Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Prefeita Carla Machado pedala com Secretário Estadual de Transportes Julio Lopes



São João da Barra sai na frente, e de bicicleta! No próximo sábado, dia 6/2, às 14h, no palco do Balneário de Atafona, a prefeita Carla Machado e o Secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, assinarão o protocolo de intenções, que faz parte do convênio entre município e estado, para a implantação do programa Rio-Estado da Bicicleta na cidade. São João da Barra é o primeiro município da região norte-fluminense a ser contemplado pelo programa.
A intenção do projeto é interligar toda a cidade através de ciclovias, reestruturar a sinalização das principais ruas e avenidas possibilitando a circulação organizada de carros e bicicletas, e assim instalar bicicletários nos pontos de integração de transporte urbano e nas áreas comerciais. Isso tudo é feito com o trabalho e acompanhamento minucioso dos engenheiros de trânsito da Secretaria Estadual de Transportes, em parceria com os da Secretaria Municipal de São João da Barra, que juntos criarão o projeto para as obras necessárias.
Mas o programa não termina aí. A equipe de docentes especializados em trânsito da Secretaria Estadual de Transportes, também irá visitar as escolas do município e doutrinar desde os diretores e professores até os alunos, sobre o uso seguro e consciente da bicicleta, que muito mais do que um meio de lazer, é um meio de transporte. O programa Rio – Estado da Bicicleta já foi implantado com sucesso em outros municípios, como Volta Redonda, Resende, Angra, Barra do Piraí, Maricá e, mais recentemente, Vassouras.
- É fundamental que a cultura da utilização de bicicletas seja devidamente valorizada no Estado do Rio de Janeiro, por questões de trânsito, ambientais e de melhoria de qualidade de vida, mesmo, para a população. A bicicleta não polui, não afoga o trânsito, não faz buzinaço e ainda exercita, afirmou o secretário Julio Lopes.
Após a assinatura do convênio, com o apoio da Federação Estadual de Ciclismo, do jornal Folha da Manhã e da Revista Somos Assim, a prefeita Carla Machado e o Secretário Julio Lopes, a jornalista Diva Abreu, os secretários de Planejamento, Sergio Romero, de Transportes, Flavio Batista e de Comunicação, Antonio Neves entregarão oito (08) bicicletas 18 marchas, aos nomes que forem sorteados das três urnas, que durante a semana, de segunda, dia 1 de fevereiro à sexta, dia 5, estarão expostas pela cidade para incrição ao sorteio.
Após o sorteio as autoridades seguirão juntas, nas bicicletas elétricas, movidas à bateria e recarregáveis, e ainda com os eco-táxis, também elétricos, trazidos pela Secretaria Estadual de Transportes, especialmente para o evento, numa pedalada de comemoração à assinatura do convênio Rio-Estado da Bicicleta. A população de São João da Barra está toda convidada a participar do evento. A pedalada sairá do Balneário de Atafona, cumprindo o trajeto de 5,5km até a Praia de Grussaí, onde será encerrada em frente ao palco dos shows de verão.
“Com a pedalada é mais fácil que divulgar o programa e a cultura do uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, ecológico e de integração. Esse é um hábito antigo em vários países da Europa, como França, Holanda, Alemanha, Espanha e Dinamarca, entre outros. E no Brasil, já existem exemplos bem sucedidos como o da cidade de Sorocaba, em São Paulo, onde a estrutura de trânsito do município é cortada por uma ciclovia de 50 km de extensão”, contou Julio Lopes.
A implementação e incentivo do uso da bicicleta faz parte de uma das principais bandeiras do secretario. “É fundamental que a cultura da utilização de bicicletas seja devidamente valorizada no estado do Rio, por questões de trânsito, ambientais e de melhoria de qualidade de vida, para a população. E não podemos negar que a Região Norte-Fluminense tem a cara da bicicleta, com suas praias, festivais e juventude. Eu não poderia deixar de propor isso à Carla”, disse.
“Esperamos que esse evento faça com que os moradores dos municípios próximos, se agreguem à pedalada, e façam parte dessa campanha. Convido a cada um dos moradores e visitantes de São João da Barra, e cidades próximas, que venham aderir a esse evento”, celebra a prefeita Carla Machado.
Aguardamos a adesão de todos para essa super pedalada!

INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Eventos acontecerão no sábado, dia 6/2/2010
Assinatura do Convênio do Programa Rio-Estado da Bicicleta e Sorteio das 8 bicicletas 18 marchas – 14h,
Local: Balneário de Atafona
Pedalada - 15h
Saindo do Balneário pela Orla de Atafona, e percorrendo 5,5km até o encerramento
e dispersão da Praia de Grussaí (palco dos shows de verão).
LOCALIZAÇÃO DAS URNAS PARA INSCRIÇÃO AO SORTEIO DAS BICICLETAS:
Obs: Os locais estarão abertos de segunda,1/2, à sexta-feira, dia 5/2.
Horário: 8h às 17h
LOCAL I – Sede da Secretaria Municipal de Transportes de São João da Barra (Rodoviária);
LOCAL II – Grussaí, no Elo Digital – Avenida Liberdade
LOCAL III – Subprefeitura de São João da Barra, Sabonete.
OBSERVAÇÃO: APENAS UMA BICICLETA SERÁ SORTEADA POR PESSOA FÍSICA, JURÍDICA OU FAMÍLIA.

Foto Fábio Ferreira

Nenhum comentário: