Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Três mulheres fortes!


Irmã Suraya Chaloub Diretora do Colégio Auxiliadora, Dra. Arlete Sendra e Professora Elizabeth Landim no III CICC no Isecensa.

Um comentário:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Gente, olha elas aqui!
Irmã Soraya! A Professora que nos apresentou ao Paulo Freire ali na Faculdade de Filosofia em 1973/74.
Sobre aquela coisa de não fazermos nossos estudantes de objetos mas de sujeito que farão sua História. Sobre Educação Bancária, Utopia, etc. Ali aprendi que a Educação pode ser repressora e alienante, mas pode ser também libertadora. E ali pude comparar com tudo o que Jesus ensinou e chegar a conclusão de que religião deixa o outro como objeto nas mãos de outros. Mas Jesus nos fez sujeito de nossa história que deve examinar de tudo, ler tudo, ler o entorno, ler a vida, comparar as leituras e partir para ajudara libertar outros. Somos seres da busca, seres dialógicos, seres do olhar o outro como seu próximo e não como seu inimigo.
Ah... Irmã Soraya... eu enviei um brinquinho para a senhora em 2005. Lembra? Um brinquinho em forma de clave de sol. Com um bilhetinho. A senhora recebeu? Obrigada por ter me ensinado que não precisamos ser objetos nas mãos de opressores e sim buscarmos em ação dialógica fazer história não em cima do outro, mas com o outro, numa relação de libertação de passados opressores e em busca sempre do futuro- presente permeado de sonhos de vida e sempre com ...

Ah... Arlete Sendra. Com ela aprendi que podemos ser carpinteiros da palavra. Transformar palavras em lindos poemas e brincar mesmo com seus significados e significantes. Aprendi que leitura é muito mais que olhos num livro. È coração nas certezas e incertezas que nos proporcionam os diálogos encontrados até numa palavra. Aprendi que leitura pode ser também na vida, nas coisas, nos objetos, nas situações, nas presenças e ausências, nas entrelinhas e nas linhas...
assim... na Locomotiva vamos passando estações e descobrindo que a Vida mora logo ali...
A Landi não conheço, mas ano passado vi um trabalho das Escolas Municipais muito bom. Teve um Coral lindo! E ali pude agradecer a Deus sua Vida, que ali presente cantando apesar das situações que passava, agradecia a Deus e pedia forças para atrvessar o momento difícil. Espero que esteja tudo bem com você e parabéns, pois o trabalho das Escolas foi muito bonito. Que o Senhor Jesus Cristo abençoe ricamente sua vida.