PÁGINA OFICIAL, FACEBOOK e E-MAIL

http://www.isec.psc.br

https://www.facebook.com/Prof.Joao.Oliveira

E-mail: isecpsicologia@gmail.com

Para receber informações sobre palestras e cursos mande um email para: isec_news-subscribe@yahoogrupos.com.br

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Noam Chomsky é barrado por Israel

Publicada no Globo On Line em 16/05/2010 às 23h40

RIO - O linguista e filósofo americano Noam Chomsky teve neste domingo sua entrada em Israel barrada por funcionários da imigração na fronteira com a Jordânia. Reportagem publicada no GLOBO desta segunda-feira mostra que ele atravessava a Ponte Allenby, sobre o Rio Jordão, quando foi impedido de passar por policiais israelenses que aparentemente implicaram com o fato de ele ter sido convidado a dar uma palestra na universidade palestina Birzeit e no Instituto para Estudos Palestinos, em Ramallah, na Cisjordânia.

O legislador palestino Mustafa al-Barghouti, que convidou Chomsky a dar a palestra, indignou-se e disse que o episódio configurava "uma ação fascista, uma supressão da liberdade de expressão".

A porta-voz do Ministério do Interior israelense, Sabine Hadad, disse que os funcionários da fronteira entenderam que Chomsky também visitaria Israel, por isso teriam impedido sua entrada. Chomsky, no entanto, só estava de passagem.

- Estamos tentando contactar o pessoal de fronteira para esclarecer os fatos, mas, partindo do pressuposto de que não havia nada contra ele, não há motivos para impedir que entre - disse Sabine Hadad.

O intelectual americano, ferrenho crítico da política israelense em relação aos palestinos, explicou que faria uma série de palestras pela região e que sua agenda estava muito apertada para tentar entrar novamente na Cisjordânia. A palestra estava marcada para esta segunda.


Obs. de João Oliveira: Se você não entendeu o porquê desta posição de Israel, leia: Controle da Mídia os Espetaculares Efeitos da Propaganda, livro de Chomsky publicado em 2003.

Nenhum comentário: