Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dinâmica dos Feijões Mágicos






            Por. Prof. Msc. João Oliveira



           


                Hoje vamos apresentar uma dinâmica comportamental que pode auxiliar na estruturação interna, elevação de autoestima e correção de autoconceito – tornando-o mais assertivo em relação ao si mesmo - para este incrível desafio demos o sugestivo nome de: “A Dinâmica dos Feijões Mágicos”.

            Na verdade é bem simples, arrume dois copinhos de plástico descartável, destes que você encontra em qualquer bebedouro por aí, ou pequenos vasos de jardinagem. Coloque terra até a metade nos dois copos e plante, em cada um deles, uma semente de feijão. Apenas observe que o feijão deve estar saudável para que possa germinar.

Passo um: escreva em um dos copos (ou vasos) a letra A, e a letra B no segundo. Separe os dois em sua casa de modo que não fiquem muito juntos, mas que tenham as mesmas condições de luz solar e temperatura, também regue os dois com a mesma quantidade de água. Desta forma estaremos eliminando qualquer beneficio ambiental para qualquer um deles.


Passo dois: Para o que possui a Letra “A”, você deverá elogiar todos os dias, fale diretamente ao feijão, das qualidades que você gostaria de ter e que ele, com certeza, têm: que é um feijão inteligente, cresce com velocidade e forte, é bonito, sabe o que quer, cheio de autoestima, que ele valoriza coisas boas da vida, que sabe dizer “não” quando é necessário, que estuda com atenção e consegue guardar na memória tudo que lê... etc. Faça deste feijão a excelência de pessoa que você almeja ser!

Passo três: Para o que possui a Letra “B” você deve falar para o feijão, todos os dias, os aspectos negativos que você acredita que têm e, que podem limitar em seu próprio crescimento. Então diga em alto e bom som para o feijão “B”: - Você é feio, burro, ignorante, covarde, não irá vencer na vida e etc. Tenha em foco que a emoção deve estar presente, coloque sua raiva para fora neste exercício diário.

Observação: os dois copos devem estar separados o suficiente para que um não possa “ouvir” o que o outro recebe de você.

Esclarecimentos: Desta rotina diária de agressões verbais e elogios primorosos as sementes devem germinar e começar a crescer com velocidades diferentes. Qual delas você acredita que crescerá mais rápido e com o aspecto mais saudável?

            Neste momento não nos importa explicar como isso ocorre, afinal, pelo que sabemos feijões não falam e, portanto, não deveriam também entender o que é dito. Mas o incrível é que, mesmo sem neurônios decodificadores da linguagem verbal, eles respondem, a olhos vistos, ao que ouvem! Você já deve ter imaginado que o feijão que só recebeu elogios irá crescer melhor e maior e o outro, o da letra “B”, que só ouviu desaforos de você irá permanecer murcho e bem pequeno.

            Agora, depois de alguns dias e a constatação deste efeito, virá à fase final e mais importante do experimento.

Passo quatro: O feijão “A” que deve ter crescido forte será abandonado nesta fase do experimento. Vamos nos concentrar apenas no feijão “B”, o que está fragilizado com suas agressões. Dirija-se a ele reconsiderando suas palavras. Diga que pensou melhor e que consegue ver, agora, as qualidades que ele possui e estão surgindo. Fale todos os dias na sua crença nas potencialidades que ele possui e que irá aparecer dia a após dia com esforço próprio. Reverta a condição da planta! Você irá perceber que ele começara a crescer mais rápido e saudável e, em pouco tempo, estará do tamanho do feijão “A”.

Mais uma vez ressaltamos que não estamos preocupados em como o fenômeno se dá e sim no resultado que obteremos.

            Caso algo tenha dado errado em alguns dos passos comece de novo com novas sementes. Hoje em dia com o processo de industrialização muitas sementes são danificadas e não germinam. Duas plantas se mostraram eficazes neste experimento o feijão e a pimenta. Provavelmente outras também apresentaram resultados similares, mas estas duas já foram postas a prova e respondem com uma velocidade impressionante. Repito: se algo não sair como programado, tente de novo com novas sementes até que tudo ocorra como planejado.

Resultado:
 
            Quando sua mente observa os resultados obtidos com a força da palavra começa a mudar o sentido interno de sua utilização. Não é necessário que você tenha consciência plena deste processo, funciona como uma instrução em nível subliminar.
            A estrutura inconsciente esteve presente e viu os resultados obtidos com esta dinâmica e “aprende” que pensar de forma pejorativa ou limitante sobre si mesmo causa efeitos físicos e reais no seu próprio corpo.

            Faça e fotografe, passo a passo, esta dinâmica. Envie-nos as fotos dos resultados para o registro de atividades do ISEC ( isec@isec.psc.br ). Caso sejam divulgadas seu nome não será revelado.



Para saber mais em nossos cursos e treinamentos presenciais e on line:
http://www.isec.psc.br/
http://www.preparaonline.com.br/joliveira/parceiros/j-oliveira

Nenhum comentário: