Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Não Abra Mão dos Seus Sonhos

Foto de 22/12/2010 no Auditório da Escola Arquipélago em Fernando de Noronha


O ano está começando e com certeza alguns dos seus planos não saíram exatamente do jeito que você pretendia em 2010.

Ok!

Isso acontece mesmo. Mas não é por isso que você deve desistir dos seus sonhos.

Tudo ocorre no seu tempo se planejarmos a contento.

Me lembro que, quando criança, vi, na TV, uma reportagem sobre um lugar muito distante onde as tartarugas colocavam ovos na beira mar e os golfinhos vinham, as centenas, se alimentar todas as manhãs. A reportagem falava do Arquipélago de Fernando de Noronha. Fui dormir naquela noite sonhando acordado. Eu, no meu delírio infantil, mergulhava nas águas claras junto aos animais marinhos mais coloridos e diferentes do que de fato deveriam existir ou, outra pessoa, poderia imaginar: peixes gigantes e tubarões azuis como o próprio oceano.

Sonho de uma criança pobre, bobagem sem a menor condição de se tornar real. Logo fui despertado para o trabalho, às 4h00 da madrugada. Hora de lavar o ônibus, varrer o corredor, ligar o motor (para encher o balão do freio) e esperar pelo motorista para começar mais um árduo dia que me esperava como cobrador de ônibus.

As vezes, eu dormia no último banco, que era mais comprido, no meio das viagens a Serrinha pela BR 101. Conheço essa maldita como ninguém.

Escrevo essas palavras a bordo do vôo da Trip linhas áreas voltando da minha terceira viagem do meu sonho infantil. Desta vez, além de passear por toda ilha, que conheço muito bem, ainda proferi palestra/curso no auditório da Escola Arquipélago, ao lado da minha esposa, também professora e Mestre como eu. Nesta ilha, que se formou em um sonho, posso dizer, com total segurança que tenho grandes amigos.

Outra noite, olhando ao mesmo tempo Órion e Escorpião, coisa de quem está a 3,8 graus da linha do Equador, lembrei, por acaso, do tal um sonho que tive. Como era a minha vida naqueles idos anos setentas. Dos sonhos, todos que tive, nem poderia imaginar que eu realizaria muito mais e além do que fui capaz de imaginar.

Você deve estar pensando: “- Que sonho pequeno! Isso eu posso fazer quando quiser!”. Não era, pelo menos para mim, naquele momento. Um sonho impossível, assim como esse que tive, você pode estar guardando em segredo na sua vida. Posso lhe dizer, com certeza absoluta: não podemos desistir dos nossos sonhos.

No início do ano é o momento de sonhar. Idealizar! Recuperar sonhos esquecidos e, o mais importante, traçar uma rota de encontro a eles.

Algumas coisas são imprescindíveis: capacidade de sonhar, planejar e coragem para enfrentar os prováveis fracassos que teremos no caminho. Mas, se o objeto sonhado por nós já foi um dia, realizado por alguém, é porque você pode fazer também!

Que, em 2011, você tenha em suas mãos, tudo aquilo que sua mente puder imaginar.

Feliz vida!

Nenhum comentário: