Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

HORA DA PAUSA PARA O CAFÉ




                

Em seu recente livro “Quando os segredos científicos para o timing perfeito” o autor de vários best-sellers Daniel H. Pink apresenta vários estudos científicos que comprovam a eficácia de se fazer breves pausas durante o horário de trabalho. O estado de ânimo do profissional pode ser mantido, durante todo o período, tal qual o início do dia aumentando assim o seu rendimento.

Algumas culturas são adeptas a uma prática mais radical há muito tempo. Na Espanha, por exemplo, em algumas regiões o comércio literalmente fecha entre 14h00 e 17h00. Só recentemente uma lei trabalhista acabou com a famosa “siesta” entre os funcionários públicos espanhóis que agora só podem desfrutar de uma hora para o almoço.

Não é necessário tanto. De acordo com pesquisas recentes a melhor forma de se tirar um cochilo, após ao almoço, é pelo curto período de (apenas) 20 minutos. Não sem antes tomar uma boa xicara de café. Ocorre que a cafeína irá levar 25 minutos para agir de forma plena na corrente sanguínea, tempo esse em que o sujeito estará despertando juntando os dois benefícios da soneca com café: a melhora do estado de alerta e das faculdades cognitivas.

Em nosso ambiente de trabalho isso talvez não possa se tornar uma prática cotidiana. Mas, uma sequência de pausas pequenas pode obter o mesmo resultado da soneca de meia hora e isso durante todo o dia. Essas chamadas micro pausas podem ser feitas de várias maneiras diferentes.

Vamos listar sete dicas que, com certeza, podem ser incorporadas sem nenhum problema no seu dia a dia para dar aquele rendimento extra e melhorar sua qualidade de vida no trabalho.



1 – Descanso do olhar: caso trabalhe diretamente com procedimentos feitos em uma tela de computador, adquira o hábito de parar, de meia em meia hora, apenas para olhar objetos distantes. Ir a uma janela observar o trânsito ou uma bela paisagem por um minuto pode ajudar mais ainda.

2 – Movimente-se: se você trabalha sentado o dia inteiro coloque seu celular para tocar um alarme a cada hora. Levante-se e dê uma pequena caminhada pelo local onde atua por cinco minutos. Isso irá causar um efeito fantástico em seu estado de ânimo além de prevenir males posturais.

3 – Um telefonema: se você fica muito tempo sozinho trabalhando faça pausas sociais pelo telefone. Isso mesmo! Ligue para alguém sempre que se sentir entediado. Apenas não demore muito no telefone. Tenha uma prática de fazer contatos com amigos que não vê há muito tempo apenas para saber como estão. Nesse caso as duas pessoas irão se sentir melhor.

4 – Meditação ou auto-hipnose: Basta apenas investir nisso por alguns minutos pela manhã e na parte da tarde para recobrar suas energias. Caso não esteja habituado a esse tipo de pratica, baixe o nosso aplicativo CASA DOS 7 SABERES onde vários áudios de auto-hipnose podem ser acessados gratuitamente.

5- Respiração do nervo vago: não há nenhum mistério nesse padrão de respiração controlada. Basta inspirar fundo contando até quatro, prender o ar contando até quatro e, liberar, bem devagar contando até quatro novamente. Pronto: a calma irá voltar a reinar no ambiente.

6 – Use a postura de vencedor: trabalho da psicóloga americana Amy Cuddy. Levante-se e coloque as mãos unidas atrás do corpo por dois minutos (postura do general), depois coloque as mãos na cintura com a postura da Mulher Maravilha ou Super-Homem igualmente por dois minutos. Termine colocando as mãos atrás da cabeça pelos mesmos dois minutos. A diferença no estado de ânimo ocorre por uma rápida alteração no padrão da produção química endócrina.

7 – Use o humor a seu favor: tenha um livro de humor sempre disponível, veja um vídeo engraçado no Youtube ou ouça um podcast de comédia. Ria! Como todos sabemos rir é o melhor remédio. Calcule pausas para suas risadas ao longo do dia e terá uma excelente produção sempre.

Você pode escolher o método que mais lhe agradar para praticar diariamente ou fazer uma mistura com todos eles durante a semana. O resultado é o que importa e, com certeza, será melhor do que nada fazer.

Algumas empresas já optaram por práticas de exercícios laborais durante a jornada de trabalho com profissionais de educação física ou yoga dentro das próprias instituições. O break deixa de ser uma alternativa para constar como tarefa obrigatória todos os dias.

Algumas capitais brasileiras já saíram na frente com o local de descanso após o almoço. Grandes centros urbanos já possuem a “sala da soneca” em restaurantes: uma cópia dos modelos já utilizados há anos no Japão.

Apenas não se deve confundir as paradas laborais com o conhecido ócio criativo. Outro conceito totalmente válido, mas, voltado para processos mais artísticos ou onde a criatividade deve estar em primeiro plano.

Nenhum comentário: