Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

As conchas no mar




Por João Oliveira
                         
                       Dizem que cada conchinha guarda, em si, o barulho de todo oceano. Quando criança eu adorava colocar o ouvido dentro da concha para ouvir aquele eco que muito lembra o barulho das ondas.


               Pelo princípio holográfico tudo contém o todo e, por menor que seja a partícula, todo universo pode estar ali representado em sua totalidade. Assim sendo somos parte deste espectro e poderíamos estar vivendo limitados pelas interpretações sensoriais do mundo à nossa volta.


               A velocidade do pensamento pode gerar o que quisermos, dentro de nossa mente, em frações de tempo tão pequenas que nem podem ser medidas. Pense no que quiser: elefantes de bolinhas, um oceano revolto, um galáxia colidindo com outra gigantesca espiral no profundo espaço desconhecido. Pronto! Sua mente já construiu estes cenários antes mesmo que você, de forma consciente, ordenasse isto. Uma máquina espetacular: o nosso cérebro.


               Ocorre que nossa mente não difere muito o que foi realmente vivenciado do que foi imaginado pela nossa cabeça. A diferença mais forte é o momento presente. No momento presente sabemos que estamos imaginando algo, mas, mesmo assim, o corpo e suas produções endócrinas podem agir como se, de fato, estivéssemos vivenciando o fato real.  Quer um exemplo? Assistindo um filme de terror você não fica com medo? Ou, se imaginar um saboroso limão, verde e bonito, gelado e suculento, sua boca não começa a salivar?


               Nossas memórias são, em sua grande maioria, montagens de fatos que vivenciamos misturados e editados de acordo com nossas emoções no momento em que ocorreram. De fato boa parte do que acreditamos ter ocorrido em nossas vidas não corresponde ao que realmente aconteceu. Junte a turma para relembrar os velhos tempos de escola e verá como isso funciona.


               Assim, podemos ampliar o que somos (lembra-se da teoria holográfica?) usando nossa infinita imaginação de forma positiva. É bom ressaltar o aspecto positivo, pois, se deixar por conta da natureza humana, nos tempos atuais, o que vem à tona é pura ansiedade e medo do futuro. Uma boa meditação, todos os dias, projetando um futuro mais tranquilo e com resultados produtivos poderá fazer o seu dia melhor.


               Não há nada de errado ou de misticismo nisso.  Pensamentos bons acabam por fazer surgir em nosso corpo excelentes produções neuro- hormonais que irão permanecer em nosso corpo por um bom período de tempo. Dessa forma, o nosso próprio corpo cria as condições perfeitas para que você tenha um dia espetacular no trabalho ou estudo.


               O mundo não vai mudar. É assim mesmo, chove e faz sol quase ao mesmo tempo. O que podemos fazer é sair de casa sempre com um guarda-chuva, mesmo que seja bem pequeno ou criado pela nossa imaginação. Assim um oceano pode ser sentido colocando uma pequena concha junto à orelha, a mente cria o vento e as ondas da mesma maneira que pode construir uma vida mais saudável e feliz.

              

Nenhum comentário: