PÁGINA OFICIAL, FACEBOOK e E-MAIL

http://www.isec.psc.br

https://www.facebook.com/Prof.Joao.Oliveira

E-mail: isecpsicologia@gmail.com

Para receber informações sobre palestras e cursos mande um email para: isec_news-subscribe@yahoogrupos.com.br

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

RECURSOS HUMANOS E TECNOLÓGICOS EM HARMONIA



As mudanças tecnológicas estão ofertando, cada vez mais, oportunidades no universo do mercado de trabalho. Entregar currículo pessoalmente nas empresas ou, esperar estar empregado formalmente para ganhar dinheiro já é mesmo coisa do passado. Só não se mobiliza e colhe bons resultados quem não está atualizado com essas novas ferramentas.

Para quem deseja uma posição laboral formal, com horários e salários bem definidos o caminho para a contratação, no momento atual, tem dois focos: as empresas privadas ou públicas. O caminho para o emprego público, tido como mais estável e seguro, ainda é o mesmo de décadas passadas: o temido concurso público.

São provas que exigem muito estudo e preparação. Muitas vezes, o candidato pode levar anos até alcançar o seu objetivo. O processo requer paciência e dedicação. São inúmeros cursinhos, apostilas, métodos de aprendizado, fórmulas mágicas de retenção de conteúdo. Tão grande é esse mercado que existem produtos específicos para os chamados concurseiros profissionais. Pessoas que vivem fazendo concursos públicos até alcançarem a posição que realmente desejam.

Já o caminho para uma vaga em uma empresa privada está completamente diferente do que existia há cinco anos. Hoje o currículo disponibilizado online, em sites especializados, dá mais resultado do que distribuir, porta a porta, o currículo impresso. Os departamentos de RH estão automatizando grande parte do processo.

Alguns desses sites, por exemplo, possibilitam ao candidato fazer testes de aferição de competências e habilidades. Dessa forma já direcionando seu currículo para vagas com o melhor perfil. As empresas, por sua vez, usam desses serviços online para agilizar o processo e diminuir custos com divulgação de suas necessidades.

Em minutos uma equipe de RH pode ter em suas mãos centenas de currículos para uma análise mais aprofundada e agendamento de entrevistas para o início do processo de seleção presencial. Uma economia de recursos fantástica pode ser alcançada se utilizando dessas inovações.

Por um outro lado, existem pessoas que desejam caminhar de outra forma e empreender sem sair de casa: o home office.

Quem possui habilidades diferenciadas e prefere atuar mais livremente, pode optar por ofertar seus serviços online. Existem sites especializados que possibilitam a contratação de freelancers do mundo inteiro. Sistemas honestos que garantem a segurança tanto de quem produz quanto de quem adquire como o Workana, por exemplo.

Para os que atuam com prestação de serviços essencialmente presenciais, a rede mundial também facilita o encontro com as demandas de novos clientes. Criar e manter perfis profissionais nas redes sociais não é novidade, mas ganha uma nova roupagem com as possibilidades de divulgação de baixo custo. Hoje o Instagram é tido por muitos como uma ferramenta de negócios essencial para qualquer tipo de atividade comercial.

Finalizando, podemos ainda apontar para uma modalidade de atuação que gera recursos mesmo sem que a pessoa tenha que, necessariamente, produzir algum produto.

Não se trata do famoso Marketing de Rede e, sim, do processo de filiação a produtos. Uma pessoa produz algo que pode ser comercializado online e outras vendem, pelas rotas da internet, em troca de comissionamentos que podem variar de 20% até 50% do valor do produto.

Nesse campo o Hotmart, site de armazenamento e venda, lidera no mercado brasileiro. São milhões de reais que mudam de mãos todos os meses somente com produtos como cursos online, livros e etc. Alguns profissionais dessa área jamais tiveram um emprego formal (ou qualquer formação) e faturam cifras de três dígitos mensalmente.

Claro que muitos ainda sonham com um emprego no Banco do Brasil ou na Receita Federal, mas o mar de oportunidades que pode ser navegado antes disso, ou enquanto se espera por isso, é muito grande e capaz de satisfazer as necessidades financeiras de muitos.

São muitas as pessoas que, mesmo estando em um emprego no mercado privado, investem em cursinhos estudando para concursos públicos.

No entanto, é cada vez maior o número que busca qualidade de vida, abrindo mão da conhecida estabilidade financeira para se colocar dentro do próprio sonho de viver fora do padrão imposto pelo relógio de ponto.

Para essas pessoas o mundo digital cai como uma luva e permite empreendimentos antes nunca pensado. Assim, sair do comum e olhar as inovações que surgem a cada minuto, pode fazer toda a diferença no futuro profissional nos dias atuais.


Por Prof. Dr. João Oliveira
           

Nenhum comentário: