Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

terça-feira, 18 de março de 2014

ENTREVISTA COM O MAL




 Por João Oliveira

Entrevistador - Hoje temos aqui em nossos estúdios a presença do Mal que vai conversar conosco! (aplausos)

Mal - Muito obrigado é realmente um grande prazer poder estar aqui esta noite.

E. - Antes de tudo gostaríamos de saber por que você existe e o porquê de tanta maldade?

M. - Me perdoe, mas eu acho que você fez duas perguntas distintas. Vejamos, a minha existência em princípio não é boa ou ruim, isso depende de várias coisas como interpretação e reação. Já a maldade é um ato consciente em busca de um resultado específico fruto da ação de, e somente de, um ser humano.

E. - Como assim? Somente os seres humanos são aptos a promover a maldade?

M. - Exatamente. A maldade é um ato direcionado com a expectativa de um resultado negativo para outrem. Não existe maldade no mundo natural, só quando está presente uma intenção, o que é próprio do ser humano.

E. - Mas se a maldade depende de um ato, não ajudar uma pessoa em sofrimento então seria o quê?

M. - Podemos pensar de duas formas sobre esse tema. Primeiro, se a pessoa não ajuda desejando o pior para quem necessita, sim isso é maldade. Segundo modo de pensar, se a pessoa tem essa atitude sem nem mesmo pensar nas consequências para o sofredor não é maldade, é algo pior: indiferença.

E. – Mas uma família passando fome, pessoas doentes, enchentes isto não é uma maldade de Deus?

M. – De jeito algum! São consequências de abandono, falta de cuidado consigo mesmo e movimento natural de chuvas e rios. A natureza, força de Deus no planeta, é o que é e pronto. O homem é que se enfia no meio e, portanto sofre as consequências disso. O mar não avança porque deseja tomar casas de ninguém, as pessoas é que se colocam, cientes ou não, em locais dentro do perímetro de sua movimentação.

E. – E você, quando vai parar de fazer mal as pessoas?

M. – Mas, eu não faço nada! Eu existo fruto da condição comportamental humana. Veja bem, aquele copo cheio de água em cima dessa mesa. Se você o pegar e regar uma planta será um ato caridoso e bem recebido pelo pequeno vegetal. No entanto, se você pega o mesmo conteúdo e joga dentro de um formigueiro será uma tragédia para centenas de pequenas formigas. Não é responsabilidade do copo, ou mesmo da água, o que você fez. Assim funciona comigo, só passo a existir quando a intenção está presente. Mas, eu posso deixar de existir no alvo da maldade executada.

E. – Mais uma vez estou confuso, como assim a maldade pode deixar de existir após ser feita?

M. – Muito simples: o que hoje é visto como um ato de maldade, amanhã, ressignificado pode ser interpretado como um momento propenso para mudanças e reflexões. Rotas são alteradas e destinos são novamente traçados por pessoas que, em algum momento de suas vidas, foram alvos da maldade alheia. Assim, essas vítimas, podem sofrer verdadeiras transformações.

E. – Mas nem sempre é boa!

M. – Sim, é verdade. Isso vai depender da capacidade de cada um de fazer escolhas assertivas.

E. – Então você pode ser útil?

M. – Na verdade sempre sou. Mesmo quando o sofrimento é grande e as pessoas perdem o rumo, eu sou a ferramenta que permite o livre arbítrio. As pessoas podem escolher praticar o mal, ou não. As consequências ruins de retorno não surgem dos alvos afetados pela maldade. Que isso fique claro: jamais culpe o outro, após praticar alguma maldade, de um revés em sua vida. É natural que, em algum momento, exista uma volta da energia colocada intencionalmente no ambiente natural. Mas, aqui entre nós, acredito que toda pessoa ruim sabe disso muito bem.

E. -  E a morte? Quando é que você vai parar com essa maldade de matar criancinhas?

M. – Acho que não tenho condições de continuar com esta entrevista, esta pergunta idiota me deixou passando mal.

Um comentário:

Rodrigo Padrini Monteiro disse...

Interessante a ideia! A intenção como algo que caracteriza a maldade deixa bem claro que é uma acão humana. Fico me perguntando sempre como estimular que a bondade seja mais escolhida. Já existe uma entrevista com ela? Abraços

Comecei a escrever recentemente e sigo o blog, muito bacana.