Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

quinta-feira, 23 de maio de 2019

UM LUGAR VIRTUAL PARA BRILHAR



Por Prof. Dr. João Oliveira


Manter-se conectado está se tornando uma verdadeira tortura para quem deseja estar bem no universo virtual. O problema se agrava a cada dia com as novíssimas ferramentas de controle de postagens em conjunto com os sistemas de aferição de resultados.

Diferente do profissional que transita no ambiente acadêmico, onde o Currículo Lattes é uma referência nacional, qualquer outro perfil profissional terá uma grande área para apresentar seus talentos, capacidades e habilidades. São tantas opções que se torna impossível, para uma pessoa normal, cobrir todo o espectro virtual.

Desde do Linkedin, Instagran e Facebook, para divulgação de nome, produto ou marca até os realmente especializados em unir talentos aos contratantes como o Workana, Catho ou Fiverr. São vários sistemas online que possibilitam a criação e manutenção de uma persona laboral virtual.

Para quem ainda não se aventurou por essa seara aqui vão algumas informações que podem ser úteis e fazer com que possa existir uma economia de tempo de procura e entendimento na utilização dos sistemas online. Sem a pretensão de cobrir todas ferramentas, vamos a alguns exemplos:

REDES DE DIVULGAÇÃO: Para quem já tem um produto ou serviço bem delineado e deseja apenas a captação de novos clientes existem algumas redes que já provaram ser eficazes:

- FACEBOOK: A criação de páginas de empresas permite a publicação de produtos e serviços com promoções dentro do perfil pretendido. As ferramentas de divulgação são precisas e pode-se, inclusive, limitar o público alvo somente no espeço territorial que pode atender ou, ainda, idade, sexo e área de interesse.

- INSTAGRAM: Nos últimos tempos o instagram tem se demonstrado uma excelente ferramenta de divulgação de talentos. De fato, existem segmentos que trabalham unicamente com o instagram como fonte de obtenção de conversões. O perfil de negócios, que pode ser configurado rapidamente, auxilia bastante com a métricas que são disponibilizadas.

- WORKANA: Para os freelancers ou para aquele que desejam apenas uma complementação de renda o Workana é uma ferramenta fantástica que possibilita o encontro entre que deseja um perfil de serviço com as pessoas mais qualificadas para atendê-lo. O sistema garante o pagamento (que é feito antecipadamente) tão logo assim o contratante se declare satisfeito com o serviço executado. Para trabalhadores instalados em Home Offices e especializados em serviços virtuais esse mecanismo é indispensável. De redatores a programadores, todo o tipo de serviço que pode ser enviado como um arquivo é bem-vindo ao Workana.

- FIVERRS: Muito parecido com o Workana apenas com o detalhe de usar o valor de 5 US como bandeira de marketing. Embora esse valor seja apenas uma referência inicial para os serviços mais simples. Dificilmente um trabalho especializado terá esse valor.

- BLOGS: Saindo de moda aos poucos os blogs ainda atraem a atenção do público que prefere uma leitura mais aprofundada. Dessa forma é necessário manter um Blog para ser o destino das postagens, em redes sociais, para dar mais detalhes do que tem para oferecer aos futuros clientes.

REDES DE RECRUTAMENTO: Para aquele que o produto é o próprio profissional. São mecanismos que auxiliam empresas no contato com o mercado de oferta de mãos de obra. Hoje os departamentos de RH encurtam o caminho usando uma dessas ferramentas.

Sites como: Linkedin, Catho, Empregos.com.br, Manager, Infojobs, Vagas.com.br, Indeed, Vagasonline e Empregocerto (apenas como um pequeno exemplo) se proliferam na rede tornando a tarefa de distribuir currículos cada vez mais fácil para que está em busca de trabalho.

Como são absolutamente similares – com exceção do Likedin que tem a aparência de rede social – as dicas vão no sentido de auxiliar na apresentação do profissional.

- Aparência: fotos e gravações (alguns sites permitem uma apresentação em vídeo) devem ser feitos com o mesmo cuidado que o candidato teria se estivesse presencialmente em frente ao recrutador. Roupa, cabelo, barba devem ser bem preparados da mesma forma como a escolha do fundo que irá aparecer na filmagem.

- TEXTO DE APRESENTAÇÃO: Todo currículo deve ser objetivo e atualizado. O foco deve estar centrado naquilo que realmente traduz o que o profissional faz de melhor. Lembrando sempre que, nos dias atuais, a vaga do especialista é mais garantida do que a do generalista. Quem faz de tudo pode não fazer tudo muito bem. Foque no seu melhor e com o menos número de palavras possível.

- PRETENSÃO SALARIAL: Muitos sites preferem que o candidato deixe claro o seu universo de rendimento pretendidos. Para não estar fora da realidade, sempre faça uma busca na internet para saber o valor médio do mercado. Uma boa ferramenta para isso é o site: http://www.salariobr.com.br. Mas, lembre-se sempre: as grandes empresas sempre têm uma oferta e não deixarão de apresentar caso o valor solicitado, pelo trabalhador, seja diferente.

Assim, esse é um pequeno mapa que pode abrir algumas boas possibilidades. Não se deve temer o desconhecido mundo das redes e sistemas online. Mergulhar no oceano virtual pode se transformar em uma produtiva aventura.



Nenhum comentário: