/mostrar_livro.php?livro=5985

01 - Caminhar ou correr antes de estudar – Alguns pesquisadores na Itália descobriram que a prática de atividades físicas melhora o fluxo sanguíneo do cérebro. Segundo os estudos, pessoas com mais de 65 anos e que caminham 9 quilômetros por semana possuem menor chance de desenvolver demências. Estudantes que possuem uma rotina de exercícios também desenvolvem o cérebro com mais facilidade pois, já está comprovado que, a partir dos 25 anos de idade, o hipocampo começa a perder volume, certa de 1% ao ano, resultando assim no envelhecimento cerebral. No entanto, quando o indivíduo se exercita, ele consegue reverter a decadência física do seu cérebro, contando com mais agilidade para pensar e com isso melhora a performance das suas habilidades cognitivas. Isto não significa dizer que você deve ser um maratonista, mas fazer exercícios aeróbicos, pela manhã, irão ajudar a melhorar suas capacidades cognitivas.

02 - Passeando com os olhos – Antes de começar a estudar um novo conteúdo, de uma rápida olhada em todo material. Passe os olhos sem compromisso de assimilar alguma coisa, apenas olhe sem ler de fato ou prestar atenção. Isso irá ajudar no processo de memorização pois, você já criou um mapa mental do material que irá dar toda atenção, irá diminuir a tensão diante do desconhecido e você não se sentirá perdido quanto ao volume que tem para ler.

03 - Ancoragem sensorial visual – Processo que utiliza cores para ancorar memórias. Utilize, para isto, fitas coloridas como pulseiras no braço. Cada cor um trecho importante. Leia mantendo a fita como guia de leitura, depois a coloque no braço.  Não use muitas, lembre-se que você possui outros recursos de memorização e, portanto, não deve sobrecarregar nenhum deles. Como sempre, a fita deve estar presente no dia da prova para facilitar a recordação do material estudado.

04 - Escove os dentes com a outra mão – Isto irá ajudar a desenvolver novas conexões sinápticas criar novos caminhos neurais. Pode ser difícil à principio, mas com o treino (tudo na vida é treino) você será capaz de desenvolver uma boa coordenação motora na mão não dominante e isto pode ser muito útil em outras ocasiões, além de deixar o cérebro mais afiado para qualquer coisa.

05 - Imagine o seu bicho de estimação falando com você sobre o texto – Leia o texto, agora, imagine que seu animal de estimação pode falar, ou um personagem de desenho animado, coloque na voz dele o texto que acabou de ler. Esta imagem que destoa do natural ficará marcada em sua mente e facilmente será recuperada no momento em que for necessário.

06 - Palavras cruzadas – Uma forma divertida de memorizar o material estudado é pegar as palavras chaves e transformar em um jogo de Palavras Cruzadas.  Formule as perguntas e monte, com as repostas, o gráfico que você quiser cruzando as palavras utilizando algumas letras comuns a duas palavras. O esforço cognitivo para realizar tal exercício é pequeno, mas o resultado em memorização é fantástico. Tente.

07 - Metáforas - Se o tema estudado for muito difícil crie uma história divertida com ele. Faça dos conceitos personagens e use ambientes como: uma floresta, cemitério, castelo, uma grande e nova cidade.
Tente fazer uma cadeia de acontecimentos relacionados onde o conteúdo pode ser encaixado e, o cenário é chave da história. Guardando o cenário, que deve ser incomum, você pode acessar a história com facilidade e, neste enredo é que se encontram as informações que você necessita para a prova.

08 - Mnemotécnicas – Existem várias mnemotécnicas, técnicas de memorização, mas a que liga item a imagem é uma das melhores. Para isso use uma camisa que tenha vários símbolos, ou pulseiras, brincos, enfim, acessórios que você possa usar no dia da prova e que estejam com você no período de estudo.
Alguns estudantes que conhecem esta técnica costumam usar buttons coloridos neste processo de memorização. No livro você terá vários exemplos de técnicas neurossensoriais.

09 - Fichamento- Adquira pequenas fichas e vá fazendo pontuações sobre o tema estudado. Utilize fichas bem pequenas, que podem ser feitas cortando uma folha A4 em quatro pedaços iguais. Não ultrapasse cinco temas por cada uma e não se alongue, escreva apenas as principais palavras ou conceitos resumidos. Acostume-se a estudar com as fichas e canetas do lado e vá sempre anotando a medida que avança no material. Você pode usar fichas de cores diferentes para as diferentes matérias e, após a sessão de estudo, revisar o material. Não se esqueça de sempre citar, na ficha, a fonte da informação.

10 - Cenários  – Dentro das técnicas de memorização podemos usar vários cenários desde que eles possam ser elencados com facilidade quando necessário. Sabemos que o cérebro da preferência por novidades ou coisas absurdas. Um museu é algo diferente, ainda mais quando é criado pela sua imaginação. Comece, portanto, criando o seu museu com o nome na porta, salas e galerias com obras de artes, pinturas e esculturas. Agora vá colocando, como nome e descrição de cada obra de arte a matéria que você necessita memorizar. Tente claro, criar um ele de similaridade entre a obra de arte e a matéria. Lembre-se que o inusitado, diferente ganha uma marcação especial na sua memória, por isso as peças do seu museu devem ser únicas no mundo.


Para comprar o livro na promoção de fim de ano na Editora WAK:
http://www.wakeditora.com.br/mostrar_livro/mostrar_livro.php?livro=5985

Nenhum comentário: