Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O FUTURO





Por Prof. Msc. João Oliveira

               A ansiedade é fruto de uma expectativa negativa do futuro. O nome moderno para o medo, uma emoção considerada ruim, encobre uma situação comum que, no entanto, permanece ignorada pela grande maioria das pessoas: a falta de um projeto de vida estruturado.

               Ocorre que o medo – também chamado de ansiedade – surge pelo desconhecimento das possibilidades futuras. A incerteza da vitória ou conquista de uma posição melhor e mais segura na sociedade gera uma ausência de expectativas, cria um vazio psicológico e a angústia se insere no dia a dia causando uma série de sintomas popularmente denominado estresse de trabalho.

               Não é verdade que somente o trabalho causa estresse, e nem mesmo que trabalho em excesso gera sintomas. Quando se faz o que gosta e, se sente recompensado à altura de seu esforço, horas a mais de trabalho são trilhadas como lazer. Caso você seja um afortunado trabalhando naquilo que ama sabe exatamente o digo nestas linhas. A culpa não é do trabalho. O que faz adoecer é não gostar do que se faz e não acreditar em um futuro melhor.

               Criar um projeto de vida que pode ser alcançado e estar seguro dele é o melhor caminho para poder trilhar, com maior segurança, os turbulentos dias de nossas vidas. Isto passa, em primeiro lugar, pela própria percepção de finitude, algo que, quase todo mundo, evita pensar: a morte. Saber que o tempo de vida é algo limitado e que, ninguém está ficando mais novo, nada mais é que despertar a consciência da necessidade de um bom planejamento.

               Com o futuro clarificado a médio e longo prazo, as ocorrências cotidianas se tornam menores em seu efeito danoso à estrutura psicológica. Poder deslumbrar o resultado, mesmo que só em sua imaginação no momento, já facilita o lidar com situações de conflito. Não há truque nisto! 

               Procure, de forma honesta, traçar em sua mente uma trajetória possível em sua vida. Crie uma agenda produtiva onde o trabalho, lazer e investimento em si mesmo tenham lugares bem definidos. Saber dividir o tempo é o mesmo que saber viver. Descubra o que te faz feliz e invista mais tempo nisto, aproveite a vida em todos os momentos possíveis, não exagere naquilo que conhecemos como euforia – isto não é felicidade!

               O melhor da vida é justamente ultrapassar desafios, não existe vida sem dificuldades. Ao contrário do que muita gente pensa o dinheiro não é o único responsável pela felicidade. Sim, ele ajuda, mas sozinho não é capaz de fazer ninguém realmente feliz. Ser feliz é caminhar sem medo e isto só é possível para quem sabe em que direção está indo.

               Tente, ainda hoje, criar uma rota e um destino. Procure se ver neste lugar em alguns anos, imagine como seria alcançar seus objetivos, você pode ser mais feliz assim? Tendo isto bem firme em sua mente, os pés irão caminhar com mais certeza e a ansiedade irá se tornar infinitamente menor. Seja feliz!

Nenhum comentário: