Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Matéria Veiculada no Portal Terra : Dormir também faz bem à saúde

Link Original: http://vivacadatoque.terra.com.br/voce-sabia-2/dormir-tambem-faz-bem-a-saude-280


Você sabe o que acontece com o nosso corpo enquanto a gente dorme? Dormir é um tema muito importante para quem está preocupada com a sua saúde física e mental. Enquanto descansamos, o corpo trabalha bastante para manter nossos hormônios, e outras substâncias, em dia.

Antes de ir para a cama


Quando o sol se põe, e a luminosidade diminui, a melatonina, hormônio indutor do sono produzido pela glândula pineal, começa a ter sua produção aumentada. É uma forma de informar ao corpo que está se aproximando a hora de dormir.


A temperatura do nosso corpo começa baixar, assim como a nossa capacidade de alerta e o nosso raciocínio. E a musculatura corporal começa a relaxar, afirma o especialista em distúrbios do sono Fausto Ito, de São Paulo.


Pegando no sono


Segundo Ito, o sono é um estado essencial à saúde por meio do qual todo o corpo, incluindo o sistema nervoso central, pode ser renovado. Uma noite mal dormida pode trazer sérios problemas de saúde. Não é nenhuma surpresa observar a péssima aparência de uma pessoa depois de uma noite ruim.


No começo do sono, todos os nossos sentidos começam a ser desativados e ocorre a inativação da musculatura voluntária. Por isso, o metabolismo se torna mais lento enquanto dormimos. O nosso coração trabalha mais devagar, a pressão baixa e isso diminui os níveis de cortisol no sangue, favorecendo o início de uma noite bem tranquila.


O psicólogo clínico João Oliveira, do Rio de Janeiro, explica também que a nossa audição permanece ativa durante o sono. “Uma mulher pode acordar com um som agudo, pois este tem a frequência sonora próxima ao choro de um bebê. Já o homem vai despertar com sons graves, porque esses se assemelham ao tom da voz de outro homem, que pode ser um inimigo.” Estamos descansando, mas não totalmente desconectados do mundo exterior.


Sonhando


Você sabia que durante o sono o nosso corpo produz diversos hormônios e outras substâncias necessárias para a manutenção da saúde e da qualidade de vida?


Durante um sono adequado, o organismo reduz a produção de grelina, hormônio responsável pelo apetite, e aumenta a leptina, responsável pela saciedade. Por isso, podemos ter uma noite tranquila, sem acordar pela manhã com vontade de comer um monte de alimentos calóricos.


Uma noite tranquila favorece o organismo a produzir determinadas células que são os principais agentes de defesa do nosso corpo. Há também a liberação de dopamina, serotonina e endorfina, que são neurotransmissores relaxantes e responsáveis por ativar ou inibir a transmissão de impulsos relacionados à dor. Por isso, as pessoas que dormem mal podem ter dificuldade no controle de qualquer dor no dia a dia.


Durante o sono, a hipófise, glândula localizada próximo à base do crânio, produz o hormônio do crescimento (GH). “No indivíduo adulto, esse hormônio exerce importantes funções reparadoras e a sua deficiência está diretamente relacionada ao aumento do percentual de gordura pelo corpo, problemas cardíacos e imunológicos, osteoporose, flacidez muscular, perda de disposição, fragilidade capilar e lapsos de memória”, afirma Fausto Ito.


Viu só como dormir é uma das partes mais importantes de nossas vidas? Além de relaxar, uma bela noite de sono auxilia você a ter uma vida mais saudável e muito mais divertida. Programe-se e não deixe que nada atrapalhe essa hora do dia. Prepare a sua cama bem gostosa, diminua a luz e descanse para acordar disposta para um novo dia.

Nenhum comentário: