Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

quinta-feira, 6 de março de 2014

MENTALISMO



      



 Por João Oliveira



      - “Vejo alguém na sua vida, alguém que você gosta muito, mas que não corresponde da mesma forma... também vejo uma pessoa que não gosta de você. Ela finge ser sua amiga, mas, na verdade, quer o seu mal.” 


          Esqueça isso! 


Isso não é nem nunca foi Mentalismo, no máximo é uma cartomante de rua que nunca estudou as técnicas desta arte que tem seu início praticamente junto com a humanidade. De fato, a primeira apresentação de um mentalista profissional se deu em 1572 com o italiano Girolamo Scotto, mas ele não entrou para história por isso e sim por ser dono da maior gráfica de Veneza que produziu livros de ciências, filosofias e partituras musicais.


          O real Mentalismo é um conjunto de técnicas específicas que, quando bem administradas, conseguem dar uma ilusão que algumas pessoas são capazes de ler mentes fazendo todo tipo de incríveis adivinhações. Alguns destes “poderes” são baseados no firme conhecimento de cálculo mental rápido e hipnose de palco,  já outros efeitos vão depender de algum treinamento específico para causar impacto como: telepatia, adivinhação, clarividência, controle da mente, implante de pensamento e premonição.          


            A Leitura Fria, por exemplo, é uma forma de obter o máximo possível de informação sobre a pessoa apenas observando sua linguagem corporal e pequenos detalhes que ela apresenta como corte de cabelo, cuidados com a pele e unhas, tipo de sapato que usa e etc. Podemos extrair muito conhecimento a respeito de tal pessoa e com isso direcionar nossa abordagem.


          Um segundo nível se chama Leitura Quente, é quando já estando municiado de informações oriundas da Leitura Fria, o mentalista pode fazer afirmações gerais sobre a pessoa e sobre seu perfil psicológico. Neste ponto o conhecimento de Análise Comportamental é essencial para poder traçar um histórico emocional pelas marcas de expressão.


          Graças ao efeito percebido por psicólogo Bertran R. Forer, em 1948, as pessoas supervalorizam de forma positiva as avaliações sobre sua personalidade. Assim, unindo técnicas que apresentam informações reais com a capacidade de usar conteúdo generalista, o mentalista treinado terá sempre sucesso com qualquer pessoa.


          Agora, quando a confiança está estabelecida, o mentalista pode arriscar a aplicar outras modalidades de atuação como leitura do pensamento, e isso vai exigir dele conhecimento de microexpressões faciais e de movimentos ideomotores; “Pescaria” quando ele faz afirmações diretas sobre temas que só a pessoa tem acesso e todo o tipo de adivinhações; e rotinas sem uso de qualquer equipamento ou trucagem, apenas usando uma observação apurada da pessoa que está à sua frente.


          Estes conhecimentos são úteis para qualquer pessoa. Pois, quem os domina, se sente seguro em qualquer ambiente, se comunica melhor com as pessoas causando sempre uma excelente impressão em suas argumentações, pois, lembre-se que gostamos mais de nossos iguais, e um mentalista sabe falar exatamente aquilo que você gostaria de ouvir.


          Não se trata de enganação e sim da arte de influenciar pessoas e conseguir o melhor de qualquer relação. Sendo assim este naipe de técnicas serve a qualquer profissão que tenha relação direta com pessoas. Um passo além da já rica Análise Comportamental. Já os que desejam ser o centro das atenções ou elevar sua autoestima, não há nada melhor para atrair admiração do que alguém com capacidades intelectivas mais apuradas.


          Por tudo isso resolvemos abrir no Rio de Janeiro a partir de março de 2014  “Mentalist: O Curso”, que reúne em quatro encontros – um sábado por mês -  as melhores técnicas de fácil aprendizado  para tornar qualquer pessoa, que deseje melhorar suas aptidões, um bom mentalista.


          Todo aprendizado sobre como as pessoas pensam é válido, melhor ainda são aqueles conhecimentos que podem mudar nosso próprio modo de pensar.
 




Mais detalhes no link: http://tinyurl.com/kxnaqnm

Nenhum comentário: