QUE ANO É HOJE?
Por João Oliveira
“- Bom dia! Por gentileza, que ano é hoje?”
“- Bom dia! Bom, isso depende muito! Poderíamos estar em 6273, aproximadamente, se ainda estivéssemos nos baseando nos ciclos do Rio Nilo ou se os faraós ainda estivessem nos reinando.”
“- Nossa, tudo isso, acho que errei de lugar então...”
“- Espere, poderia ser 5784 pelo Calendário Hebraico, que ainda é usado em Israel para festividades religiosas como Rosh Hashanah, Yom Kippur, Pessach, entre outras, mas eles também seguem o Gregoriano.”
“- Não sabia disso... existem muitos calendários não é?”
“- Ah, sim! Também poderia ser o ano de 2776, sabia? Isso se Júlio César tivesse estruturado melhor a questão dos 11 minutos que se acumulavam ano após ano. Assim, o calendário Juliano que ele criou em 45 a.C. teve de ser trocado em 1582 pelo Gregoriano para resolver isso criando os anos bissextos... é uma conta complicada que não vale a pena tentar explicar.”
“- É nesse Gregoriano que estamos certo?”
“- Sim, mas não acabei ainda: No Calendário Islâmico hoje seria o ano de 1445 e é usado até hoje da mesma forma que o Hebraico. O Hindu tem várias versões, a mais comum se baseia nos ciclos lunares e hoje seria por volta de 1945. Pelo Chinês estamos em 4721, ano do coelho mas, o novo zodíaco que vem é muito bom. Em 10 de fevereiro próximo começa o ano do Dragão... vai ser uma festança.”
“- Muito interessante tudo isso...”
“- Também tem o calendário Persa. Nele hoje estamos em 1402 no Irã e Afeganistão. É o famoso calendário Solar Hijri que tem o ano novo sempre no equinócio de primavera do hemisfério norte. Muito fascinante a divisão dos meses: 6 tem 31 dias, os 5 seguintes 30 e o último 29 ou 30 dependendo se for ano bissexto.”
“- Nossa, o senhor conhece mesmo tudo sobre calendários!”
“- É a minha vida filho, minha paixão... é o que faço!”
“- Afinal, nem nos apresentamos, qual é o seu nome?”
“- Ah, sim... sou 2023 aqui pelo Gregoriano.”
“- Mas, então estou no lugar certo: prazer, vim lhe substituir, sou 2024!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário