Certa vez um funcionário da Disney,
empresa conhecida por sua cultura de congratulação, foi perguntado sobre o que
é mais importante: reconhecimento ou remuneração? Ele respondeu que é a mesma
coisa de água e comida. Você não pode viver sem água – morrerá rapidamente – e
nem sem comida – poderá aguentar alguns dias, mas perecerá no final. Nesse caso
a água é o salário mensal e a comida o reconhecimento. Os dois são importantes.
Práticas como a foto no Mcdonalds do funcionário do mês ou premiações
regulares podem trazer ânimo positivo ao grupo funcional. De fato, todo programa que desejar
tratar desse tema deve ter o cuidado para não transformar a equipe em
competidores vorazes que irão fazer de tudo pelo reconhecimento prometido pelo
gestor. Assim, não basta estipular metas de vendas (por exemplo) ou
contabilizar níveis de produtividade somente de forma individual. Um bom
programa de reconhecimento deve estabelecer certos parâmetros éticos e ter dois
focos: pessoa e grupo.
Criar o sentimento de pertencimento e gerar a sensação de
acolhimento no ambiente de trabalho irá resultar na segurança da equipe. O
trabalho, seja ele qual for, se torna uma extensão do ambiente familiar, pois,
reconhece nos seus companheiros pessoas com quem poderá contar em momentos de
dificuldade.
Óbvio que o exemplo deve ser a mola mestra, portanto os
gestores devem estar plenamente engajados. Sem a participação expressiva de
quem apresenta as diretivas dificilmente a cultura será metabolizada por todos.
Apresentamos
alguns exemplos de atividades que o RH pode promover a fim de prover a base
dessa cultura. Coisas simples que até mesmo um calendário pode resolver até
ações mais complexas que depende da participação efetiva do grupo.
ANIVERSARIANTE DO MÊS – Esse é
o programa mais fácil de ser implantado e, de fato, pouco tem a ver com
produtividade ou desempenho do colaborador. Trata-se de uma forma de gerar a
sensação de pertencimento ao grupo. Basta um quadro de avisos com as fotos e
datas dos aniversários do mês e, se possível for, uma pequena demonstração de
carinho durante o Briefing matutino com o já usual “parabéns para você!”.
COLABORADOR DO MÊS – O
primeiro detalhe desse programa é substituir a palavra funcionário por
colaborador. Os quesitos podem ser bem objetivos como assiduidade, produção,
vendas ou uma votação entre os colegas de equipe. Algumas pequenas regras podem
ser impostas, por exemplo: a mesma pessoa não pode ser escolhida mais que duas
vezes consecutivas para dar oportunidade a todos.
ATENDIMENTO NOTA 1.000 – Uma
vez por mês um colaborador pode ser escolhido com base nas respostas –
espontâneas - dos clientes ao seu atendimento. Atualmente é muito comum pessoas
enviarem e-mails para empresas reclamando do atendimento, mas o inverso também
está se tornando algo corriqueiro. Um bom atendimento pode gerar ações dos
clientes mesmo sem serem incentivadas. No entanto, a empresa pode solicitar aos
seus clientes algum tipo de feedback através de e-mail, WhatsApp, ligação
telefônica ou formulário para preenchimento no próprio local do atendimento.
SUA IDEIA VALE OURO – Quem
mais sabe dos detalhes das operações são os colaboradores que, diretamente,
atuam nos processos. Assim, incentivar que novas ideias sejam apresentadas e
premiar as melhores é uma forma de demonstrar a integração de todos no sistema.
Melhor ainda se as ideias forem realmente implantadas.
Esses são apenas alguns exemplos de ações que podem ser
desenvolvidas para promover o reconhecimento dos colaboradores. Datas comemorativas
como dia das Mães, Pais, Natal, Dia do Trabalhador, também funcionam como âncoras
para promoção de eventos internos e homenagens. Mas, que perfil de premiação
seria mais adequado? Muitas empresas adotam premiações em dinheiro e isso
funciona relativamente bem. Outras possibilidades também são bem recebidas
pelos colaboradores como: viagens com acompanhante; medalhas e/ou placas
comemorativas; dia de folga extra; bens materiais como computares, telefones e
etc.
Vale lembrar que nada no mundo corporativo é mais forte do
que um elogio sincero e o agradecimento como resposta a uma boa performance. Esse
é o perfil de reconhecimento mais barato e de maior valor para o colaborador.
Saber que está sendo percebido como ser atuante na corporação e que suas ações
refletem de modo positivo na mente de seus gestores gera sensação de
pertencimento.
Um truque que pode ser usado por todo bom gestor é ter pela
manhã dez moedas de centavos no bolso direito da calça e, a cada elogio ou
agradecimento a um colaborador, deve ir trocando de bolso, moeda a moeda.
Certificando-se sempre que, ao final do dia, todas as moedas estejam no outro
bolso.
Sempre é possível promover uma cultura de participação,
integração, reconhecimento e pertencimento. Afinal, cada colaborador é um
cartão de visita da empresa e quanto mais engajado ele estiver, melhor será o
reflexo no cliente e maiores são as chances da organização ser reconhecida por
boas práticas no mercado.
Por Prof. Dr. João Oliveira