Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

TROCA DE TURNO


Por João Oliveira



Já estava quase anoitecendo quando ele chegou se dirigindo ao senhor idoso que estava arrumando algumas tralhas:




- Então? Pronto para a aposentadoria?




- Ainda não. – Disse o velho cabisbaixo – De fato, ainda tenho muitos planos que não foram plenamente realizados.




- Pode esquecer. Agora eu é que tomo conta da parada. Conhece a frase: “Estamos sob nova direção”?




- Sim, claro. Não tenho dúvidas que você vai assumir agora cheio de novas ideias de gerenciamento.




- Você nem imagina meu velho. Vou arrumar a bagunça que você está deixando e ainda vou incrementar um monte de novidades.




- Mesmo? – O velho riu.




- Está rido de quê? Posso saber? – Se irritou o jovem.




- Você se parece muito comigo quando cheguei aqui: cheio de planos, ideias, cheio de vontade e dinamismo. – Baixou a cabeça e respirou fundo – Tudo se perdeu durante o meu turno aqui. Fiz o que pude mas, como pode ver... está tudo uma grande bagunça.




- Entendo. Sei como é se decepcionar. Mas isso não vai acontecer comigo pode ter certeza.




- Falei o mesmo para o meu antecessor. O problema não somos nós. O problema são eles.




- Eles? O que eles podem fazer: nós somos o tempo! Ninguém é mais poderoso que o tempo.




- Meu jovem. Entenda que eles podem ter todo o tempo do mundo e nunca aprenderão o básico para o crescimento contínuo. São seres de baixa longevidade e extremamente egoístas. Mesmo sabendo que possuem uma existência ínfima não se preocupam em deixar algo para a posteridade que os torne memoráveis.




- Mas, nossa passagem aqui também é curta. Somente uma volta em torno da estrela de quinta grandeza.




- Sim, isso é fato. Depois voltamos para o Continuum Temporal onde a eternidade e um segundo representam a mesma coisa. No entanto, meu jovem, nos tornamos eternos no calendário. Jamais deixaremos de existir por conta dos fatos históricos. Pena que a maioria desses fatos seja negativo para humanidade.




- Deixa de ser pessimista. Soube de vários avanços na ciência, na religião, na filosofia... os erros que você está deixando (já disse) vou consertar.




- Sim, isso também é verdade. Mas, se você pegar os nossos antepassados distantes verá que esses avanços pouco representam. Estão apenas repetindo saberes já alcançados em outras eras que foram esquecidos por eles.




- Então, para que eu posso começar bem o meu período, que conselho você pode me dar que seja útil?




- Seja modesto em seus objetivos. Não adianta entrar em serviço com muitos planos e espelhar isso na cabeça deles. Pois, a grande maioria irá se frustrar. E o pior é que não é por falta de capacidade que os planos deles acabam indo por terra. Tudo fracassa por falta de prioridades. Eles se perdem no caminho, uma pena mesmo.




- Mas se eu chegar sem planos? Apenas espalhando uma vontade de ser mais feliz independentemente dos resultados alcançados?




- Espera! – O velho se levantou – Ser mais feliz de qualquer forma?




- Isso! É possível, não é?




- Claro! Alguns deles são muito felizes com pouco. Olha aqui, veja aqueles que moram em casas pequenas e que estão festejando a sua chegada com grande alegria. Pouco possuem na vida material, mas são repletos de energia positiva. Olhe lá um pouco adiante, aquela casa cheia de riquezas, veja como as pessoas são silenciosas.




- Então é possível ser feliz independentemente dos resultados alcançados?




- Sim... tanto é que agora estou até me sentido melhor. – Sorriu o velho – Acho que você irá começar bem 2016.




- Espero que sim 2015. Obrigado pela conversa. Meu objetivo agora é que todos sejam felizes em qualquer condição possível. Afinal, sempre teremos um novo ano e muitos deles, seres finitos, talvez não.

Nenhum comentário: