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sábado, 25 de fevereiro de 2012

Palestras On Line do ISEC - Terças 19h00 - com Beatriz Acampora


Terça, dia 28/02 às 19h00, assista Profa. Msc. Beatriz Acampora, ao vivo, no Auditório Virtual do ISEC com o tema: 
Comunicação Assertiva: Aprimorando relacionamentos.
Para receber link e senha mande um e-mail para:

Profa. Msc. Beatriz Acampora
ISEC - Instituto de Psicologia Ser e Crescer -

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Interpretação de sonhos no modelo Junguiano



Nossos sonhos funcionam como um amigo leal que fala sobre você, para o seu bem, mas não sabe o nosso idioma e escreve muito mal. Pode ser ainda pior: nem sempre o que é bom para o inconsciente, expresso nos sonhos, é o melhor que pensamos, a nível consciente, para nós! 

Para que serve a interpretação dos nossos próprios sonhos?

- Identificarmos e resolvermos os conflitos dentro de nós e que impedem a nossa maneira de agir.
- Reconhecermos as defesas que usamos para repelir ameaças imaginárias ou reais.
- Evitarmos a tendência à frustração.
- Ampliar a flexibilidade de comportamento. 

"Os Sonhos são entidades misteriosas, com mensagens de um amigo desconhecido que é solícito mas objetivo. Sua caligrafia e linguagem são, por vezes, obscuras, mas nunca há qualquer dúvida quanto à preocupação subjacente com o nosso bem-estar fundamental – que pode ser diferente do bem-estar que imaginamos ser a nossa meta." – JUNG 

Jung conceitua os sonhos como sendo processos psíquicos naturais, análogos aos mecanismos compensatórios do funcionamento corporal. Os sonhos, na sua função compensatória, funcionariam de três modos possíveis: 

- O sonho pode compensar distorções temporárias da estrutura do ego.
- O sonho pode atuar como auto-representação da psique, colocando a estrutura do ego em funcionamento com a necessidade de adaptação ao processo de individuação.
- O sonho é uma tentativa para alterar diretamente a estrutura dos complexos sobre os quais o ego arquetípico se apóia para a identidade no nível mais consciente. 

A compensação das visões distorcidas ou incompletas do ego vígil é, de acordo com a teoria junguiana, o propósito dos sonhos. Nossa forma vígil de encarar as coisas sempre é incompleta, razão pela qual sempre há espaço para a compensação. A origem teórica dos sonhos é o Si-mesmo, o centro regulador da psiquê.

Para Jung há três etapas principais para que se possa interpretar um sonho, são elas: 

- uma compreensão clara dos detalhes exatos do sonho;
- a reunião de associações em ordem progressiva, em um ou mais de três níveis: pessoal, cultural, arquetípico;
- a colocação do sonho ampliado no contexto da situação vital e do processo de individuação da pessoa que teve o sonho. 

Assim, para Jung, o sonho deve ser interpretado no contexto da vida corrente da pessoa que o tem. A aceitação do sonho como confirmação da atual posição consciente da pessoa pode fornecer informações sobre o caráter compensatório dos sonhos.  

Para identificar nos sonhos as informações necessárias, no intuito de praticarmos mudanças nas nossas vidas, é necessário ter a capacidade de decodificação dos elementos oníricos. Isso não é tão difícil, mas é preciso muita atenção para não se fazer julgamentos precipitados e acabar tendo uma leitura equivocada. 

Um exemplo claro disso é quanto temos sonhos de conjunção carnal. Às vezes podemos ficar perturbados, pois as pessoas envolvidas não poderiam, pela ordem moral, estar praticando tal ato e extraindo prazer dele. Isso pode criar, inclusive, angústia e sofrimento ao sonhador. 

No entanto o sonho não se preocupa com o corpo físico e, do seu jeito, ele simboliza uma união de personalidades, um apego psicológico. Faz isso da maneira mais forte que tem em sua simbologia: sexo! Ou seja, sonhou que está fazendo sexo com alguém significa desejo de proximidade maior a nível psicológico, união de personalidades. 

É possível ainda, segundo Jung, o psicodiagnóstico precoce de várias alterações psicológicas. O sonho alerta mesmo antes de surgirem no mundo vígil. Um exemplo é o sonho que você está chegando atrasado para uma prova ou não consegue chegar a tempo para embarcar em um trem, avião. Este sonho relata o nível de ansiedade que se avizinha. Algo em seu comportamento diário está causando forte pressão e precisa ser revisto antes que o dano seja mais evidente. 

Sonho ruim é bom e sonho bom é ruim. As pessoas que estão próximas à morte sonham com coisas espetaculares. Mesmo não estando cientes da sua situação de comprometimento, por doenças, e que isto terá como consequência a morte em algum tempo, seus sonhos, relatados, dão conta de compromissos a longo prazo. Elas falam que sonham com casamentos, viagens longas, que estão entrando numa faculdade, que adotam uma criança e etc. 

Óbvio que nem todo mundo que sonha com temas parecidos com estes está destinado a morrer em breve, mas isso demonstra o caráter compensatório dos sonhos. Eles vêm para apaziguar a mente, um conforto, já que nada mais pode ser feito pelo organismo. 

O não lembrar dos sonhos é um elemento complicador, coisas da modernidade, de uma carga emocional tão grande que o mundo onírico, em suas elaborações, não dá conta de resolver. Claro que existe solução, mas isso é outra longa história.   


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Medo e Culpa


Quase todas as pessoas da nossa cultura têm, instalados, dois elementos negativos na constituição psicológica: medo e culpa. São inibidores comportamentais, limitadores densos que impõem tetos baixos para os vôos do crescimento individual.

O medo está relacionado a finitude, ao processo natural de crescimento, envelhecimento e morte. Desta forma, para alguns, pesam os dias vividos, pois, a percepção de tempo, pode ser muito diferente para cada um de nós. Os que contam o tempo chegando não se importam com os dias corridos, mas aqueles que olham a ampulheta, temerosos com a chegada ao fim da areia, receiam o anoitecer.

O medo se espalha no organismo, de tal forma, que torna o ser humano que está preso a ele, incapaz de se arriscar em novos projetos de mudança. Investir energia com possibilidade de fracasso é jogar fora o único bem (precioso) que ele não poderá repor: tempo de vida.

O outro sentimento limitante é a culpa, que está relacionada a possibilidade de ser feliz em comparação aos outros, menos felizes, ao seu redor. Todo processo está ligado a empatia, possibilidade de se colocar no lugar de outras pessoas e presumir o que elas estão sentindo, isto é bom e, é o que nos faz humanos. Mas, em exagero, pode ser absurdamente limitante.

Pessoas “amarradas” neste complexo de culpa pensam que ser feliz na vida, vencer e alcançar a desejada realização, tendo ao seu redor pessoas infelizes e que não conseguiram obter êxito em seus sacrifícios, é um pecado, uma coisa errada, ou, ainda pior, que ela não fez por merecer.

Para auxiliar a quebrar estes dogmas – nas pessoas que os têm, claro – desenvolvemos dois atos simbólicos que propomos como exercício de imposição do sistema vígil sobre a programação instalada no inconsciente. Não espero sua plena aceitação à nossa proposta e, deixamos claro que, seu índice de rejeição, só irá afirmar o quanto você pode estar preso aos dois sentimentos de medo e culpa.

Ato simbólico é o mesmo que ritual, quer comunicar uma crença, neste caso quer derrubar uma crença calcificada no sistema psicológico que limita as possibilidades do ser humano a ela submetida. Antes de ler as duas propostas, se dispa de conceitos estabelecidos, lembre-se que você é livre para fazer ou não, isto é, se achar que é, de fato, necessário fazer algo para demonstrar, ao seu inconsciente, que existe um desejo de mudança.

1)    MEDO - para fazer uma marcação, em ato simbólico, que você está livre do medo da morte, faça uma pequena oração antes de dormir. Quando já estiver deitado, próximo ao momento de adormecer, converse com o Senhor seu Deus e peça, durante o sono, sua libertação carnal caso sua missão já esteja completamente finalizada.

2)    CULPA – durante a próxima refeição, pode ser no almoço ou jantar, caso se lembre deste texto, levante-se e jogue o resto da comida fora. Não importa em que estágio de consumo o prato esteja, levante-se, em ato contínuo, e jogue todo resto do alimento fora.


Pense alguns momentos antes de prosseguir a leitura. Analise o porque destes dois procedimentos tão brutais (para alguns) serem positivos no processo interno de mudança e aceitação de um novo ser em construção.

A explicação é simples para os dois atos.

Ao acordar, no dia seguinte, a mensagem está enviada ao sistema, ainda há o que se fazer pois nossa missão não está terminada. A morte não é um problema é a finalização do processo de vida. Não tem hora, nem lugar, mas, se estou vivo, devo prosseguir tentando acertar. Fazer, mudar, construir é parte desta espetacular estrada e, não é segredo, a longevidade é algo que não está em nosso domínio. Existe um ditado na Índia que diz: “Aquele que Deus quer matar não há remédio ou médico que possa salvar e, aquele que ele quer preservar, não há arma de flecha ou fogo que o  possa derrubar”.

Para o alimento é mais complexo, pois envolve um simbolismo bem mais forte, acredite. A comida está relacionada, em nossa cultura, com o resultado do trabalho. Ela, portanto, é a materialização do prêmio. Quando você, mesmo com fome, consegue jogar fora o alimento, a mensagem simbólica é que você não está aqui pelo resultado e sim pelo prazer de estar presente ao jogo da vida. Não importa o lucro! Assim, fica mais leve receber o prêmio, afinal não é “só” por ele que vivemos neste plano. Antes que eu me esqueça, você pode voltar a comer apenas depois de uma hora de praticar o ato simbólico de jogar a comida fora. O sacrifício faz parte do ritual.

Espero que possa ter sido útil. Aos que estão revirando a cabeça agora, revoltados com as duas propostas, temo afirmar que, quando se acostuma com a escuridão, os olhos doem na presença da luz. Mas é só no começo...

Prof. Msc. João Oliveira
Psicólogo CRP 05/32031
Diretor de Cursos - ISEC
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segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Baile de Personas


Sabemos que Persona, termo usado pela psicologia analítica, é a máscara que usamos no dia a dia para podermos existir, enquanto ser relacional, no mundo real. Temos, portanto, múltiplas personas, várias facetas de uma mesma pessoa.
 
(...) como seu nome revela, ela é uma simples máscara da psique coletiva, máscara que aparenta uma individualidade, procurando convencer aos outros e a si mesma que é uma individualidade, quando na realidade não passa de um papel, no qual fala a psique coletiva. (JUNG,1985; p.32)
 
                Quanto mais possibilidade de adaptação ao meio, maior sucesso terá o sujeito, ou seja, dispor deste arquétipo social com mutabilidade é a chave para o topo da saudável pirâmide da interação entre os humanos.
 
                A pergunta que vem a seguir é: quem somos nós? Afinal se no processo de negociação diária somos obrigados a cedermos sempre, para o ganho posterior, qual é, afinal, nossa personalidade real? A resposta mais fácil é sempre a verdadeira: pode ser que isto não exista de fato!
 
                O processo de individuação, proposto por C. G. Jung, não significa que estar “uno” consigo mesmo seja estar rígido com o mundo.  Estar ciente das possibilidades e das dificuldades e, aceitar as possíveis mudanças ou encarar o que não pode ser alterado, com compreensão e sabedoria, é o segredo da vida.
 
                Mudar é a única constante, constante na vida!
 
                Pode tomar isto ao pé da letra, literalmente, e ainda acrescentar que aprender é outro verbo para viver. Aquele que só tem uma única máscara na vida está fadado ao sofrimento e desespero. Neste processo, já sabemos bem, surge o sintoma, a doença.
 
                Podemos perder a conta das pessoas que se condenam por não acreditarem que uma mudança é possível. A angústia de ver o mundo não obedecer aos nossos desejos só pode ser apaziguada com uma ressignificação interna, outro olhar sobre o objeto  que causa incômodo.
 
                Toda importância que damos é nossa! Não do outro. O ouro não sente atração pelos humanos e o lixo não se incomoda com a nossa presença. Aquele que você odeia pode nem saber direito da sua existência. Será mesmo que você é tão importante assim no mundo para que “o outro” foque uma existência plena apenas no seu comportamento?
 
                Quando percebemos que orgulho, razão e certeza podem dar lugar a empatia, compreensão e dúvida de nós mesmos, o mundo estará aos nossos pés, lugar onde sempre esteve. Somos humanos, dotados de uma capacidade ímpar de adaptação ao meio, por isto ainda estamos por aqui e tantas outras espécies desaparecem do planeta todos os dia, algumas, inclusive, por nossa incapacidade de lidar com o diverso.
 
                Mudar é tentar. Fracasso ou sucesso é resultado desta tentativa. Olhar o ônibus passar e acreditar que o motorista sabe da nossa intenção de viajar e, por isso, nem ao menos tenta-se levantar o braço sinalizando o pedido de parada, é o mesmo que viver e deixar pessoas irem embora de nossa existência sem ao menos tentar sinalizar uma parada de reflexão conosco.
Vidas perdidas em solidão, raiva, ódio, angústia... faltando apenas palavras como: obrigado, por favor, perdão ou, a melhor expressão de todas: “- Eu te amo!”  Palavras para acender a luz desta passagem, temporária e frágil,  que todos nós estamos a percorrer. Uma viagem no tempo para cada um, mas só em uma direção e, com o final garantido, embora sem nenhuma garantia de tempo de duração.
               
                Viver, portanto é ter mutabilidade, capacidade de trocar máscaras neste baile de personas.


domingo, 29 de janeiro de 2012

A PRAGA











Para que este texto possa fazer o efeito desejado, tente se imaginar na pele do personagem principal, numa empatia construtiva com o pai, chefe de família que tem uma esposa e uma linda filha de cinco anos. Ao final, não apresse a leitura, procure elucidar o questionamento antes de ler a conclusão. Está história não é minha, ouvi ou li em algum lugar, mas faz tanto tempo que não consigo identificar a fonte, apenas estou recontando algo que me marcou e , acredito, pode ter o mesmo efeito em você. Boa leitura.

Naquela manhã, como de costume, você saiu cedo para trabalhar. No carro, no banco de trás, sua filha. No caminho para a faculdade, onde trabalha como professor, você a deixaria no colégio, como todos os dias. A pequena olhava pela janela descobrindo o mundo e se entusiasmando com tudo que estava ocorrendo lá fora. Sua atenção principal era com os cães, não era segredo que ela desejava ter um filhote, mas morando em um pequeno apartamento ter um animal não era uma opção.

No rádio uma noticia de uma doença que estava fazendo vitimas na África. Um tipo de gripe, chamado de Influenza Maledita era fatal em 48 horas a todos que a contraíam; já contavam dezenas de mortes em uma comunidade rural.

Quando chegou em casa, lá pelas 20h00 ainda ouviu algo na televisão sobre a tal doença. Agora a informação afirmava que uma decisão radical havia fechado os principais aeroportos da África, pois havia o risco do vírus migrar para outros países.

A semana passou rápido e as notícias só pioravam. Londres, Lisboa, Paris já apresentavam pacientes com o perfil desta nova praga. Alguns foram a óbito em menos de 24 horas. As pessoas não estavam mais transitando pelas ruas com medo de contraírem a tal Influenza Maledita. Mais de 1.500 vítimas na Europa.

Mesmo com todo o aparato de segurança a doença chegou aos Estados Unidos e se espalhou rapidamente, numa progressão exponencial não explicada pelos médicos. Aparentemente o vírus, que já havia contaminado as pessoas meses antes e estava latente, agora, por algum motivo não detectado, começa a se tornar visível na sua forma mais brutal. A conta, em todo o mundo, já passava de 30.000 mortos.

O mundo está em pânico. Não existe cura. O Brasil fechou todos os aeroportos e principais rodovias. Vítimas em capitais como Rio, São Paulo e Brasília sinalizavam para o trânsito de passageiros em aeroportos internacionais. O vírus havia sido importado e, sem estradas, ele não afetaria o interior. O país começa a sofrer sérias restrições de abastecimento.

Você está seguro em seu lar. Não há aeroportos onde mora e, até agora, nenhuma pessoa na cidade havia manifestado o vírus. Por motivo de segurança as escolas estavam fechadas e todos estavam em suas casas só saindo em situações emergenciais. As ruas estavam desertas, o medo imperava sobre todos.

Uma notícia na faculdade onde você dá aulas: - Os cientistas têm uma esperança!
No laboratório de ciências biológicas um doutor, conhecido seu, fala aos jornais e TV: “- Se pegarmos o sangue de alguém que apresente características genéticas refinadas, em relação ao perfil do vírus da Influenza, poderemos criar uma vacina!”

Que notícia ótima! O cientista pede a todos que se apresentem na faculdade para deixar uma amostra de sangue. Como a cidade ainda não havia apresentado nenhum caso da doença, a chance de se conseguir o tipo se sangue especial e o código genético intacto era grande.

Todos foram ao laboratório. As filas eram imensas de pessoas, com boa vontade, querendo ajudar. Você foi, levou sua esposa e filha e, depois de uma espera de duas horas, recebeu a notícia. Entre todos os 100.000 habitantes da cidade só uma pessoa tinha apresentado o sangue no perfil ideal para a base da fabricação da vacina: sua filha!

Esta era uma ótima notícia! No entanto o médico responsável pela coleta não compartilhava desta alegria: “- Ela é muito pequena, vamos precisar tirar todo o sangue para ter algum sucesso!”.

“- Qual é o problema? Façam isto rápido! Salvem o mundo.” – disse você entusiasmado com a possibilidade de cura – “ O que está errado? Não existe transfusão de sangue, tira-se um e colocasse outro...”

O médico finaliza: “- O senhor não está entendendo, isto não é possível, ela não irá sobreviver!”

Agora a alegria dá lugar ao desespero. Você e sua esposa se abraçam. O mundo precisa da cura; hoje o número de vítimas passa de dois milhões, não há um só país que não esteja na lista de infectados. O que fazer, como fazer?

Uma reunião ecumênica na sua casa reuniu pastores, padres e outros representantes que, de uma maneira muito gentil, não deram uma opinião final, não tentaram influenciar você e sua esposa numa decisão. Mas estava claro, sua filha iria morrer.

Você levou um pequeno filhote para ela, um cãozinho, que iria viver muito mais que sua pequena jóia. Linda e inocente, ela estava feliz com o tratamento que os médicos estavam dando a ela. Todos eram gentis e o foram até o final.

Sangue retirado, vacina feita, sucesso absoluto.  Helicópteros enormes pousaram no pátio da faculdade levando esperança para milhões de pessoas. A corrida da morte estava cessando. O mundo estava curado.

Um ano se passou, hoje a ONU vai fazer uma homenagem à sua filha: pelo sacrifício de uma vida inocente e pela saúde de 7 bilhões de habitantes. Você se coloca diante da TV, afinal é uma transmissão em cadeia mundial, se senta com sua esposa no velho sofá ao lado da pequena cadela, lembrança sempre presente do carinho da sua filha.

Não é possível ouvir o som da televisão. Por mais que você aumente o som que vem da rua é muito alto. Uma música horrível está sendo executada em um nível alarmante. Você se coloca na janela e olha para baixo. Jovens, que bebem e dançam na rua, animados por um carro, com as portas abertas e o som no último volume.

Como isto é possível? Como essas pessoas não se importam com sua dor? Quem são estes animais que não respeitam um momento de respeito pela sua filha que foi a responsável pela cura da doença mais fatal enfrentada pela raça humana?

A pergunta, deste texto, que deve levar a uma pequena reflexão é: - Quem deve estar sentindo a mesma coisa que você agora? Quem deve estar, neste momento, compartilhando do mesmo sentimento? – pense um pouco antes de ler o próximo parágrafo.

Os seres humanos agem conforme seus interesses e é raro aquele que olha para fora de si com a intenção de beneficiar a todos, mesmo que isso o prejudique. A nossa condição de humanidade é o que nos eleva, mas também é o que nos declina.

Somente quem deu a vida de um filho para salvar o mundo pode sentir o mesmo: Deus. Ele deu todo o sangue se seu único filho, Jesus, para lavar os pecados do mundo e, no entanto, poucos são os que manifestam respeito por este sacrifício.

Obrigado pelo tempo dedicado a esta leitura, boa vida!






sábado, 21 de janeiro de 2012

50 Kms


No momento em que escrevo estas palavras estou me preparando para uma virada: 50 anos, que deve ocorrer em poucos dias (25/01). Claro que nestas épocas de início de ano, aniversários ou morte de alguém próximo, sempre existe uma reflexão sobre o caminho que estamos seguindo.

Justamente esta analogia, caminho, parece bem própria para exemplificar o raciocínio de hoje. Imagine, então, que a vida é realmente uma estrada do tipo da BR 101, cheia de buracos, curvas perigosas e acidentes fatais. Nosso destino, no instante da saída, estava a uns... 80 ou 85 Km. Um percurso razoável, tendo em foco as dificuldades que enfrentamos no caminho e que, a qualquer momento, podem mudar tudo, nos tirando da estrada literalmente.

Podemos concluir que, ao passar dos 40 Kms já estamos chegando ao destino. Portando, aos 50 Kms, o destino final está mais próximo do que antes. Neste momento, sabendo que vamos chegar em pouco tempo, é claro que dá vontade de olhar mais pela janela para observar melhor a paisagem que passa por nós na direção contrária, diminuir a velocidade, afinal a viagem pode ser mais agradável. Por que tanta pressa?

Nesta viagem onde a chegada não necessita de urgência (a sua precisa?) devemos tentar esticar o passeio. Andar mais lentamente e, quando possível, parar e relaxar. Numa aventura como essa não podemos permitir que aqueles que nos ultrapassam rapidamente, influenciem o nosso próprio limite estabelecido de velocidade. Quem já passou da metade do caminho tem todo direito de fazer o que deseja e não o que os outros, à sua volta, querem que seja feito.
 
A estrada é única para cada um.

Uma vez um amigo me disse que ficou meio perdido em seu trajeto e parou para pedir informações. A primeira pessoa que ele encontrou foi um frentista, em um posto de combustível. A informação dada pelo simpático rapaz foi mais ou menos assim: “- O Sr. segue em frente, depois que passar três postos de gasolina entra à direita.” Parecia uma orientação precisa e clara, mas por algum motivo ele errou o caminho e parou de novo para pedir novas orientações, desta vez a um dono de banca de jornais: “- O Sr. segue em frente – disse o homem - e depois que passar a segunda banca de jornais, vira à direita.” Mais uma vez ele não acertou o caminho. Parou agora em uma padaria, e o dono deste estabelecimento comercial, muito solícito, lhe disse: “- Amigo, não tem o que errar, siga em frente, depois da primeira padaria, pode virar à direita!”

Claro que, aos olhos de cada um, dependendo do seu foco na vida, a estrada tem marcos diferentes. Cada um olha para o que acredita ser mais importante “para si”. Quais são os seus referenciais até agora? Seriam as coisas boas ou as ruins que lhe aconteceram no caminho?

Para facilitar tenho um pequeno questionamento para provocar a possibilidade de uma ressignificação de conteúdos: você se arrepende de algumas coisas que fez ou, das ações que não teve coragem de implementar?

Sem querer aprofundar como isso pode influenciar nos seus pensamentos futuros, basta dizer que ainda existe tempo. A estrada continua por alguns quilômetros à frente e o sol ainda brilha, embora esteja quase oculto pelas montanhas seculares.

O velocímetro marca uma velocidade na estrada, mas, dentro de nós, aposto, existe outra mais veloz ainda, aquela, da vontade de aprender, realizar e ser feliz.

Obs. Parte deste texto foi inspirado na palestra proferida pelo Marahaja Chandra Mukha Swami na quinta feira dia 19 de janeiro de 2012.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

João Oliveira no BOM DIA BRASIL - 16/01/2012






Matéria exibida hoje no Bom dia Brasil


Matéria no Portal de Notícias URURAU

16 de janeiro de 2012 · 10:31

Piscólogo João Oliveira foi destaque no 'Bom Dia Brasil'


Na manhã desta segunda-feira (16/01), o psicólogo campista, João Oliveira, foi destaque no Programa "Bom Dia Brasil", da Rede Globo, falando sobre análise de gestos e comportamento na ajuda de empresas para escolher os candidatos.

Você sabe quando alguém está mentindo? Se um sorriso ou um gesto é falso ou verdadeiro? Se a pessoa é segura ou insegura? As empresas estão usando, cada vez mais, a análise do comportamento para escolher os candidatos. O repórter Edney Silvestre mostra no que eles estão de olho.

Que um sorriso nem sempre é sincero a gente sabe. Mas você imaginava que cruzar os braços é sinal de rejeição? Quem diria que as pernas cruzadas significam que a pessoa quer chutar você? Com as mãos na cabeça, ele está dizendo: “Quem manda aqui sou eu”.

Cada gesto indica uma intenção. São sinais claros do que se passa por dentro de uma pessoa, acredita o psicólogo João Oliveira. “É possível você saber mais de uma pessoa olhando para ela no silêncio, deixando ela se movimentar, do que ela falando de si mesma. Parece que o nosso inconsciente não gosta muito de mentira”, explica o psicólogo.

A atração entre um homem e uma mulher, por exemplo, aparece em gestos quase imperceptíveis. Se ela passa a mão nos braços, por exemplo, isso pode querer dizer que está se interessando por ele. Entre mulheres, a conversa é frente a frente. Homens se falam a 45° um do outro. Ou seja: nada de intimidade demais.

É nas entrevistas para emprego que, muitas vezes, o corpo e o rosto dizem o que o candidato não quer revelar. Abaixar os olhos mostra timidez ou temor – não serve para chefe. Rosto apoiado nas mãos tem significados diversos.

“Se ela apóia a cabeça totalmente na mão significa desinteresse. Se você quer prestar atenção em alguém, você não faz isso. Quando você tapa a boca com a mão, significa absoluta submissão ao que está sendo dito à você”, explica o psicólogo João Oliveira.

Interpretar sentidos e sentimentos nos gestos não é novidade, mas ganhou força a partir da década de 1960. João Oliveira oferece treino para esse reconhecimento. “Apenas um movimento é suficiente”, explica.

VEJA A MATÉRIA







Imagens: Rede Globo

LINK ORIGINAL - CLIQUE AQUI


Making Off da Entrevista para o Bom Dia Brasil

Na terça feira, dia 10/01/2012, recebemo o Edney Silvestre com sua equipe de produção no ISEC

Aqui podemos ver o Making Off da entrevista que foi ao ar no dia 16/01/2012. O Edney Silvestre é um profissional simpático e, toda equipe do Bom Dia Brasil, foi muito atenciosa com a matéria.








domingo, 15 de janeiro de 2012

Treinamento em Análise Comportamental em São Paulo - Março 2012 -




Data e Horário:
3 e 4 de Março de 2012 (sábado e domingo)
das 10 às 19 horas
Local:
Sede da Sociedade InterAmericana de Hipnose
Rua Conselheiro Moreira de Barros, 642 - Santana - São Paulo/SP

Investimento:
até 31/01/2012 - R$ 760,00
de 01/02 até 24/02/2012 - R$ 860,00
após 24/02/2012 - R$ 960,00
Pagamento em até 12 vezes no Cartão de Crédito, pelo PagSeguro, da Uol


CLIQUE AQUI





quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A PALAVRA DITA


A maioria de nós verbaliza palavras sem ao menos raciocinar sobre o que está realmente sendo dito. Além de não ter ciência do que as palavras escondem em seus significados. São construídas frases inteiras sem comprometimento real com o que é expresso.

Coisas simples como: -“Bom dia, tudo bem?” Ora, nós sabemos que esta pergunta não requer uma resposta completa e, caso alguém ao ouvir isto, resolva responder corretamente irá se tornar, de pronto, um chato. Basta dizer: - “Tudo!” e a conversa ali se encerra.

Algumas frases revelam outro nível de complicação. Talvez os exemplos ajudem, caso você possa elaborar por alguns segundos, que tipo de problema pode estar velado nelas:

1) - A gente se fala depois, passa lá em casa.
2) – Menino burro! Você não vai ser nada na vida!
3) – Coma tudo, aí tem o suor do seu pai!
4) – Sexo é pecado (ou sujo)!
5) – Eu acho que ...
6) – Vai dar tudo certo.
7) – Calma, vai melhorar.
8) –Não se preocupe, está nas mãos de Deus.
9) – O bem sempre triunfa;
10) –Só o amor constrói.

Devo deixar que o leitor raciocine sobre cada uma delas. Algumas delas não impõem tantas complicações de resposta comportamental outras, porém, são condenatórias, caso aceitas por nós no sentido profundo do que é dito.

Interessante é que, mesmo sem saber o que está implícito, muitas vezes, nosso inconsciente, aceita o comando incluso no conteúdo da fala como verdade absoluta. No histórico de atendimentos em consultório é comum o ato de ressignificar essas prisões semânticas.

Caso você não tenha conseguido “ler” nas entrelinhas das dez frases acima entre em nosso site (http://isec.psc.br ) e assine o mail list para assistir as palestras virtuais que ocorrem todas as terças às 20h00. As frases, postas aqui, são apenas dez, no dia a dia ouvimos milhares que são plenamente capazes, caso aceitas, de criar verdadeiras muralhas impeditivas da felicidade.

Como ajuda na sua elaboração vamos olhar duas frases com maior atenção, sem querer ser finalista em suas resoluções semânticas, a de número cinco e oito, somente para abrir um início de raciocínio:

A frase número cinco, por exemplo, cria mais problemas do que ajuda alguém. Depois do “eu acho” quase sempre vem um conselho baseado na experiência pessoal de quem fala. Ótimo! Mas é para a vida do outro que tem suas próprias experiências com erros e acertos. Portanto, seria lógico pensar que as minhas palavras servem somente para mim, e quase nunca para o outro, que deve aprender a gerar suas próprias elucidações.

A frase de número oito é provavelmente uma das mais perigosas: - “Não se preocupe, está nas mãos de Deus.” Dependendo do momento da vida em que isto for dito, ouvido e aceito pelo sujeito, pode criar um mecanismo de aceitação sem luta pelos objetivos pretendidos. Parece loucura vermos pessoas não tomarem seus remédios por acreditarem que Deus tem distinção entre vivos e mortos (pelo que sei, Ele reina nos dois mundos), ou que se acham privilegiadas por terem feito alguma coisa boa durante a vida e, por isto, receberam o “prêmio” da vida (pelo que sei, todos morrem).

Se você prestou atenção, deve ter percebido o jogo que foi feito no parágrafo anterior. Só há uma forma de se quebrar uma programação linguística, a ressignificação. Não se pode mudar a experiência, mas é possível elaborar novas estruturas de significado para o conteúdo latente dentro de nós.

Ao contrário do que pensamos, não somos nós que usamos do idioma, as palavras é que fazem uso de nós. Uma pena que poucas são as programações positivas ditas de forma espontânea na nossa vida. Então, vamos prestar mais atenção naquilo que jogamos ao ar, pois, quase sempre, o eco devolve repetindo sem parar, nossas próprias palavras.


domingo, 8 de janeiro de 2012

Palestras On Line do ISEC - Todas as terças 20h00


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O ISEC mantém um ciclo regular de palestras on line em nossos
auditórios virtuais todas às terças feiras às 20h00.
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Os palestrantes são professores universitários, psicólogos com pós-graduação e mestrado!
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 Alguns dos temas para os meses de Janeiro, Fevereiro e Março

Hipnose Clínica: Verdades e Mitos
Como a hipnose pode ser útil em sua vida 

 Emagrecimento Pela Palavra
Método de ressignificação de conteúdos semânticos

 Saiba Quem Está à Sua Frente
Reconhecimento das expressões faciais

Autoestima e Saúde
Como melhorar a visão sobre si mesmo

Liderança Inteligente
Programa de treinamento de líderes

Linguagem Corporal
Dicas de comportamento para entrevistas de emprego

Sempre as terças às 20h00


domingo, 1 de janeiro de 2012

ANO NOVO, VIDA VELHA!


Quando se inicia um novo ano renovam-se as esperanças de um período melhor. Algumas pessoas são levadas a acreditar que é necessário fazer um acerto de contas consigo mesmo, uma auto-avaliação que pode ser dolorosa, caso não seja feita da maneira correta.

Em primeiro lugar, para quem você está prestando contas? Para quem deve obrigações de dizer o que deu certo ou, o que não conseguiu conquistar? A resposta mais óbvia é: você mesmo!

Portanto, baseado no dito acima, seja mais compreensivo consigo mesmo caso não tenha obtido o sucesso desejado no ano que ficou para trás. Não é lei que nossos sonhos devem ser concretizados em um determinado espaço de tempo, coisa, aliás, só percebido por nós quando ocorrem os rituais de passagem.

Aprendi, na flor da idade na Escola Técnica Federal, com o professor de física que “Trabalho = Força x Deslocamento”, ou seja, só há trabalho quando ocorre uma mudança. Repare no detalhes que muda tudo: não há tempo nesta fórmula!

O tempo, fator que neste momento cria angústia em alguns seres humanos, não é o mais importante para se contabilizar resultados. Sabemos que somos limitados neste plano e, que o mundo exige de nós, velocidade na produção. Mas, para fazer bem feito, é necessário se concentrar na tarefa, no sonho (nosso, não dos outros!) a ser conquistado e continuar munido da ferramenta mais poderosa que temos em nós - a esperança.

Para tal, ao planejar seu objetivo maior na vida, seja misericordioso consigo mesmo e escolha algo dentro das suas possibilidades. Talvez não seja possível, agora, ser um atleta olímpico, nem o melhor lutador de artes marciais do mundo, pois (olha a física de novo) você dispõem da energia necessária? Podemos, contudo, dedicar nosso tempo em outras tarefas, outros sonhos, que o aparelhamento, interface de carne e osso que possuímos, permite-nos realizar.

Olhe para si! Escolha o melhor. Não caia nessa de subir o Everest até o fim da tarde ou nadar à África por uma medalha. Isso é bom, podemos até fazer, mas – preste atenção – é necessário? Se você for um atleta essas coisas são mais que necessárias, são imprescindíveis - quebrar recordes! Não sendo assim, use o que tem de melhor, seu talento natural.

O quê você gosta de fazer? O que você te dá prazer em realizar? Qual o trabalho, ocupação, que tornaria você uma pessoa completa?

Estas perguntas é que deveriam estar ocupando sua mente neste momento, não as coisas que deixou de fazer no ano passado. Desvie o pensamento do passado olhando para frente.

Para terminar, apenas mais uma coisa: você pode não querer mudar nada, na sua vida, neste novo ano.

Simples! Caso você esteja feliz e satisfeito com o que conquistou e, se seus planos são realizados nas pequenas alegrias cotidianas, continue assim. Não se permita contaminar no espírito por pessoas que vivem somente de planos mirabolantes e nunca apresentam conquistas. Coisas bem simples, como molhar uma planta e acompanhar seu crescimento pode ser tão maravilhoso quanto caminhar na Lua.

Vida velha, no ano novo!


Invista quatro minutos neste vídeo !



sábado, 31 de dezembro de 2011

Curso Preparatório Para Concursos em Psicologia - On Line


Curso Preparatório Para Concursos Psi: On Line


OBJETIVO DO CURSO:

Promover o aprofundamento dos temas de Psicologia abordados em concursos públicos de uma forma dinâmica, que propicie ao aluno estudar as diferentes disciplinas psicológicas sob um enfoque mais objetivo e prático, oferecendo acesso às últimas provas de concursos para exercício de seu estudo. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRAFIA 

Módulo 1: Teorias e Técnicas Psicológicas 
Aula 1 –  Teorias e Técnicas Psicológicas
Schultz & Schultz.  História da Psicologia Moderna.
WEITEN, W. Introdução Psicologia: temas e variações: São Paulo: pioneira Thomson Learning, 2006.

Aula 2 – Teorias e Técnicas Psicológicas
Schultz & Schultz. História da Psicologia Moderna.
WEITEN, W. Introdução Psicologia: temas e variações: São Paulo: pioneira Thomson Learning, 2006.


Módulo 2  - Psicanálise

Aula 1- Psicanálise 
FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905)
. ESB, v. VII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
______. Luto e Melancolia (1917 {1915}). ESB, v. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
______. Neurose e Psicose (1924 {1923}). ESB, v. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

Aula 2– Psicanálise 
FREUD, S. A perda da realidade na neurose e na psicose (1924). ESB, v. XX.. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
______. A Dinâmica da Transferência. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
______. Psicologia de grupo e a análise do ego. Rio de Janeiro: Imago, 1996. 

Módulo 3– Psicopatologia 

Aula 1 -Psicopatologia 
CHENIAUX, Elie. Psicopatologia
BARROS, FISHER E ASSOCIADOS.Resumão de Psicologia (Psicopatologia)

Aula 2 – Psicopatologia
CHENIAUX, Elie. Psicopatologia
BARROS, FISHER E ASSOCIADOS. Resumão de Psicologia (Psicopatologia) 

Módulo 4 – Psicodiagnóstico 

Aula 1 - Psicodiagnóstico 
Arzeno, Maria Esther. Psicodiagnóstico Clínico. Porto Alegre: Artmed, 1995.
CUNHA, J. A . Psicodiagnóstico – V. Porto Alegre: Artmed, 2000. 

Aula 2– Psicodiagnóstico 
Arzeno, Maria Esther. Psicodiagnóstico Clínico. Porto Alegre: Artmed, 1995.
CUNHA, J. A . Psicodiagnóstico – V. Porto Alegre: Artmed, 2000. 

Módulo 5 -Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica 
Aula 1 - Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica 
AMARANTE, P. Psiquiatria Social e Reforma Psiquiátrica
BASAGLIA, F. As Instituições da Violência. 

Aula 2 – Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica 
FOUCAULT, M. Doença Mental e Psicologia (1975)
JACÓ-VILELA, A . M. et al. (orgs.). Clio-psyché ontem – saberes e fazeres psi na história do Brasil (textos selecionados) 

Módulo 6 - Desenvolvimento e Aprendizagem 

Aula 1- Desenvolvimento e Aprendizagem 
RAPPAPORT, C.R. Psicologia do Desenvolvimento vol. I. São paulo: EPU, 1981.
______. Psicologia do Desenvolvimento vol. II. São paulo: EPU, 1981. 

Aula 2 – Desenvolvimento e Aprendizagem 
PIAGET, J. Epistemologia Genética. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
RAPPAPORT, C.R. Psicologia do Desenvolvimento vol. I. São paulo: EPU, 1981.
______. Psicologia do Desenvolvimento vol. II. São paulo: EPU, 1981. 

Módulo 7 – Teorias da Personalidade / Código de Ética 

Aula 1– Teorias da Personalidade 
HALL, C. S. Teorias da Personalidade. São Paulo: EPU, 1984.
PERVIN, L. A. Personalidade Teoria e Pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2004 

Aula 2 – Código de Ética do Psicólogo 
Código de Ética do Psicólogo 

Módulo 8 - Psicologia Jurídica 
Aula 1- Psicologia Jurídica 
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir.
______. Microfísica do Poder.
GUATTARI, F. Micropolítica e Cartografia do Desejo
JACÓ-VILELA, A . M. et  al. (orgs.). Clio-psyché hoje – saberes e fazeres psi na história do Brasil. 

Aula 2 –  Psicologia Jurídica 
ALTOÉ, S. (Org.). Sujeito do Direito – Sujeito do Desejo
GROENINGA, G. e PEREIRA, R. Direito de Família e Psicanálise – Rumo a uma nova epistemologia. 

Módulo 9 – Psicologia Social 

Aula 1 –  Psicologia Social 
ARONSON, E. Psicologia Social. Rio de Janeiro: LTC, 2002. 

Aula 2 –  Psicologia Social 
SPINK, M. J. P. Psicologia Social e da Saúde: práticas, saberes e sentidos. Petrópolis: Vozes, 2004 

Módulo 10 – Psicologia Hospitalar 

Aula 1 – Psicologia Hospitalar 
CAMON, V. A . A . (Org.). Psicologia Hospitalar: teoria e prática. São Paulo: Pioneira, 1999.
CAMON, V. A . A . (Org.). Novos Rumos na psicologia da Saúde. São paulo: Pioneira, 2002. 

Aula 2 – Psicologia Hospitalar 
CAMON, V. A . A . (Org.). Tendências em Psicologia Hospitalar. São Paulo: Pioneira Thomson, 2004.
CAMON, V. A . A . (Org.). Psicologia da Saúde: um novo significado para a prática clínica. São Paulo: Pioneira. 

Módulo 11 – Psicologia Organizacional 

Aula 1 - Psicologia Organizacional 
CHIAVENATO, Idalberto.  Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal. São Paulo: Atlas, 2006.
REGATO, Vilma Cardoso. Psicologia nas Organizações. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 

Aula 2 – Psicologia Organizacional 
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 

Módulo 12 – Psicologia Escolar 

Aula 1 – Psicologia Escolar 
BASSOLS, A . M. S. Saúde Mental na Escola: uma abordagem  multidisciplinar. Porto Alegre: Editora Mediação,  2004 

Aula 2 –  Psicologia Escolar 
BALBINO, V.C.R. Psicologia e Psicologia Escolar no Brasil: São paulo: Summus, 2008. 

Módulo
13 – Material Extra - Provas, vídeos, reportagens, resumos de livros e etc.


Investimento no Curso 13 Módulos:

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Informações e Matrículas: