Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Julio Lopes lança ser Livro em Campos nesta quinta dia 26

Livro ‘Bicicleta – A cara do Rio’ sugere um plano cicloviário para amenizar o trânsito na cidade


Na próxima quinta, dia 26, a partir das 16h30min em Ao Livro Verde, o empresário Júlio Lopes estará lançando o seu Livro: "Bicicleta a Cara do Rio".

Incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. Esse é o objetivo do livro “Bicicleta: A Cara do Rio”, da Réptil Editora, que mostra como o uso intensivo da bicicleta pode melhorar a qualidade de vida das pessoas, especialmente, das que vivem em áreas mais afastadas dos grandes centros, onde ainda há deficiências no transporte público.

O autor da publicação é o ex-secretário de transportes do Rio de Janeiro e idealizador do projeto Rio - Estado da bicicleta, Julio Lopes. Participam do projeto como co-autores, os presidentes da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), Cláudio Santos, e o fundador da ONG Transporte Ativo, José Lobo. O livro conta com prefácio de Carlos Minc.

A ideia do livro é incentivar o uso da bicicleta em trechos de até cinco quilômetros de extensão. Dessa forma, é possível economizar tempo e dinheiro, cuidando da saúde sem prejudicar o meio ambiente. Seria também uma boa maneira de diminuir o crescimento do transporte de massa alternativo, que nem sempre está de acordo com regras de segurança ou até mesmo com a própria lei.

O livro conta como o uso desse transporte é uma tendência mundial e mostra as experiências de sucesso adotadas em grandes cidades como Paris, Madrid, Berlim e Bogotá que possuem uma estruturada política cicloviária. Um exemplo de cidade referência no uso da bicicleta no Brasil é Curitiba, mas apesar disso, o Rio de Janeiro ganha o posto de cidade com a maior malha cicloviária do país.

Algumas curiosidades são contadas, como o ano da criação da primeira fábrica de bicicletas do mundo, em 1875, e de que forma as primeiras bicicletas chegaram ao Brasil, vindas da Europa, em 1898. A obra revela ainda que o Brasil é o terceiro maior fabricante de bicicletas do mundo[BD2] . Os leitores também poderão acompanhar as experiências vividas por dois voluntários que trocaram o carro pela bicicleta durante uma semana.

Os próximos lançamentos estão marcados para Teresópolis e Campos dos Goytacazes dia 26 no Ao Livro Verde. No Rio, o primeiro evento de lançamento foi realizado no dia 27 de julho, no Clube dos Marimbás, em Copacabana. Outras cidades que também contaram com o evento são: Niterói, Volta Redonda, Itaipava, Nova Friburgo e Cabo Frio.

Mais informações:
Número de Páginas: 270
Preço: R$ 90
Distribuição: Principais livrarias do Rio de Janeiro e interior

Nenhum comentário: