Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

domingo, 23 de maio de 2021

O QUE É MAIS IMPORTANTE?

 



                 Júpiter se levantou, caminhou até a sacada e olhando para o mar falou com sua voz de trovão:

- A palavra! Certamente é o mais relevante.

                Buda, sem parar de comer, o interrompeu:

- Zeus, tem de existir intenção. Sem intenção não há força nas palavras...

- Não me chame assim gordinho. Não gosto que me chamem pela minha identidade grega. -Disse Zeus (desculpe) Júpiter!

- Júpiter está certo!

                A mesa inteira olhou para o jovem rapaz cabeludo e de barbas longas.

- Como sabem, falo em nome de Meu Pai e nas escrituras sagradas está escrito que no princípio era o verbo. Somente da palavra de Meu Pai que tudo foi construído. Dessa forma, está bem claro a força que existe na palavra.

- Jesus – falou Buda – Em primeiro lugar fale por você mesmo, já que é você que está aqui na mesa conosco e, em segundo lugar, nem todo mundo tem o poder de Seu Pai. Sendo assim a palavra pode ter pesos diferentes dependendo de quem a profere.

                Jesus, nitidamente aborrecido, olhou firme para Buda e disse:

- Gordinho, existia um homem que vivia nas montanhas cuidando de ovelhas, um dia...

- Pêra aí? Outra parábola?  Não! De deixo nenhum... – cortou Buda

                A mesa inteira olhou sério para Jesus e ele finalizou:

- Conto essa depois.

                Eu permanecia sentado quieto no meu canto apenas observando o desenrolar daquela interessante discussão. Foi quando Vishnu se levantou (na verdade flutuando) e disse quase cantando:

- Todos aqui sabem que são meros frutos de meu estado onírico. No meu despertar tudo será desconstruído. Mas, estando em meu sonho, nesse momento, merecem minha atenção.

                Júpiter ameaçou falar algo, mas Vishnu continuou:

- O mais importante é cultuar o afastamento da ideia de uma personalidade isolada do todo e, ao alcançar a unidade, cultivar o real desejo pela conquista de seus objetivos. Somente então a intenção e a palavra podem ter seus efeitos.

- Concordo plenamente – Disse Krisnha de forma superanimada e começou a bater palmas para Vishnu – Muito boa a sua fala senhor!

- Muito obrigado, mas quem é o senhor?

- Eu? Eu sou você amanhã! – Respondeu Krisnha sorrindo.

                Mitra, que estava quase escondido em seu lugar, toma a palavra de maneira tímida:

- Senhores, acho que tudo isso só pode ser possível se o individuo possuir a clareza de uma construção frasal adequada. Sem saber pedir ao universo pode-se conseguir um retorno negativo daquilo que realmente deseja. Muitas pessoas não sabem solicitar o que desejam... não sabem falar o que querem...

                Júpiter, e os demais da mesa, ficaram pensativos e em silêncio. Foi nesse momento que Buda me olhou e falou:

- E você? Representante dos humanos nesse sonho paradoxal, o que tem a dizer?

                De fato, era um sonho. Era possível perceber que a sala mudava de tamanho e forma a cada momento. Mas, já que estava ali tinha de colocar meu pensamento:

- Tudo que todos os senhores disseram é verdade e faz parte de um conjunto único.

                Consegui a atenção deles: todos olhavam para mim.

- No entanto, posso acrescentar apenas um detalhe: a consciência. É primordial que a consciência esteja desperta para que o desejo, fé, crença ou intenção estejam colocados de maneira correta. Assim, a palavra, articulada com o conteúdo assertivo, pode encontrar o eco perfeito no universo que sempre responde: queiramos ou não.

                Silêncio na mesa e finalmente Vishnu falou:

- Mas, foi exatamente isso que eu disse.

                Alguns deram risadas e eu finalizei:

- É preciso despertar as pessoas, ativar a consciência de quem são e do que podem.

                Acordei, neste instante, sob a ilusão de ter ouvido uma salva de palmas.

 

Por João Oliveira

               

Nenhum comentário: