Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Vídeo 03 produzido por alunos do Sétimo Período de Psicologia do ISECENSA

Matéria: Psicologia e Marketing



Justificativa Teórica:O comportamento de compra de um indivíduo é perpassado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos.
O presente trabalho referente à disciplina “Psicologia e Marketing”, tem como objetivo desenvolver uma campanha pautada nos fatores já citados.
Sabe-se que a cultura é o determinante mais fundamental dos desejos do comportamento de compra de um indivíduo. E que, ainda, cada cultura divide-se em sub-culturas, que são responsáveis pela identificação mais específica e socialização de seus membros.
Sendo assim, foi valorizado as representações sociais da sociedade campista, sobre a instituição de ensino IseCensa, por anos ter primado pela qualidade.
Outro fator em destaque é o pessoal, que aborda questões sobre “estilo de vida”, “personalidade e auto-conceito”, que estão intimamente ligados ao produto que uma pessoa irá escolher.
Neste caso o público alvo escolhido foi o de mulheres de classe média, já que cada vez mais são as mesmas que têm preenchido a maior parte das vagas disponíveis nas universidades, e que no caso da Psicologia do Ise, a maioria dos alunos são ex-alunos do Censa (Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora), que tem o mesmo espaço físico e administrativo da Instituição de Ensino Superior do Censa.
Ainda há os fatores psicológicos como a motivação e percepção que vão orientar as escolhas de um indivíduo.
Segundo o psicólogo Abraham Maslow, as pessoas são dirigidas por determinadas necessidades que se organizam hierarquicamente. Maslow classifica tais necessidades em cinco nívies, das quais destacou-se as necessidades de estima e as necessidades de auto-realização.
A necessidade de estima, para Abraham Maslow, nada mais é do que a busca pelo prestígio, sucesso, reputação, auto-estima, confiança, conquista, entre outros. E a necessidade de realização é o desejo de um indivíduo em desenvolver suas potencialidades, sua criatividade e espontaneidade.
É a partir desses conceitos, que o presente trabalho apontará a qualidade do curso de Psicologia do Ise e o que esta instituição oferece de diferencial das demais, como possibilidade de ter uma formação mais completa, e que consequentemente levará o indivíduo a uma realização pessoal e profissional.
A percepção como a motivação também é um fator psicológico que tem sido definida como sensações acrescidas de significados. É a maneira como entendemos, vemos e julgamos o mundo e as pessoas. Além disso, é sabido que cada pessoa utiliza canais sensoriais diferentes para ter essa percepção do mundo externo e de seu próprio mundo.
O comercial direciona-se não somente para pessoas visuais, como para auditivos e cinestésicos também, através de cores (foi destacado o azul, já que é a cor da saúde e da psicologia), sons e palavras de efeito (como “sinta” para os cinestésicos).
Além das técnicas de marketing o trabalho utilizou propaganda subliminar. Já que mensagem subliminar é a mensagem ou propaganda abaixo do limiar de percepção consciente. Ou seja, é a influência exercida sobre a atitude ou o comportamento de alguém por uma mensagem ou informação que não é percebida conscientemente.
Para trabalhar com mensagem subliminar o comercial mostra a foto da Irmã Suraya, (diretora do Censa e reitora do IseCensa) e o símbolo da psicologia. Já que a figura da Irmã Suraya exerce grande influência na sociedade campista. E o símbolo da Psicologia, que direciona o telespectador pra escolha da graduação de Psicologia.
Com a utilização de todos os conceitos fornecidos pela disciplina Psicologia e Marketing, o principal objetivo foi fazer uma campanha com objetivos bem demarcados, e procurando sempre trabalhar em cima destes de forma clara e coerente.

Grupo: Ana Carolina Cordeiro, Carolina Reis, Douglas Arêas, Luciana Eccard, Luiz Gustavo, Ricardo Avelino, Renatta Tinoco, Saulo e Tiago Tavares.

Nenhum comentário: