Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

terça-feira, 10 de agosto de 2010

É Hoje! O Experimento do Sonho Compartilhado

Não tem mais como participar do experimento dos sonhos compartilhados, os e-mails com os textos de cada um já foram enviados.

Aproveitando a onda do filme A ORIGEM, onde este assunto é tratado de forma cinematográfica e cheia de efeitos fantásticos, lançei aqui a proposta de experimento esperando podendo contar com nossos amigos que acompanham o BLOG para formar uma forte estrutura de sonho compartilhado. Lógico que este experimento não tem rigor científico, mas dependendo do resultado pode gerar, sim, um estudo dentro dos paramentros metodológicos mais sérios.

Segundo Jung, todos sonhamos o mesmo sonho mas, cada um com os seus símbolos particulares. Se for possível anotar todos os sonhos de toda uma população, na mesma noite, veremos uma única história que pode ser montada com trechos de diversos sonhos de pessoas que nem se conhecem.

Elementos que participam hoje a noite:

Na noite do dia 10/08 (terça feira) para amanhecer no dia 11/08 (quarta feira) alguns deverão acordar as 03h00 (nem todos terão da fazer isso, apenas os portadores dos símbolos) e ler um texto que eu já enviei por e mail. Logo depois devem voltar a dormir. Pela manha, os que lembrarem dos sonhos que tiveram deverão enviar esse relato para que eu possa fazer uma tabulação com os resultados.

São três papeis para os sonhadores:

Arquitetos, os que mantém a estrutura do sonhos - São estes os responsáveis por manter a estrutura do sonho funcional para que os atores e os simbolos possam ser manifestos. Para estes são enviados textos com pedaços do cenário que, se tudo correr bem, deverá ser ativado no ambiente onírico.

Atores ativos, os que vão ativar os símbolos - Em menor número estes são os responsáveis em ativar os símbolos arquétipos primários que podem (ou não) ser recuperados pela memória após o despertar. Se marcarem bastante o ambiente do sonhador compartilhado poderão ser recordados depois, caso a estrutura do cenário se perca ao despertar.

Observadores, os que irão assistir ao desenrolar do cenário montado no sonho - O papel mais tranquilo. Depois de ler o texto podem dormir e, ao despertar, anotar o que se recordar. Estes receberam uma parte bem menos elaborada do cenário pois esperamos que, no ambiente onírico, possa encontrar as peças que faltam para completar a história deste sonho compartilhado

Todos são importantes e o resultado completo será divulgado aqui mesmo neste espaço logo depois que receber os e mails de resposta dos participantes. Tenho certeza que, no mínimo, será uma noite bem diferente.
E, caso você seja uma dessas pessoas que não lembre normalmente dos sonhos, esta poderia ser uma grande oportunidade de ativar de novo a mecânica interna do recordar.

7 comentários:

Unknown disse...

qual foi o resultado do experimento?!?! como participar?!

João Oliveira disse...

Me mande um e mail, depois desse já foram outros experimentos, mande para oliveira@joaooliveira.com.br que eu te coloco no próximo, em janeiro.

4Queijos-Daniel disse...

vcs ainda estão fazendo este experimento?, quero perticipar; mande um e-mail para min joão meu email é: daniel_rodriguesilva2@hotmail.com, valew!

Suporte Mdjp disse...

Olá caro João, gostari de partcipar desta experiência, como eu faço?

João Oliveira disse...

Me mande um -email com o seu e-mail nele para que eu possa mandar os detalhes do próximo experimento.

Anônimo disse...

Eu gostaria muito de participar. Quando será a proxima vez? Sou psicóloga clínica e tenho muito interesse no assunto.

Joao81 disse...

Boa tarde, gostaria de saber se voces ainda farão outro experimento de sonhos ?
meu email: joaolucio1981@ig.com.br

ou jjllxxx@gmail.com