Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

terça-feira, 29 de março de 2011

Aniversário de 56 anos do Vice Governador Pezão



Natural do município de Piraí, Luiz Fernando de Souza, conhecido como Pezão, é formado em Economia e Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá. Nascido em 29 de março de 1955, ingressou na vida política na década de 80, quando foi eleito vereador. Exerceu o mandato até 1988, voltando a legislar na Câmara Municipal de Piraí em 1992.

Eleito prefeito Piraí em 1996, com 75% dos votos válidos, Pezão transformou a vida do pequeno município localizado a 70 quilômetros do Rio de Janeiro. Tendo como meta a criação de postos de trabalho, principal carência da população de Piraí, o ex-prefeito trabalhou na criação de incentivos para a atração de empresas e, por este trabalho, recebeu o “Prêmio Mário Covas” concedido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aos prefeitos que se destacaram como empreendedores em seus municípios.

Entre as empresas que se instalaram em Piraí estão a cervejaria Cintra, a indústria de componentes de computadores IMBP e a fábrica de fraldas e absorventes Aloés Aloés. Como prefeito, Pezão também procurou aprimorar a produção agropecuária de forma pioneira, dando incentivos à piscicultura em tanques nas áreas rurais. Reeleito em 2000, Pezão ganhou da população de Piraí um sinal verde para a continuação de seu trabalho, tendo recebido 86,06% dos votos válidos.

Focando também a educação do município, instalou em Piraí a universidade a distância dando aos moradores a chance de se graduar em cursos superiores sem precisar se deslocar para outros municípios. Outras realizações de Pezão em Piraí foram a criação do Centro de Convivência da Mata do Amador, o Centro de Informações Turísticas e a Feira de Artesãos de Piraí. Presidente da Associação de Prefeitos dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Apremerj) nos períodos 2001/2003 e 2003/2005, teve atuação destacada como interlocutor dos interesses do interior na Assembléia Legislativa e no governo do estado.

Com a criação do Piraí Digital, programa de desenvolvimento local que gerou em quatro anos grande número de postos de trabalho e acesso irrestrito a Internet, capacitando a população de Piraí, Pezão recebeu reconhecimento nacional e internacional.

Como prefeito, recebeu os prêmios Unicef (1999), Gestão Pública e Cidadania da Fundação Ford e Fundação Getúlio Vargas (2002), Fundação Roberto Marinho e Unesco na área de Educação (2000), Pastoral da Criança e Prefeito Amigo da Criança (2003), Gestão Pública e Cidadania da Fundação Ford e Fundação Getúlio Vargas pelo projeto Piraí Digital (2004), Prêmio Latino-americano de Cidades Digitais (2004) e o Top Seven Intelligent Communities, colocando Piraí entre as sete cidades mais inteligentes do mundo.

Nenhum comentário: