Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

sábado, 10 de janeiro de 2015

PERSEGUIDO




                Cena ocorrendo em uma caverna no alto da montanha. O sábio será identificado pela letra S e a pessoa que o procura, que chamaremos de Carlos,  pela letra C antes de suas respectivas falas.

S – O que o traz aqui?

C – É essa figura estranha que persegue...

S– Alguém está lhe seguindo pelas ruas?

C – Não é alguém... é uma coisa. Um homem de preto que quase sempre está próximo a mim. Eu não aguento mais. Na verdade não é bem um homem... as vezes rasteja no chão acompanhando meus passos.

S – Hum... durante a noite esse perseguidor desaparece?

C – Algumas noites sim. Na verdade a única forma que eu tenho de me livrar dele é entrando em um quarto escuro, assim não consigo enxergá-lo.

S – Você está me dizendo que ele desaparece quando você está na mais completa escuridão? 

C – Sim, é verdade. Essa coisa demoníaca é muito mais forte em dias ensolarados ou em ambientes bem iluminados.

S – Não seria então a sua sombra?

C – Todos dizem isso...

S – Provavelmente porque é mesmo sua sombra...

C – Mas eu não quero uma sombra preta me seguindo onde quer que eu vá. Preciso me livrar dela.

S – Veja, temos um problema aqui...

C – Claro que temos, por isso estou aqui!

S – Não é bem assim. Ocorre que você se considera uma pessoa boa, um ser de luz por assim dizer. Não é?

C – Sim, isso mesmo! E como ser de luz não posso ter uma sombra me seguindo onde quer que eu vá.

S – Isso, devo lhe dizer, é impossível. Ocorre que, ao andar sob a luz todos projetamos sombras. Não é que ela esteja nos seguindo porque quer. Ela é atraída pelos seres que estão banhados de luz e são, na verdade, a prova física que estes seres se encontram caminhando por bons lugares.

C – Como? O que o senhor está dizendo?

S – Somente os seres que caminham pelas trevas não possuem uma sombra lhe seguindo. Provavelmente porque elas já estão em toda parte nesses locais. Assim sendo entenda a sua sombra como uma certificação que você está no caminho certo: sob a luz que lhe ilumina.

C – A sombra é um certificado que eu sou uma pessoa boa?

S – Quanto mais forte a luz mais forte será a sombra projetada.

C – Ela é uma coisa boa! Prova que eu sou um ser que caminha na luz..

S – Exatamente!

                Ressignificar é saber alterar a percepção do fato sem alterar o ocorrido. Seu significado pode ser diverso dependendo de como se analisa o ponto que causa o conflito interno. Não é ser como o personagem Poliana, da literatura juvenil, que acha que tudo é bom na vida. Afinal, algumas coisas são realmente ruins e precisam ter seu luto vivenciado. No entanto, quase sempre o que nos causa angústia e sofrimento pode ter nova interpretação.
                 

Nenhum comentário: