Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dr. Marcelo de Oliveira na Sky and Telescope




O Trabalho que o Dr. Marcelo de Oliveira vem desenvolvendo em Campos ganha, cada vez mais, espaço em revistas de prestígio internacional.


Abaixo uma tradução livre do artigo:

ASTRONOMIA SE GLOBALIZA

Em meados de abril tive a maravilhosa oportunidade de viajar ao Brasil para uma conferência internacional sobre a astronomia, realizada no Instituto Federal Fluminense, na cidade de Campos dos Goytacazes, cerca de 290 quilômetros a nordeste do Rio de Janeiro. A maioria dos participantes eram estudantes brasileiros, mas eu conheci pessoas de todo o mundo, e todos tinham histórias inspiradoras para contar. Aqui está somente uma pequena amostra desses relatos.

Apesar do fato da economia do Brasil estar crescendo rapidamente, o Brasil está muito aquém dos E.U.A. e outras nações ocidentais no desenvolvimento de novas tecnologias. O organizador da Conferência Marcelo Souza, professor de física da Universidade Estadual do Norte Fluminense e Coordenador do clube de astronomia local, destacou que o Brasil está fazendo grandes progressos para se desenvolver, e que o governo está investindo muitos recursos na educação e na ciência. O principal objetivo da conferência era trazer astrônomos estrangeiros ao Brasil para motivar os estudantes a seguirem carreiras em ciências e engenharia.

Julio Vannini astrônomo amador da Nicarágua apresentou uma palestra inspiradora sobre a queda e ascensão da astronomia em seu país natal. Nicarágua tinha uma próspera comunidade amadora antes de sofrer um golpe duplo: um terremoto devastador em 1972 que destruiu sua cidade capital, Manágua, seguida por uma década de guerra civil. Estes acontecimentos trágicos reduziram essencialmente o interesse pela astronomia na Nicarágua para perto de zero. Mas, graças aos esforços de Julio e outros, a astronomia está tendo um retorno forte, e a construção de um observatório nacional está quase concluída. Julio salientou que a astronomia é a chave para o futuro do desenvolvimento do país, e acrescentou: "Qualquer nação que não abraçar a ciência e a tecnologia está condenado."

Sem dúvida, o mais carismático participante da conferência foi Nazar Sallam, que é um policial na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Nazar possui 70 - repito, setenta - telescópios. Mesmo que ele não tenha formação em engenharia, Nazar é um hábil gênio “tinkerer”, e ele construiu seu próprio observatório móvel dentro de uma van que dirige por todo os Emirados Árabes Unidos e realiza sessões públicas de observação de estrelas. Nazar, disse que havia muito pouco interesse em astronomia nos Emirados Árabes Unidos no momento em que começou os seus esforços de evangelização, mas suas fotos mostram claramente que ele atrai grandes multidões por onde passa.

Essas três histórias são apenas uma pequena amostra das histórias que ouvi no Brasil. Saí do Brasil encorajado que com pessoas energéticas, como Marcelo, Julio, e Nazar, o interesse na astronomia vai continuar a crescer em todo o mundo, apesar do agravamento da poluição luminosa em muitas áreas.


Robert Naeye
Editor Chefe
Agosto, 2010 Sky and Telescope

Nenhum comentário: