Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

RECONHECIMENTO VERSUS REMUNERAÇÃO




Certa vez um funcionário da Disney, empresa conhecida por sua cultura de congratulação, foi perguntado sobre o que é mais importante: reconhecimento ou remuneração? Ele respondeu que é a mesma coisa de água e comida. Você não pode viver sem água – morrerá rapidamente – e nem sem comida – poderá aguentar alguns dias, mas perecerá no final. Nesse caso a água é o salário mensal e a comida o reconhecimento. Os dois são importantes.

Práticas como a foto no Mcdonalds do funcionário do mês ou premiações regulares podem trazer ânimo positivo ao grupo funcional.         De fato, todo programa que desejar tratar desse tema deve ter o cuidado para não transformar a equipe em competidores vorazes que irão fazer de tudo pelo reconhecimento prometido pelo gestor. Assim, não basta estipular metas de vendas (por exemplo) ou contabilizar níveis de produtividade somente de forma individual. Um bom programa de reconhecimento deve estabelecer certos parâmetros éticos e ter dois focos: pessoa e grupo.

Criar o sentimento de pertencimento e gerar a sensação de acolhimento no ambiente de trabalho irá resultar na segurança da equipe. O trabalho, seja ele qual for, se torna uma extensão do ambiente familiar, pois, reconhece nos seus companheiros pessoas com quem poderá contar em momentos de dificuldade.

Óbvio que o exemplo deve ser a mola mestra, portanto os gestores devem estar plenamente engajados. Sem a participação expressiva de quem apresenta as diretivas dificilmente a cultura será metabolizada por todos.

Apresentamos alguns exemplos de atividades que o RH pode promover a fim de prover a base dessa cultura. Coisas simples que até mesmo um calendário pode resolver até ações mais complexas que depende da participação efetiva do grupo.

ANIVERSARIANTE DO MÊS – Esse é o programa mais fácil de ser implantado e, de fato, pouco tem a ver com produtividade ou desempenho do colaborador. Trata-se de uma forma de gerar a sensação de pertencimento ao grupo. Basta um quadro de avisos com as fotos e datas dos aniversários do mês e, se possível for, uma pequena demonstração de carinho durante o Briefing matutino com o já usual “parabéns para você!”.

COLABORADOR DO MÊS – O primeiro detalhe desse programa é substituir a palavra funcionário por colaborador. Os quesitos podem ser bem objetivos como assiduidade, produção, vendas ou uma votação entre os colegas de equipe. Algumas pequenas regras podem ser impostas, por exemplo: a mesma pessoa não pode ser escolhida mais que duas vezes consecutivas para dar oportunidade a todos.

ATENDIMENTO NOTA 1.000 – Uma vez por mês um colaborador pode ser escolhido com base nas respostas – espontâneas - dos clientes ao seu atendimento. Atualmente é muito comum pessoas enviarem e-mails para empresas reclamando do atendimento, mas o inverso também está se tornando algo corriqueiro. Um bom atendimento pode gerar ações dos clientes mesmo sem serem incentivadas. No entanto, a empresa pode solicitar aos seus clientes algum tipo de feedback através de e-mail, WhatsApp, ligação telefônica ou formulário para preenchimento no próprio local do atendimento.

SUA IDEIA VALE OURO – Quem mais sabe dos detalhes das operações são os colaboradores que, diretamente, atuam nos processos. Assim, incentivar que novas ideias sejam apresentadas e premiar as melhores é uma forma de demonstrar a integração de todos no sistema. Melhor ainda se as ideias forem realmente implantadas.

Esses são apenas alguns exemplos de ações que podem ser desenvolvidas para promover o reconhecimento dos colaboradores. Datas comemorativas como dia das Mães, Pais, Natal, Dia do Trabalhador, também funcionam como âncoras para promoção de eventos internos e homenagens. Mas, que perfil de premiação seria mais adequado? Muitas empresas adotam premiações em dinheiro e isso funciona relativamente bem. Outras possibilidades também são bem recebidas pelos colaboradores como: viagens com acompanhante; medalhas e/ou placas comemorativas; dia de folga extra; bens materiais como computares, telefones e etc.

Vale lembrar que nada no mundo corporativo é mais forte do que um elogio sincero e o agradecimento como resposta a uma boa performance. Esse é o perfil de reconhecimento mais barato e de maior valor para o colaborador. Saber que está sendo percebido como ser atuante na corporação e que suas ações refletem de modo positivo na mente de seus gestores gera sensação de pertencimento.

Um truque que pode ser usado por todo bom gestor é ter pela manhã dez moedas de centavos no bolso direito da calça e, a cada elogio ou agradecimento a um colaborador, deve ir trocando de bolso, moeda a moeda. Certificando-se sempre que, ao final do dia, todas as moedas estejam no outro bolso.

Sempre é possível promover uma cultura de participação, integração, reconhecimento e pertencimento. Afinal, cada colaborador é um cartão de visita da empresa e quanto mais engajado ele estiver, melhor será o reflexo no cliente e maiores são as chances da organização ser reconhecida por boas práticas no mercado.
       
Por Prof. Dr. João Oliveira


Nenhum comentário: