Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Julio Lopes apresenta projeto de transportes para Olimpíadas 2016














O secretário estadual de Transportes Julio Lopes apresentou, nesta quarta, dia 14/10, o Programa de Transportes para as Olimpíadas de 2016 ao Conselho de Logística em Transporte da Associação Comercial do Estado do Rio de Janeiro. Na própria sede da autarquia, Julio Lopes falou das intervenções de infra-estrutura de transportes que serão feitas na cidade por conta do evento mais esperado da agenda olímpica mundial. O projeto apresentado na candidatura para o setor de transportes foi um dos pontos principais que garantiram ao Rio a vitória.
O superintendente da Agência Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), Waldir Peres, mostrou todas as etapas do planejamento em relação à pasta de transportes para a candidatura do Rio à cidade-sede dos Jogos. O projeto inclui ações de requalificação das áreas do Maracanã e Deodoro, implantação de três corredores expressos em pontos estratégicos de ligação entre Barra, Zona Sul e Centro - áreas onde ocorrerão as competições. Um deles é o T5, corredor que vai ligar a Barra às regiões da Penha e Madureira. E o outro, seria o BRT da Avenida Brasil, ligando o quilômetro zero da via até o centro da cidade.
Este último é, na visão do secretário, a possibilidade de transformar os acessos ao Rio de Janeiro, trazendo uma nova configuração da logística urbana da cidade. Propostas de melhorias dos sistemas ferroviário e metroviário foram expostas na reunião.
Para Julio Lopes a realização dos Jogos Olímpicos no Rio pode reverter a situação urbana da cidade.
- As Olimpíadas vão permitir que a cidade retome sua posição de destaque no cenário nacional e internacional, a partir do redimensionamento das áreas urbanas e reestruturação de espaços degradados como o centro do Rio. Os projetos apresentados na candidatura estão totalmente articulados com as metas da pasta de Transporte do estado. A escolha do Rio para sediar o evento vai permitir que os projetos que aguardavam disponibilidade de orçamento para entrarem em operação possam acontecer num prazo bem menor de tempo – comemora o secretário.
Depois da exposição do projeto de transportes para o Rio 2016, Julio Lopes ouviu propostas e sugestões dos integrantes do Conselho. O presidente do grupo, Francisco Pinto, disse que graças ao ajustado e viável programa de transportes apresentado ao COI, foi possível que o Rio saísse vitorioso dessa disputa. Ele ressaltou também que a integração das três esferas governamentais foi fundamental para o êxito da candidatura.
O secretário Julio Lopes disse que o Conselho de Logística em Transporte da Associação Comercial do Rio tem papel relevante. O órgão pode ajudar o governo a fazer com que a sociedade entenda e acompanhe melhor a questão do transporte e da logística da cidade.

Um comentário:

OLHAR CIDADÃO disse...

João

Tomara que dessa vez a questão do transporte saia do papel e vire trilho de trem e de metrô.

Eu acertei em cheio a resposta que o governador Cabral ia dar, você viu?